sexta-feira, 5 de setembro de 2014

TOP 10: DUPLA EXPLOSIVA.

A década de 1980 foi singular para o gênero da ação. Foi nesta época que o gênero se firmou, em especial com o esteriótipo "exército de um homem só", algo que até hoje segue a cartilha. Curiosamente, foi a época também que se firmou outro esteriótipo, "dupla inusitada que quando se junta sai de perto". Se sozinhos os caras detonam exércitos inteiros, imagina quando resolvem somar forças. Aproveitando o lançamento de Anjos da Lei 2, queimo mais alguns neurônios, revisito a minha memória para fazer mais uma lista Top 10, desta vez com as duplas mais fodásticas das telonas. O título da postagem e o virtual prêmio é em homenagem aos astros Terence Hill e Bud Spencer que na humilde opinião deste blogueiro é a dupla mais fodástica de todos os tempos. 

10. Clint Eastwood e Charlie Sheen em Rookie - Um Profissional do Perigo.

 

Uma dupla inimaginável nos dias de hoje. O bajuladíssimo e respeitado diretor e ícone da sétima arte, Clint Eastwood, ao lado de ninguém menos que Charlie Sheen, um porra-louca que dispensa comentários. Esta dupla inusitada ao extremo foi formada em 1990 sob a batuta do primeiro e contando no elenco também com o saudoso Raul Julia e a nossa Sônia Braga. Li na época que Eastwood só contratou Sheen para o filme, a pedido de Martin Sheen, pai de Charlie e amigo do diretor/ator, pois estava preocupado com as encrencas que a cria estava começando a se meter. Como sabemos hoje, escalá-lo para o filme não adiantou porra nenhuma e Charlie se meteu, e se mete, numa merda atrás da outra. Mas, pelo menos valeu para formar uma divertida e inusitada parceria com o eterno Dirty Harry, um dos primeiro exército de um homem só da sétima arte.

9. Sidney Poitier e Tom Berenger em Atirando para Matar


Dois grandes atores em um filme de ação com excelente roteiro, que dosa perfeitamente ação, aventura, suspense e humor. Fórmula perfeita que fez Atirando para Matar fazer a diferença no meio de tanta duplas inusitadas, principalmente inter-raciais, que pipocaram na segunda metade dos anos 80, pegando carona no sucesso do primeiro Máquina Mortífera. A química entre o veterano Poitier e o então promissor ator, indicado ao Oscar, Berenger, é uma das mais perfeitas da sétima arte. Resultado não poderia ser outro: veio para a lista deste blogueiro das duplas mais explosivas da sétima arte.

8. Jackie Chan e Chris Tucker na trilogia A Hora do Rush.


Em sua terra natal, nos anos 1980, Jackie Chan tinha feito uma perfeita parceria com Sammo Hung e Yuen Biao formando um trio fodástico que rendeu vários filmes divertidos como Detonando em Barcelona. Dupla fodástica mesmo no currículo do simpático astro só veio recentemente, com o figuraça Chris Tucker na trilogia A Hora do Rush. Depois disso, veio outras ótimas parcerias, com outro figuraça, Owen Wilson nos dois Bater ou Correr e o encontro histórico com Jet Li em O Reino Proibido. Mas, a parceria de Chan e Tucker rende inúmeras gargalhadas e ligeiramente leva vantagem sobre as citadas.

7. Vin Diesel e Paul Walker na franquia Velozes & Furiosos.


Provavelmente, para a maioria, em especial os fãs mais novos, a parceria que deveria figurar no topo desta lista. É inegável que Vin Diesel e o saudoso Paul Walker formam uma das parcerias mais bem sucedidas da sétima arte. Simplesmente, desde do primeiro filme o entrosamento perfeito entre os dois era claro, o que acabou ressuscitando e criando uma das franquias atuais mais rentáveis com o reencontro da dupla e parte do elenco original a partir do quarto filme. Pena mesmo o trágico acidente com Walker interrompeu a bem sucedida parceria. Fica para sempre em nossas memórias uma das mais inesquecíveis e fodásticas parceria da sétima arte.

