quinta-feira, 31 de março de 2011

BANDIDO REAL É PICARETA VIP NAS TELONAS.

Filmes.
Bandido real é picareta VIP nas telonas.

Antes de comentar VIPs, novo filme nacional estrelado por Wagner Moura, que eu assistir na última segunda na tela do Cine Maceió 2, quero partilhar a minha alegria de ver o nosso cinema ocupando cada vez mais as nossas salas, inclusive sendo priorizado em relação aos filmes gringos.

O nosso cinema está de vento em polpa, e vive uma fase que nem os mais esperançosos sonhariam. Para termos ideia dessa moral que o nosso cinema está gozando, cito os dois últimos grandes lançamentos do nosso cinema: enquanto Bruna Surfistinha e o novo filme de Moura entraram em cartaz, aqui em Maceió nas datas de suas respectivas estreias nacionais (As mães de Chico Xavier já está confirmado para entrar em cartaz nas três redes de cinema que atuam por aqui, amanhã, aliás, particularmente, achei a data de estreia - 01 de Abril -, perfeita  para um filme de temática espírita), filmes gringos lançados no mesmo período como o concorrente ao Oscar 127 horas, Assassino a preço fixo, novo filme do astro de ação Jason Statham, O Retrato de Dorian Gray, entre outros, ainda não deram as caras nas telas alagoanas. Uma prova que cada vez mais, o nosso cinema está cada vez mais conquistando o público. Partilhada a minha felicidade, vamos aos comentários sobre o filme.

Assim como Bruna Surfistinha, VIPs é baseado em fatos reais. Desta vez, o cinebiografado é o estelionatário e traficante Marcelo Nascimento, que enganou Deus e o mundo, se passando, na maior cara de pau, por outras pessoas. Até o colunista social eletrônico Amaury Jr. (que refaz no filme a maior gaffe da sua carreira, evidentemente, sem a mesma empolgação da realidade ao dar de cara com o falso Henrique Constantino) e o eterno cigano Igor, o ator (?) Ricardo Macchi (que no filme recebe um nome fictício, sendo interpretado por um ator bem mais expressivo que ele), caíram no lero do cara de pau.

Como no filme estrelado por Deborah Secco, VIPs tem um roteiro quase fantasioso, omitindo bastante a realidade (enquanto o verdadeiro Marcelo foi preso inúmeras vezes, no filme é preso apenas duas vezes). Só que desta vez exageraram na dose apresentado  ao público o bandido real como uma figura carismática e até certo ponto como vítima, pois o roteiro trabalha bastante a tese do bandido sofrer de problemas psíquicos relacionados a personalidade, algo que nem mesmo a defesa dele deve ter trabalhado em seu julgamento, já que o meliante continua preso até o presente momento, em presídio comum,  pagando pelos crimes cometidos. Uma pena que os roteiristas cometeram o mesmo erro típico do nosso cinema, idolatrando o bandido, ignorando os males que ele causou a  sociedade, no caso de Marcelo, as várias famílias destruídas pelas drogas que ele traficou. Não foi por acaso ou mero preconceito que Wagner Moura relutou tanto em fazer o filme.

Críticas a veracidade dos fatos à parte, VIPs é um bom filme, principalmente, graças a Wagner Moura que mais uma vez dar um show de interpretação, fazendo um personagem contrário ao Coronel Nascimento, seu personagem mais conhecido. Moura está perfeito em cada uma das várias facetas do personagem, sem exageros, na dose certa, conseguindo convencer até mesmo quando está usando uma peruca ridícula ao  interpretar o personagem adolescente (ao menos neste filme, os figurantes adolescentes, foram feitos por pessoas aparentamente da mesma idade do protagonista, ao contrário do deslize da produção de Bruna Surfistinha). Não é a toa que Moura é um dos melhores atores da atualidade e, graças a versatilidade que somente os atores completos possuem, emenda um filme atrás do outro. Espero que em Hollywood reconheça isso e lhe ofereça papéis à altura do seu talento.

Em síntese, como obra de ficção, VIPs é um bom filme, e eu recomendo. Agora, como retrato da realidade, é vergonhoso, já que não tem profundidade e mascara bastante os fatos ocorridos. Conselho: encare VIPs  da mesma forma que outros filmes ficcionais que têm bandidos como mocinhos (Onze homens e um segredo, Uma Saída de Mestre, Armadilha, a série Velozes e Furiosos, entre outros), ou seja, sem levá-lo a sério, e tentando ignorar que é baseado na história de vida de um bandido real, que a diversão estará garantida.

Confira agora o trailer (aliás, perfeito, pois resume bem o filme), deste que é mais um campeão de bilheteria do nosso cinema:


Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Micaço da vida real: o verdadeiro Marcelo e Amaury Jr.
Até o experiente apresentador foi enganado pelo cara de pau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário