sexta-feira, 30 de agosto de 2019

O AVÔ DO RAMBO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

Renegado Impiedoso (Chato's Land).
Produção britânica, espanhola e estadunidense de 1971.

Direção: Michael Winner.

Elenco: Charles Bronson, Jack Palance, James Whitmore, Simon Oakland, Ralph Waite, Richard Jordan, Victor French, Sonia Rangan, William Watson, entre outros.

Blogueiro assistiu online (Telecine Play) em 29 de junho de 2019.
Sinopse: O mestiço Pandon Chato (Bronson) estava de boa tomando sua meiota, quando o xerife racista Gavin Malechie (Roddy McMillan) passa a provocá-lo, enchendo seu saco. Vendo que as agressões verbais não estavam fazendo efeito, Gavin vai apelar para a violência, mas, Chato se antecipa  e o manda desta para uma melhor. Ao ficar sabendo do ocorrido, o veterano de guerra, Capitão Quincey Whitmore (Palance), reúne uns caras e passam a caçar Chato, que em seu próprio território, vira o jogo, tornando-se o jogador.

Comentários: Não seria surpresa nenhuma para mim se um belo dia alguém anunciasse que Pandon Chato, personagem interpretado pelo saudoso Charles Bronson neste filme, fosse avô do icônico John Rambo vivido por Sylvester Stallone. Afinal, como o brucutu exército de um homem só, Chato também tem sangue mestiço nas veias, é um brucutu durão com pouquíssimas palavras, que sabe muito bem reverter as desvantagens em seu favor, ferrando com seus opositores, e de quebra, ainda usa uma fita na cabeça antes de entrar em ação. Além disso, impossível não assistir este clássico setentista do faroeste e não achá-lo parecido ao primeiro filme do veterano de guerra, já que tem uma premissa e tramas praticamente idênticas (ambos são caras que estavam de boa na deles, mas passaram a ser perseguidos por preconceituosos que acabam levando a pior por não saberem com quem estavam mexendo).

Resguardadas às devidas proporções e deixando de lado as inevitáveis comparações, Renegado Impiedoso é um bom filme de faroeste, com um bom roteiro, que traz uma trama envolvente do começo ao fim, que ganha forças com a direção competente do saudoso Michael Winner, no primeiro dos seis filmes da parceria com Bronson, que inclui Assassino a Preço Fixo e os três primeiros Desejo de Matar, e as atuações competentes, com destaque especial para o protagonista, que quase mudo e sua cara de nenhum amigos, convence com brucutu durão bem acima da média de sua filmografia. Clássico que vale a pena ser conferido. Cotação / Nota: 7,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário