quarta-feira, 2 de novembro de 2016

DUPLA IMBATÍVEL EM DOSE DUPLA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.  


Bater ou Correr (Shanghai Noon).
Produção estadunidense de 2000.

Direção: Tom Dey.

Elenco: Jackie Chan, Owen Wilson, Lucy Liu, Roger Yuan, Xander Berkeley, Jason Connery, Walton Goggins, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 7,0.  

Sinopse: Prometida em casamento, a princesa chinesa chinesa Pei Pei (Liu), resolve acietar a sugestão do seu professor de inglês e fugir da Cidade Proibida. O que ela não sabe é que na verdade está sendo raptada, levada ao velho oeste estadunidense. Uma pequena comitiva irá levar o resgater e o soldado do exército imperial chinês, mas zero à esquerda, Chon Wang (Chan), se oferece como voluntário. Chegando lá, seu caminho vai cruzar com o fora-da-lei e picareta Roy O'Bannon (Wilson), e dois acabam formando uma inusitada parceria, se metendo numa roubada atrás da outra. 

Comentários: Iniciando uma carreira ainda criança em 1962, Jackie Chan tem uma extensa filmografia. Mas, o astro chinês não é fominha e sua filmografia está repleta de parcerias bem sucedidas, onde dividiu o estrelato de suas produções com outros astros, como por exemplo, no seu país de origem com Sammo Hung e Yuen Biao, e em Hollywood com o também impagável Owen Wilson neste Bater ou Correr que conta com um roteiro satisfatório, escrito pela dupla que produziu o seriado televisivo Smallville, com alguns furos (o personagem de Walton Goggins mata o tio do personagem de Chan e quando eles se reencontram no final do filme, fica tudo por isso mesmo, um erro no mínimo absurdo e imperdoável num filme de ação). Sem sombra de dúvida, a salvação do filme que o torna melhor do que realmente é, é o carisma da dupla de protagonistas, que estão hilários e com um entrosamento perfeito. Diversão bobinha e descompromissada que serve para passar o tempo.




Bater ou Correr em Londres (Shaghai Knights).
Produção estadunidense e honconguesa de 2003.

Direção: David Dobkin.

Elenco: Jackie Chan, Owen Wilson, Fann Wong, Donnie Yen, Aidan Gillen, Aaron Taylor-Johnson, Gemma Jones, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 7,0.  

Sinopse: Após os eventos do filme anterior, Chon Wang (Chan) vive de boa como xerife numa cidadezinha nos States. Mas, sua rotina muda quando fica sabendo que seu pai foi brutalmente assassinado num assalto a Cidade Sagrada e que sua irmã, Chon Li (Wong), partiu para investigar, e acabou sabendo que o ataque foi orquestrado por Nelson Rathbone (Gillen), membro da realeza britânica, em parceria com Wu Chan (Yen). filho bastardo do imperador chinês. Para proteger a irmã e vingar a morte do pai, Chon Wang parte a Londres, levando além das malas, seu amigo mala sem alça, Roy O'Bannon (Wilson), que vai lhe ajudar em sua jornada de honra. 

Comentários: Com o sucesso estrondoso de Bater ou Correr uma continuação era inevitável, e ela veio três anos depois, reunindo mais uma vez a dupla impagável, num filme que tem um roteiro também satisfatório, que carrega um pouco mais no humor de referência, com a inclusão de conhecidos personagens históricos. Como continuação, o filme é ligeiramente inferior que o original. Mas, analisando isolando, consegue ser tão bom como o original, com Chan e Wilson ainda mais entrosado, e a presença de Donnie Yuen como um dos vilões do filme, presenteando os fãs de artes marciais com um embate histórico com o veterano Chan. Assim como o original, é uma diversão boba e descompromissada.



Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário