sábado, 27 de outubro de 2012

UM FILME DANADO DE BÃO.

Mantendo a mesma fórmula dos seus filmes anteriores, Breno Silveira faz da história do Rei do Baião e seu filho um filme envolvente e emocionante.
 
Como é bom ver o nosso cinema ganhando mais espaço. No mesmo fim de semana que a novíssima e badalada aventura do agente 007, Gonzaga - De Pai pra Filho entra em cartaz aqui em Maceió nas três grandes redes e no Cine SESI. Uma confirmação dos comentários que o cinema brasileiro, que não vive uma fase tão boa, está apostando alto na história do saudoso Rei do Baião e do seu filho, também saudoso, Gonzaguinha. Particularmente, por ser muito fã de Luiz Gonzaga, não esperei chegar a segunda-feira, dia que costumeiramente eu vou ao cinema, e fui hoje mesmo conferi na tela do Cine SESI Pajuçara. Assim como aconteceu com Os Mercenários 2, sair do cinema com uma leve e pequenina frustração, com certeza, por mais uma vez ter criado um enorme expectativa, principalmente, após os dois trabalhos anteriores do diretor, 2 Filhos de Francisco e À Beira do Caminho, serem filmaços envolventes e emocionantes.
 
Mantendo a mesma fórmula dos seus filmes anteriores, principalmente o primeiro, Breno Silveira nos apresenta a história da relação conflituosa entre o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e seu filho Gonzaguinha, aproveitando para mostrar a trajetória dos dois saudosos artistas, principalmente do primeiro. Com um roteiro muito bem escrito, baseado em várias fitas cassetes, de diálogos reais entre os dois artista. O grande mérito do filme, sem nenhuma sombra de dúvida, é o seu elenco afiadíssimo, que consegue a proeza e missão quase impossíve de superar as atuações do elenco excepcional dos dois filmes anteriores de Silveira, impressionantemente basicamente formado por estreantes. Julio Andrade, em comparação aos seus colegas de elenco o mais experiente, impressiona com uma atuação impecável de Gonzaguinha, incorporando perfeitamente o cantor. Destaque também para os três interpretes do Rei do Baião e para a rápida e engraçadíssima participação de João Miguel, protagonista de À Beira do Caminho.
 
Dosando perfeitamente drama e humor, somado com cenas e fotos reais dos artistas, Gonzaga - De Pai pra Filho é um filmaço emocionante e cativante, com um elenco inspiradíssimo bem conduzido por Silveira e uma trilha contagiante. Mais uma vez, a mistura perfeita entre cinema e música promovida por  Silveira deu certo e ele nos presenteia com mais um obra-prima. E olhe que o cara está apenas no seu terceiro filme. Imperdível. Nota 10,0.
 
Rick Pinheiro.
Cinéfilo.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário