sexta-feira, 9 de abril de 2021

RECORDAR É REVER: JECA TATU.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Jeca Tatu (creditado: Jéca Tatú).
Produção brasileira de 1959.

Direção: Milton Amaral.

Elenco: Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Nicolau Gizzardi (Totó),Nena Viana, Marlene França, Francisco de Souza, Miriam Rony, Marlene Rocha, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV por assinatura (Canal Brasil) e no streaming (NetMovies).

Sinopse
: Baseado no conto Jeca Tatuzinho de Monteiro Lobato. Jeca Tatu (Mazzaropi) é um pacato e humilde caipira, bastante preguiçoso e folgadão, que vive de boa com a família, num casinha rural isolada. Ele só sai do sério para tretar com seu vizinho (Gizzardi), que é pai de Marcos (Souza), o rapaz que namora sua filha, Marina (França). E só piora quando o inescrupuloso Vaca Branca (Duval), obcecado para casar com Marina, passa a acirrar na baixa a briga entre eles. 

Comentários
: Se estivesse vivo o saudosíssimo Amácio Mazzaropi estaria completando hoje 119 anos de idade, data lembrada pelo Google numa homenagem na sua logo na sua página principal. Aproveitando, resolvi rever e comentar - e quem sabe até dar um início a um compromisso semanal (se o tempo e as circunstâncias me permitem) - um dos maiores e mais memoráveis sucessos  de sua carreira, aqui prestando uma singela homenagem ao seu conterrâneo, o genial Monteiro Lobato. Apesar de seu primeiro personagem caipira ter sido no filme Candinho, é em Jeca Tatu que ele se firma com essa figura tipicamente brasileiro que o imortalizou. Temos aqui um filme com ótimo roteiro, que dosa perfeitamente humor com uma pitadinha de drama e ainda de crítica política (inacreditável como certas práticas eleitoreiras ainda hoje estão atuais e fortes!) e traz uma trama envolvente e cativante. Não é a toa que seja um poucos filmes do impagável humorista e ator, que conseguiu agradar também a crítica. Um divertido clássico do nosso cinema nacional totalmente imperdível. 
CotaçãoNota: 8,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Trailer.

Filme completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário