quinta-feira, 17 de agosto de 2023

RECORDAR É REVER: CINEMA PARADISO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso).
Produção italiana e francesa de 1988.

Direção: Giuseppe Tornatore.

Elenco: Antonella Attili, Enzo Cannavale, Isa Danielli, Leo Gullotta, Marco Leonardi, Pupella Maggio, Agnese Nano, Leopoldo Trieste, Salvatore Cascio, Tano Cimarosa, Nicola Di Pinto, Roberta Lena, Nino Terzo, Jacques Perrin, Philippe Noiret, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e no streaming (HBO Max).

Sinopse
: Numa pequena cidade italiana no pós-guerra, o garoto Totó (Cascio) descobre e se apaixona pela arte do cinema. Paixão que só aumenta quando ele fica amigo do Alfredo (Noiret), um velho projecionista do Cinema Paradiso. Paixão e amizade que ele levará por todo sua vida.

Comentários
: Geralmente quando o cinema homenageia o cinema somos presenteados com verdadeiras obras-primas, e destas, Cinema Paradiso acaba sendo a maior delas. O clássico absoluto é uma verdadeira cara de amor ao cinema que o diretor Giuseppe Tornatore escreve e conduz com maestria, contando com um elenco excelente, com destaque especialíssimo para o fofinho garotinho Salvatore Cascio, que simplesmente é um espetáculo a parte. É bem verdade a partir da saída do então ator mirim devido a mudança de fase na trama, o filme perde seu brilho e assume um tom melancólico. Mas, nem isso afeta a altíssima qualidade da obra, já que acaba como uma metáfora da vida, afinal, perdemos um pouco o encanto quando deixamos de ser crianças. E a excelente e inesquecível trilha do saudoso mestre Ennio Morricone acaba sendo a deliciosíssima cereja do bolo deste espetáculo filme, atemporal e insuperável, como toda obra-prima requer. 
CotaçãoNota: 10,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário