terça-feira, 11 de outubro de 2011

EU QUERIA TER A SUA VIDA PELA ENÉSIMA VEZ.

Filmes.
Eu queria ter a sua vida pela enésima vez.

Fim de semana com muitos lançamentos nos cinemas da capital alagoana (seis filmes) e cinéfilos com pouco dinheiro no bolso (no meu caso, sou professor da rede estadual). E o mês só está começando. Logo, é necessário fazer uma peneirada, indo ao cinema apenas para assistir os filmes que são mais interessantes e que aparentemente prometem. Depois de assistir on line O Zelador Animal (comentários em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/10/um-elenco-de-voz-animal.html), na última sexta-feira, ontem foi a vez de assistir, também pela grande rede, Eu Queria Ter a Sua Vida, comédia que traz de volta um tema exaustivamente trabalhado no cinema, em especial, nos anos 80: a troca de corpo e personalidade.

Por mais que o cinema norte-americano tenha vários filmes com este mesmo tema, parece que os roteiristas foram buscar "inspiração", no nosso exemplar deste sub-gênero Se Eu Fosse Você [1], já que os personagens centrais, trocam de corpo justamente quando falam ao mesmo tempo a frase título do filme, como ocorreu naquela hilária comédia protagonizada por Tony Ramos e Glória Pires. Só que ao invés da hilária troca entre marido e mulher, durante um tosco e inexplicável fenômeno astronômico, a troca aqui ocorre entre dois amigos de infância, numa mijada pós-bebedeira, numa fonte que, inexplicávelmente, é trocada de lugar e seu paradeiro os personagens ficam sabendo nos últimos quinze minutos de filme.

O filme é uma comédia boba, sem nenhuma novidade. Tem até  alguns momentos engraçados, mas, não consegue empolgar, mesmo com o desempenho razoável dos protagonistas, Jason Bateman (o melhor em cena, que foi visto recentemente nas telonas no divertido Quero Matar Meu Chefe[2]) , que faz o carinha certinho e pai de três filhos, e Ryan Reynolds (esforçado, e que também foi visto recentemente nas telonas como o herói Lanterna Verde[2]  do filme homônimo), que interpreta o amigo irresponsável, pervertido e solteirão. Mas, o roteiro piegas, que traz todos os clichês dos vários filmes com o mesmo tema, com uma pequenina dosagem de sacanagem a la Se Beber, Não Case!, não ajuda o elenco e ainda arrasta o filme por um tempo mais longo que o necessário.

Em síntese, Eu Queria Ter a Sua Vida é  uma comédia desprentensiosa e sem graça, com um tema consideravelmente esgotado. Pode economizar seu dinheiro, sem medo, assistindo este filme pela internet e  apenas quando tiver tempo.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

 

Nota 1: E vem mais troca de corpo por aí, já que acabou de ser divulgado que o nosso Se Eu Fosse Você ganhará mais duas continuações, trazendo de volta Tony Ramos e Glória Pires. Vamos ver qual será as duas desculpas esfarrapadas desta vez para eles trocarem de corpo e esbanjarem talento, dando mais dois shows de interpretações. Veja a reportagem completa em: http://www.adorocinema.com/cinenews/se-eu-fosse-voce-ganhara-duas-continuacoes-8055/

Nota 2: Confira também os comentários sobre os últimos filmes estrelados por Jason Bateman e Ryan Reynolds, citados nesta postagem:

2 comentários:

  1. Tenho visto vários filmes dirigidos por David Dobkin, mas eu tenho que declarar o meu favorito era o juiz, um filme estrelado por Robert Downey Jr., ele interpreta um advogado que está passando por maus momentos em sua vida pessoal e relacionamento com seu pai está prestes a ser pior a cada dia até que seu pai culpar um assassinato. É uma oportunidade muito interessante ver trama densa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Andrea! Excelente filme! Inclusive já comentei aqui. Confira em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com.br/2014/10/roupa-suja-lavada-em-casa-e-no-tribunal.html.

      Muito obrigado pelo valioso comentário! Desculpa não ter respondido antes. Realmente, passou batido.

      Seja sempre bem-vinda ao nosso blog! Sinta-se a vontade para comentar. Volte sempre!

      Excluir