6. Dolph Lundgren e Brandon Lee em Massacre no Bairro Japonês.


Por mais que o grandalhão Dolph Lundgren faça várias (e bote várias nisso!) escolhas para atuar que não condiz com seu altíssimo Q.I., de vez em quando, sua genialidade pinta na área. Caso de aceitar formar essa divertidíssima parceria com o saudoso Brandon Lee, simplesmente, o filho do também saudoso ícone Bruce Lee. Massacre no Bairro Japonês é um filminho curtinho (menos de uma hora e meia), mas, o suficiente para a dupla dar um show de entrosamento e nos divertir bastante.Sem sombra de dúvida, um dos melhores filmes da carreira de ambos.

5. Michael Dudikoff e Steve James nos dois primeiros American Ninja.


Quem tem acima dos trinta como este blogueiro vai entender bem mais do que os vários da nova geração que, ao verem esta postagem e ver Diesel e Walker na sétima colocação, vão me xingar pra caralho. Mas, sem exageros, o fato é que a dupla Michael Dudikoff e o saudoso Steve James para a nossa geração é equivalente a dupla fodástica da franquia Velozes & Furiosos. Os dois realizaram uma divertida e perfeita parceria nos dois primeiros e melhores filmes da franquia American Ninja. Destaque para o segundo, A Volta do Guerreiro Americano, onde Dudikoff e James estão no ápice do entrosamento, dando um show, nos divertindo demais. A dupla ainda fez um filme fora da franquia, o péssimo A Vingança de um Predador, também pela Cannon.

4. Harrison Ford e Sean Connery em Indiana Jones e a Última Cruzada.
    Will Smith e Martin Lawrence em Os Bad Boys e Os Bad Boys 2.


Encontro histórico de dois grandes atores, ícones da sétima arte. Depois de dois filmes fodásticos, o inesquecível, imitável e inigualável Indiana Jones recebe a ajuda na terceira aventura do seu pai, interpretado por ninguém menos que Sean Connery, o primeiro e para muitos o melhor 007 de todos os tempos. Com inegável talento, Connery consegue a proeza de brilhar de igual pra igual ao lado de Ford. No quesito divisão perfeita de brilho de cada astro, Ford e Connery formam a dupla mais perfeita de todas. Mais um ponto de outra dupla fodástica, os geniais Steven Spielberg e George Lucas. Pena que Connery esteja aposentado e no quarto e último filme da franquia, a parceria pai e filho foi entre Ford e o ingrato e metido a bosta, Shia Labouf, que nem merece ser lembrada.

Outra dupla carismática, deitando e rolando no entrosamento, também formadas sob a batuta de um mestre de blockbusters (no caso aqui, Michael Bay)  é a formada por Will Smith e Martin Lawrence nos dois fodásticos Os Bad Boys. Indo na contramão, a dupla Smith e Lawrence foi além de ser mais uma dupla formada tentando pegar carona no sucesso de Máquina Mortífera, imprimindo estilo próprio. Como Spielberg e Lucas são responsáveis pela talentosíssima dupla Ford e Connery, Bay e o o produtor Jerry Buckheimer também acertaram em cheio juntando duas figuraças tão carismáticas como Smith e Lawrence. Empate técnico merecido.

3. Arnold Schwarzenegger e James Belushi em Inferno Vermelho
    Sylvester Stallone e Kurt Russell em Tango & Cash - Os Vingadores.
    

Quem te viu, quem tem ver. Os reis dos filmes de ação, Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger, simplesmente os caras que firmaram o esteriótipo exército de um homem só, dividindo as telonas com outros dois cascas grossas. Recentemente os dois fizeram um encontro histórico em Rota de Fuga, que por pouco, não entrou neste Top 10. Mas, já naquela época, deixaram a vaidade de lado e cada um no seu quadrado, formaram inesquecíveis parcerias. Não é a toa que os dois empataram com bronze na nossa lista.

Em pleno auge de sua carreira, após ter matado um exército inteiro para salvar sua filhinha, se infiltrado e detonado toda máfia de Chicago, encarar um alien predador e participar de um mortal reallity show futurista, Arnoldão pegou carona no estouro de Máquina Mortífera, unindo forças com o figuraça James Belushi no fodástico Inferno Vermelho, simplesmente, um dos melhores filmes da carreira de ambos. O entrosamento entre os dois é perfeito, com cada um se encaixando perfeitamente nos seus respectivos personagens. O resultado é um filmaço divertidíssimo que se destaca no carnaval de filmes formados por duplas inusitadas ocorrido na época. Os dois voltariam a se encontrar rapidamente, sem o mesmo brilho, interpretando a si próprios, no divertido e menosprezado O Último Grande Herói.

Outro que pegou carona no sucesso de Máquina Mortífera e, porque não dizer, de Inferno Vermelho, foi o rei dos filmes de ação, Sylvester Stallone, simplesmente o cara que firmou o esteriótipo exército de um homem só. É bem verdade que Stallone, antes mesmo de Rambo, fez uma divertida parceria com Billy Dee Williams em Falcões da Noite, que, por pouquíssimo não entrou nesta lista. Mas, foi com Kurt Russell, que ganhou status de herói fodão de ação graças a brilhante parceria com o mestre John Carpenter em Fuga de Nova YorkOs Aventureiros do Bairro Proibido, que o eterno Rocky Balboa fez sua melhor parceria nas telonas no divertidíssimo Tango & Cash. A presença da então futura Louis Lane do chatinho seriado televisivo Louis e Clark - As Aventuras do Superman, Teri Hatcher, estupidamente linda no auge da sua beleza, é um atrativo a mais e um colírio e tanto para os olhos, deste divertido filmaço que conta também com o saudoso Jack Palance.

2. Chuck Norris e Louis Gossett Jr. em Firewalker - Os Aventureiros do Fogo.


Quem diria que o fodão dos fodões, fenômeno pop da era virtual, Chuck Norris, iria realizar uma inesquecível parceria. Como se isso não bastasse, a parceria é com ninguém mesmo com o grande ator Louis Gossett Jr., que, assim como Norris, se solta no personagem, se diverte e nos diverte. Um Norris diferente do que estamos acostumados a ver, numa das melhores atuações de sua carreira e com um entrosamento perfeito com o oscarizado ator. A prata no troféu Terence Hill e Bud Spencer, com certeza, não é a toa. Se puder e conseguir encontrar o filme na versão original (infelizmente, é mais um filmaço dos anos 80 que sofre com o sumiço provocado pelo descaso da TVs brasileiras), vale a pena conferir e tirar suas próprias conclusões.

1. Mel Gibson e Danny Glover na quadrilogia Máquina Mortífera


Não poderia ser diferente. De tanto ser citado no decorrer desta postagem, é inegável que o primeiro Máquina Mortífera fez história e remodelou o gênero da ação, em pleno auge da época do exército de um homem só, ousando em formar uma dupla inusitada e fodástica. Mas, o filme não teria este impacto e importância toda, mesmo contando com um excelente roteiro, trilha inesquecível e a batuta do mestre Richard Donner, se não fosse a parceria Gibson e Glover. Somando inegável talento individual, com entrosamento perfeito e versatilidade nas sequências de ação, tudo isso repetido brilhantemente nas três continuações. Todas as duplas citadas aqui e algumas que ficaram de fora, são fodas. Mas, Mel Gibson e Danny Glover é a dupla mais fodástica do gênero de ação, recebendo merecidamente o nosso troféu Terence Hill e Bud Spencer.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário