sexta-feira, 26 de julho de 2019

TOP 5: OS PERSONAGENS MAIS MARCANTES DE RUTGER HAUER.

A sétima arte está em luto. Na última quarta-feira, faleceu aos 75 anos de idade, o ator holandês Rutger Hauer. Com cinquenta anos de carreira, com uma extensa filmografia com mais de cento e setenta trabalhos nas telonas e na telinha, Hauer viveu seu auge nos anos 1980, com destaque especial a dois vilões inesquecíveis em clássicos da época, que estão na seleta galeria dos personagens mais icônicos de todos os tempos. Em agradecimento a este grande ator com inegáveis serviços prestados numa filmografia tão extensa, fazemos esta pequena homenagem listando os cinco personagens mais inesquecíveis. 

5. Heymar "Wulfgar" Reinhardt - Falcões da Noite.

Antes do personagem que marcaria o seu estouro, Hauer chamou atenção nesse filme policial estrelado por Sylvester Stallone e Billy Dee Williams, dando vida ao frio e calculista terrorista que após um ataque em Londres, muda de aparência e vai a Nova Iorque tocar o terror. Somente o encontro de Hauer com o brucutu já vale a conferida, mas, o filme tem méritos próprios, e um deles é a excelente atuação do já saudoso ator holandês, uma das melhores de sua carreira.


Um luxuoso e puta clássico oitentista e da Sessão da Tarde, dirigido com a habitual competência do mestre Richard Donner, onde Hauer divide o estrelato com Michelle Pfeiffer e Matthew Broderick. Mesmo com este fazendo às vezes do seu personagem ladrãozinho, Hauer manda muito bem com um dos raros mocinhos de sua carreira, aqui como o cavaleiro medieval que sofre um mandiga que o separa do seu grande amor, vivido por um jovial e lindíssima Pfeiffer. Pode não trazer a melhor atuação do ator holandês, mas, impossível de não ser lembrado, já que simplesmente, é um dos seus melhores filmes.

3. Nick Parker - Fúria Cega.

Hauer tem passagem por diversos gêneros, mas, é o de ação que ocupa a maior parte de sua filmografia. E indiscutivelmente, Fúria Cega é sua maior e melhor contribuição ao gênero. Aliando uma excelente atuação dramática com de astro porradeiro, Hauer simplesmente arrebenta com o veterano de guerra cego, expert em artes marciais e exímio espadachim, que protege um pirralho filho de um amigo seu, detonando a bandidagem. Nick Parker não apenas é um dos personagens mais fodões de Hauer, mas, também o seu mocinho mais inesquecível.

2. John Ryder - A Morte Pede Carona.

Para mim, até hoje, a melhor atuação de Hauer, que nos presenteia com um dos vilões mais assustadores e memoráveis de todos os tempos. E não é a toa. Simplesmente, o ator arrebenta como o psicótico John Ryder, que anda pela estrada fora tocando o terror, perseguindo implacavelmente o jovem vivido por C. Thomas Howell, que mesmo tendo uma boa atuação, é ofuscado pelo espetáculo interpretativo promovido pelo já saudoso ator holandês.


Praticamente uma unanimidade que o personagem responsável pelo estouro de Hauer nesta obra-prima da sétima arte dirigida pelo mestre Ridley Scott, é o mais memorável da filmografia do ator. Tanto que a maioria massacrante dos veículos midiáticos que noticiaram o seu falecimento, o associaram ao personagem. A participação é pequena, mas, o suficiente para Hauer arrebentar com uma atuação excepcional como o frio líder dos replicantes rebeldes, com direito a ofuscar ninguém menos que Harrison Ford e protagonizar um dos monólogos mais inesquecíveis da sétima arte. Um legado deixado pelo ator que jamais será esquecido.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário