sábado, 27 de setembro de 2014

ADAPTAÇÕES EM DOSE DUPLA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 


O Protetor (The Equalizer).
Produção estadunidense de 2014.

Direção: Antoine Fuqua.

Elenco: Denzel Washington, Chloë Grace Moretz, Marton Csokas, Melissa Leo, Bill Pulmann, Haley Bennett, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 5 do complexo Kinoplex Maceió em 26 de setembro de 2014.

Cotação

Nota: 8,5.  

Sinopse: Baseado num seriado televisivo oitentista. Na trama, Robert McCall (Washington) é um viúvo com uma vidinha morgadona, um sujeito pacato, boa gente, que sempre está ajudando as pessoas, como um colega de trabalho chupeta de baleia a perder peso para fazer um teste de segurança ou dando conselhos aa adolescente Teri (Moretz), que é explorada sexualmente por mafiosos russos. E quando a moça se dar mal, ele tenta negociar com os bandidões a deixá-la em paz. Só que os caras não querem papo, e Robert mostra um lado dele de durão fodão que ninguém imaginava que ele tivesse.

Comentários: É inegável que Denzel Washington é um grande ator. Merecidamente, ganhou dois Oscar, o último deles por sua atuação em Dia de Treinamento. Em O Protetor, Washington retoma a parceria com o diretor do filme que lhe rendeu sua segunda estatueta. E mais uma vez a parceria deu certo, pois somos surpreendidos com um filmaço fodástico, com um excelente roteiro, que mescla perfeitamente a ação frenética na dosagem na medida certa, fazendo-nos até perdoar algumas sequências bastante violentas e impactantes, e com Washington detonando nas sequências de ação. Em síntese, uma agradabilíssima surpresa que vale a pena conferir.  



A Bela e a Fera (La Belle et La Bête).
Produção francesa e alemã de 2014.

Direção: Christophe Gans.

Elenco: Vincente Cassel, Léa Seydoux, André Dussollier, Eduardo Noriega, Audrey Lamy, Gotthard Lange, Richard Sammel, Paolla Oliveira (dublagem nacional), entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 3 do complexo Kinoplex Maceió em 26 de setembro de 2014.

Cotação

Nota: 7,5.  

Sinopse: Enésima sei lá versão do clássico conto infantil. Em 1810, um comerciante (Dussollier) pai de seis filhos entra em ruína após sofrer um naufrágio e acaba se mudando com a família para um campo. Como se a desgraça fosse pouca, o velho se envolve em outra encrenca, quando inventa de pegar um rosa no terreno de um castelo, habitado por uma fera monstruosa (Cassel), que fica puto e o condena à morte. Ao saber do ocorrido, sua filha Bela (Seydoux) se oferece para morar com a criatura, em troca que ela poupe a vida do pai. O monstro aceita e a convivência vão despertar nos dois uma vontade.

Comentários: Um dos clássicos infantis mais adaptados, que vão de animação da Disney premiadíssima até seriados televisivos (um deles tendo a eterna Sarah Connor dos dois primeiros O Exterminador do Futuro, Linda Hamilton, e o mais recente, tem a eterna Lana Lang de Smallville, Kristin Kreuk), A Bela e a Fera ganha mais uma versão para as telonas, agora, sob a batuta do mesmo diretor do elogiado O Pacto dos Lobos. Outra agradável surpresa, já que o filme conta com um bom roteiro que balanceia o filme tanto para o lado infantil, como também para agradar aos adultos, pesando um pouquinho mais para este lado, uma fotografia de encher os olhos e um elenco competente, com atuação satisfatórias. Perde um pouco apenas no roteiro, com as intervenções da narradora do conto, que alguns momentos quebra um pouco o clima e o ritmo da ação. Mas, nada que venha tirar o mérito de A Bela e a Fera ser uma ótima adaptação moderninha de um conto de fadas, bem acima da média.



Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário