domingo, 18 de julho de 2021

O QUE É ISSO, COMPANHEIROS?

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Caros Camaradas! - Trabalhadores em Luta (Dorogie Tovarishchi - título original / Dear Comrades! - título internacional).
Produção russa de 2020 .

Direção: Andrei Konchalovskiy

Elenco: Yuliya Vysotskaya (creditada: Julia Vysotskaya), Vladislav Komarov Andrei Gusev, Yulia Burova, Sergei Erlish, Alexander Maskelyne, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (Telecine Play) em 18 de julho de 2021.

Sinopse
: Baseado em fatos. Em 1962, numa cidadezinha da União Soviética, trabalhadores chutam o pau da barraca e organizam uma grande greve, preocupando o regime. Uma funcionária estatal (Vysotskaya), membra apaixonada do partido comunista a ponto de defender uma represália violenta aos manifestantes, acaba sentido na pele quando isso ocorre, e sua única filha (Burova) desaparece no incidente. Inicia-se uma busca incansável para encontra

Comentários
: Não adianta querer passar diante dos fatos. Qualquer regime autoritarismo, seja de direita ou de esquerda, é péssimo para qualquer povo. A História nos ensina muito bem isso com vários exemplos. E que bom que as artes se inspirem nesses para reforçar ainda mais isso. Um bom exemplo é este filme russo cuja a trama se passa em um dos episódios terríveis do regime socialista, que deveria por si só fazer a galera que sonha em ver esse regime espalhado pelo mundo, acorde do seu utópico delirante e caia na real. 

Aumentando ainda mais a autenticidade do fato retratado, o filme russo é rodado todo em preto e branco, o que nos faz emergir ainda mais na trama satisfatoriamente desenvolvida, que ganha forças com a ótima atuação da protagonista. Em tempos de polarização maniqueísta tosca do "nós contra eles" e idolatria a político e ideologias, um filme torna-se ainda mais obrigatório para ser conferido, e refletido que com todos os males, a democracia ainda é o melhor regime de todos. 
CotaçãoNota: 7,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário