quinta-feira, 8 de julho de 2021

RECORDAR É REVER: K-9 - UM POLICIAL BOM PRA CACHORRO (TRILOGIA).

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

K-9: Um Policial Bom pra Cachorro (K-9).
Produção estadunidense de 1989.

Direção: Rod Daniel.

Elenco: James Belushi, Mel Harris, Kevin Tighe, James Handy, Ed O'Neill, Rando (creditado como Jerry Lee), entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo), em home vídeo (VHS) e no streaming (Netflix).

Sinopse
: O detetive Michael Dooley (Belushi) está buscando implacavelmente prender um chefão do narcotráfico (Tighe), não conseguindo obter êxito. E sua marcação cerrada só aumenta quando Dooley sofre um atentado ordenado pelo cara. Para ajudá-lo a encontrar drogas, Dooley solicitar um cão policial, mas, acaba recebendo Jerry Lee (Rando), um pastor alemão que é tão indisciplinado e bagunceiro quanto ele.

K-911: Um Policial Bom pra Cachorro 2 / K-9: Um Policial Bom pra Cachorro 2 (K911).
Produção estadunidense de 1999.

Direção: Charles T. Kanganis.

Elenco: James Belushi, Christine Tucci, James Handy, Waden Andrew Williams, J. J. Johnston, Scotch Ellis Loring, Vincent Castellanos, Mac, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo), em home  vídeo (VHS) e no streaming (Netflix).

Sinopse
: A dupla dinâmica Michael Dooley (Belushi) e Jerry Lee (Mac) não é mais a mesma, com o primeiro fora de forma, enquanto o adorável cãozinho passando a sofrer o peso da idade avançada. Mas, antes de pensarem em se aposentar, eles terão que descobrir e encarar um psicopata (Williams) que está os perseguindo. Para ajudá-los, é designado uma jovem policial (Tucci) e seu parceiro Zeus (Lucan, Taze e Jasmine), um doberman durão.

K-9: D.P. - Um Policial Bom pra Cachorro / K-9: Detetive Particular (K-9: P.I.).
Produção estadunidense e canadense de 2002.

Direção: Richard J. Lewis.

Elenco: James Belushi, Gary Basaraba, Kim Huffman, Jody Racicot, Christopher Shyer, Barbara Tyson, Blu Mankuma, Duncan Fraser, Jason Schombing, Kevin Durand, Matthew Bennett, Jay Brazeu, King, entre outros.

Blogueiro assistiu on-line (YouTube) em 03 de julho de 2021.

Sinopse
: Michael Dooley (Belushi) e seu fiel parceiro canino Jerry Lee (King) se aposentam como policiais. Mas, como não pode ficar longe da ação, já que com poucas horas da aposentadoria, eles encaram um assalto, e acabam sendo suspeitos pelo F.B.I. Com o benefício bloqueado, Dooley se torna detetive particular e arrasta com ele o seu parça animal.

Comentários
: De tempos em tempos, Hollywood investe numa mesma temática, gerando o que eu chamo de filmes gêmeos. Em 1989, por exemplo, foi a vez dos parceiros policiais formados por um humano e um cachorro com K-9: Um Policial Bom pra Cachorro e Uma Dupla Quase Perfeita, que chegaram aos cinemas num pequeno intervalo de três meses. Lançado primeiramente que o colega de temática similar, K-9 é ligeiramente melhor, já que um filme muito mais divertido. Mas, conta também com um roteiro satisfatório que traz uma boa trama, que acaba entregando um bom passatempo, graças principalmente ao carisma de Belushi e do saudoso cão Rando, que rouba a cena em vários momentos. Logo, vale a pena pegar o baldão de pipoca, relaxar e encarar de boa. 
CotaçãoNota: 7,5.

Tanto K-9 como Uma Dupla Quase Perfeita fizeram sucesso, faturando em torno de US$ 70 milhões, cada um, sendo que o filme estrelado por Tom Hanks teve um piloto spin-off televisivo, mas, só agora ganhará uma série spin-off. Já o filme estrelado por Belushi gerou duas desnecessárias continuações, lançadas diretamente em home vídeo. Apesar de serem inferiores ao originais, ambos são bons filmes com roteiros também regulares, sendo  que K-911 tem ligeiramente um chatinho tom melancólico. Os dois filmes contam com Belushi retornando ao personagem, só que com cães diferentes, já que o considerável longo intervalo entre as produções, acabaram tornando impossível usarem o mesmo cachorro. Não influem, nem contribuem, mas, pelo menos, dar para juntar a família em frente a telinha e maratonar numa boa, pois pelo menos cumprem a função básica de divertir, sem exigir nenhuma queimada de neurônios. 
Cotação (os dois filmes)Nota: (os dois filmes): 6,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário