domingo, 3 de janeiro de 2016

EXPECTATIVA 2016: OS FILMES MAIS AGUARDADOS DO ANO.

E já estamos em 2016, ano que promete ser o mais fodástico de todos, para nós, que somos apaixonados pela sétima arte (leia-se cinemão pop). Não é a toa que a frase mais usada pelos cinéfilos é que é o ano que a nossa carteira irá sangrar. Realmente, haja dinheiro para conferir tanta novidades arretadas nas telonas. Será o ano que não vai faltar continuações de franquias fodásticas como a modinha A Série Divergente - Convergente, a volta do de Matt Damon como o fodão Jason Bourne, e até Star Wars, que ganhará um spin-off. Nosso cinema nacional, lamentavelmente, continuará investindo nas comédias imbecilizadas, sem graça, mas, também há uma luz no fim do túnel, com filmes em outros gêneros como o drama elogiadíssimo Boi Neon, a ação Reza a Lenda e a cinebiografia Elis, filmes que prometem salvar a pátria amada, Brasil e provar que não só de lixos modinhas e sem graças vive o nosso cinema. Mas, sem sombra de dúvida, 2016 será o ano dos quadrinhos nas telonas, com a "batalha" entre Marvel e D.C. Com tanto lançamentos fodásticos, é impossível conter a ansiedade, por mais que tenhamos aprendido, em especial no ano passado, que ansiedade demais só prejudica e o gostoso mesmo é não criar expectativas e ser surpreendido. E haja queima de neurônios para visitar o nosso mais íntimo e listar somente os dez filmes mais aguardados, numa safra que merece, no mínimo uma lista com os trinta mais. Obviamente, são os mais aguardados por mim, o que não obriga você, caro internauta, a concordar comigo. Sugiro que elabore a sua lista e poste nos comentários. Antes que os primeiros lançamentos fodásticos comecem a pipocar nas telonas, vamos a nossa lista dos filmes mais aguardados.

10. Deadpool.
Previsão de estreia: 11 de fevereiro.


Aposto que você deve estranhar esse filme iniciar a nossa lista, ao invés de está no topo, como na maioria das listas de cinéfilos. Mas, com toda sinceridade, por mais que eu curta o personagem fodão dos quadrinhos, ainda tenho minha ressalva em relação ao filme, por dois motivos: Ryan Reynolds (o cara é indiscutivelmente talentoso, mas, admito que tenho preconceito com atores que deram vida a heróis dos quadrinhos antes e fizeram merda) e, principalmente, os engravatados da Fox, que, como sabemos, metem o bedelho e acabam cagando geral. Mas, o interessante trailer me deixou um pouco aliviado em relação ao primeiro motivo. Chega logo fevereiro, não somente pelas festas de momo, mas, para principalmente, o filme superar minhas expectativas e acabar com meus receios.

9. Doutor Estranho.
Previsão de estreia: 03 de novembro.


Um coisa é inegável: a Marvel investe pesado na contratação de grandes atores para seus filmes. Com Doutor Estranho não poderia ser diferente, e traz Benedict Cumberbatch  como mago fodão e muito bem acompanhado de Chiwetel Ejior e Tilda Swenton, formando um elenco foda e talentoso. Haja ansiedade até novembro para conferir este filme que promete realmente surpreender. 

8. Independence Day - O Ressurgimento.
Previsão de estreia: 23 de junho
Star Trek - Sem Fronteiras.
Previsão de estreia: 21 de julho


Empate entre duas franquias de ficções fodásticas. É bem verdade que Independence Day é uma continuação tardia, exatamente vinte anos após o fodástico primeiro filme. O fato de não ter acertado com Will Smith, fez ainda mais a ansiedade decair e, por pouco mesmo, não ficava fora da nossa lista. Mesmo assim, acredito que podemos ser surpreendidos com um filmaço tão bom quanto o original. Afinal, vinte anos é um tempinho excelente para se desenvolver o roteiro que presta de uma continuação de um filmaço tão fodástico. E quem diria que um dia na minha vida, eu estaria ansioso para um filme da franquia Star Trek, que nunca gostei, achava tediosa, até o mestre J.J. Abrams meter as mãos e dá uma repaginada fodástica. Agora, sem o mestre, mas com o diretor de alguns dos mais fodásticos filmes da franquia Velozes & Furiosos, acredito que o filme seguirá o que foi estabelecido por Abrams, e será tão bom e fodástico quanto os dois primeiros.

7. Ben-Hur.
Previsão de estreia: 11 de agosto


Não querendo ser pessimista, mas, já sendo, na minha humilde opinião, este remake tem tudo para dá merda. Afinal, estamos falando da refilmagem de um puta clássico, um dos mais fodásticos de todos os tempos, intocável, logo, não há nenhuma necessidade de ser refilmado. Mesmo assim, estou ansioso, muito mais para ver o nosso compatriota Rodrigo Santoro dando vida a ninguém menos que Jesus Cristo, que no filme original, só aparecia de costas. Praticamente impossível de superar o clássico, mas, pode ser uma das grandes surpresas do ano como também uma das bombas. Incógnita total.

6. Mais Forte Que o Mundo - A História de José Aldo.
Previsão de estreia: Sem data prevista.


Olha o nosso cinema marcando presença na nossa lista e sem ser numa costumeira comédia abestalhada. Quando fiquei sabendo que iriam fazer uma cinebiografia sobre o lutador José Aldo, fiquei empolgadíssimo. Mas, a empolgação diminuiu consideravelmente ao saber que o lutador não seria mais vivido pelo seu conterrâneo Malvino Salvador, que, convenhamos, muito mais parecido fisicamente, mas, pelo galãzinho global José Loreto, que também é um bom ator. Mas, ao ver um making off no Flix Channel, e ver que o cara ralou muito para viver o lutador, a ansiedade voltou com tudo, a ponto de nocautear vários pesos pesados e vim parar na nossa lista. Promete ser um filmaço, uma das melhores cinebiografias nacionais. Se a promessa será cumprida, só Deus sabe quando saberemos, pois até hoje não marcaram a data do lançamento.

5. Creed: Nascido para Lutar.
Previsão de estreia: 14 de janeiro


Um spin-off da franquia Rocky bastante tardio. Afinal, convenhamos que, por mais que sejamos fã de Stallone e do seu personagem ícone, a galera da nova geração não sabe quem foi Apolo Creed. Na verdade, até onde eu estava sabendo, inicialmente estavam planejando fazer um seriado televisivo, mas, não sei que deu nos caras para investir num filme e acreditar no ressurgimento de uma nova franquia. A crítica até agora, está dividida, tanto dando boa nota do filme, como também nota mediana (até agora, não li nenhuma nota baixa). O filme traz o talentoso e um pouco pé-frio Michael B. Jordan como o filho do Apolo que procura o lendário Rocky Balboa para treiná-lo. Admitamos: a premissa é interessante, e ver Stallone pela enésima vez em um dos seus personagens ícones é sempre bem-vindo, apesar que temo muito pelo destino do personagem (Puta que pariu! Mataram o Paulie, um dos personagens mais hilários da franquia original). Enfim, ainda temos que esperar mais duas semanas para conferir no que vai dá. Acredito que será um bom filme, mas, não levo fé que seja o ponta-pé inicial de uma nova franquia.

4. X-Men: Apocalypse.
Previsão de estreia: 19 de maio


Se 2016 será o ano mais fodástico dos quadrinhos nas telonas devemos, indiscutivelmente, a Bryan Singer e seu primeiro X-Men, que junto com Sam Raimi e a trilogia do cabeça de teia, são os responsáveis pela grande volta por cima dos filmes deste sub-gênero. Após um excelente retorno a franquia, Singer está de volta, com um filme que promete ser tão fodástico e até melhor que o anterior. Ansiedade só triplicou ao ver o trailer algumas semanas atrás. Quem é rei, nunca perde a majestade, e aposto que novo filme dos grupos dos mutantes será um dos melhores do ano.

3. O Shaolin do Sertão.
Previsão de estreia: 24 de novembro.


Pode ser uma grande surpresa para você que está lendo a presença deste filme na nossa lista, e logo nessa posição, a frente de muitos blockbusters badaladíssimos, mas, para mim não é. Afinal, estamos falando do novo filme do cearense arretado Halder Gomes, responsável pelo divertidíssimo e fodástico Cine Holliúdy, simplesmente, o nosso melhor filme de 2013, como também um dos melhroes do nosso cinema nacional. Estrelado por Edmilson Filho, o mesmo talentoso ator que protagonizou a citada obra-prima, e trazendo no elenco o brigadeiro de festa Marcos Veras e o lendário e eterno trapalhão Dedé Santana (motivo que aumentou ainda mais minha ansiedade e colocou o filme nesta posição), tem tudo para ser, no mínimo, um filmaço divertidíssimo. Uma pena que vamos ter que esperar até o final do ano, e aguentar as várias tranqueiras nacionais no gênero da comédia que irão pipocar nos cinemas daqui para lá. Affffffff...

2. Esquadrão Suicida.
Previsão de estreia: 04 de agosto


Admito: estava cagando para este filme, da mesma forma que hoje estou cagando para As Caças-Fantasmas e para o spin-off de Harry Potter, Animais Fantásticos e Onde Habitam (e que comecem o mimimi por essa afirmação!). Até que na Comic-Con foi lançado o fodástico trailer. Pronto! Me apaixonei logo de cara, pois, todos os meus temores foram pra picas, a começar do astro Will Smith monopolizar toda trama em torno de si (no trailer, ele aparece tanto quanto os demais colegas de grupo). Margot Robbie é a grande estrela do trailer, roubando a cena como Arlequina, que de cara, tornou-se para mim, a personagem dos quadrinhos mais gata e gostosa na versão para as telonas. Viola Davis como Amanda Walker e o morcegão dando as caras rapidamente numa sequência só aumentam ainda mais a nossa ansiedade. Mas, o ápice, sem sombra de dúvida, é a presença de Jared Leto como um Coringa muito mais porra-louca que estamos acostumados a ver nas telonas, se aproximando bastante do psicótico dos quadrinhos, fechando com chave de ouro um dos trailers mais fodástico de todos os tempos. Num ano onde as adaptações dos quadrinhos reinam, aposto que Esquadrão Suicida pode ser a maior surpresa de todos.

1. Batman Vs Superman - A Origem da Justiça.
Previsão de estreia: 24 de março.
Capitão América: Guerra Civil.
Previsão de estreia: 28 de abril.


Num ano onde as adaptações dos quadrinhos irão reinar como nunca na história do cinema, só poderia dá empate entre os filmes mais aguardados. Apesar da histórica e esperadíssima porradaria nas telonas entre o morcegão e o homem de aço, minha ansiedade tinha caído consideravelmente ao assistir o primeiro trailer lançado na Comic-Con, já que a trama parecia ser fraca, com treta entre os dois heróis idêntica a birra de pirralhos do jardim de infância, e com Ben Affleck me deixando ainda mais preocupado com sua atuação (Só lembrando o que falei acima: admito, tenho preconceito com ator que fez merda atuando em um filme de super-herói, que ganha uma segunda chance). Mas, tudo mudou no começo do último mês, quando a D.C. surpreendeu e lançou o novo e fodástico trailer, com um Lex Luthor, mesmo sem a convencional careca e uma cabelo (ou peruca) extremamente ridículo (a), roubando a cena, a treta dos heróis mais acentuada e levada a sério, e a cereja de bolo, o final, com a presença da gostosona, tesuda e durona Mulher-Maravilha, se metendo na treta entre os marmanjões de forma apoteótica. Resultado, todos os temores foram para picas, e a ansiedade triplicou a ponto de tirar Esquadrão Suicida do topo da nossa lista. Já o filme do herói enbandeirado da Marvel já era o mais esperado por mim desde que foi anunciado. E com o lançamento do trailer, também no mês máximo só aumentaram ainda mais a ansiedade. O bom é que a diferença é de apenas um mês e quatro dias entre os dois filmes mais aguardados do ano. Cheguem logo março e abril que queremos lhe usar! 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário