quarta-feira, 10 de junho de 2015

TOP 10: QUANDO OS MOCINHOS VIRARAM A CASACA.

Na nossa lista anterior falamos da ousadia dos astros dos filmes de ação em sair da zona de conforto para atuarem em comédia. Nesta lista, também continuamos falando da ousadia dos brucutus, desta vez quando eles deixam a imagem de bom moço de lado e atuam como vilões. Diga-se de passagem, geralmente, personagens infinitamente muito mais interessantes e complexos que os mocinhos. Uma pena que alguns astros como Jackie Chan, Chuck Norris, se neguem a interpretar vilões. Ironicamente ambos em começo de carreira já deram vida a vilões. Portanto, façamos justiça: todo astro de ação que se preze, já viveu pelo menos uma vez um vilão em sua carreira. Falando em justiça, a foto ao lado que abre a nossa postagem é justamente para corrigir uma injustiça que cometi contra o atual rolha de poço, mas, incontestável astro das artes marciais e ícone dos filmes de ação Steven Seagal. Afinal, o traficante Torrez em Machete, além de trazer uma raríssima boa atuação do canastrão dos canastrões (feito heroico do diretor Robert Rodriguez, que não tirou leite de pedra, mas, pelo menos alguns pingos d'águas que, se tratando do inexpressivo chupeta de baleia, é um feito homérico), é um personagem figuraça, hilário, logo, não poderia deixar de faltar na nossa lista anterior, mas, este blogueiro simplesmente esqueceu. Mas, como se trata de um raríssimo vilão na carreira do chupeta de baleia fodão e a lista é apenas dos Top 10, veio parar aqui, pelo menos para ser "capa" da postagem, desbancando a versão digital do The Rock como Escorpião Rei. Justiça tarda, mas não falha. Enfim, após a justiça feita, e antes que um desses brucutus inventem de ir para o lado negro da força e passem a tocar o terror nos mocinhos, vamos a nossa lista.

10. Scott Adkins como Yuri Boyka em O Lutador.


Parceirão de Jean-Claude Van Damme em várias produções classe C como Operação Fronteira, Jogos Letais e a merdona horrível Soldado Universal: Dia do Acerto de Contas, Scott Adkins ainda não saiu do segundo escalão dos astros da porrada, apesar de ter participado de duas super-produções hollywoodianas - X-Men Origens: Wolverine Os Mercenários 3 - ambas vivendo vilões. Até agora, seu personagem mais conhecido é o lutador russo Yuri Boyka. É bem verdade que no filme seguinte, Boyka se redimiu e passou para o time dos mocinhos. Mas, o fodão lutador prisioneiro que deu trabalho (e ainda o ofuscou, roubando a cena) ao campeão de peso pesados Iceman  que mais uma vez foi parar no xilindró, para sair na porrada num torneio de engaiolados, gabaritou Adkins a abrir  com mérito a nossa lista.

9.  Bruce Willis como Chacal em O Chacal .



Desde de quando surgiu no divertido seriado televisivo A Gata e o Rato, o eterno John McClane criou uma imagem de bom moço, dentro e fora das telonas. Willis é um cara tão bacana que nunca imaginamos como vilão. Mas, como faz filmes adoidados, uma atrás do outro, algumas raríssimas vezes interpretou vilões. Destaque para o terrorista camaleônico Chacal, no filme homônimo. A cena onde ele mutila a tiros o mala do Jack Black, é antológica e tão fodástica que nos faz até perdoar a tosca e mais ridícula cena de sua carreira, onde nesta mesma produção ele xaveca outro cara.

8. Chuck Norris como Colt em O Voo do Dragão e Jet Li como Wah Sinf Fu em Máquina Mortífera 4.


Nosso primeiro empate é justamente entre duas lendas das artes marciais, dentro e fora das telas. Mesmo sendo um dos poucos brucutus que tem frescura e repulsa em interpretar vilões, Chuck Norris deve tudo a um vilão. Afinal, o fodão lutador Colt foi responsável pelo ponta-pé inicial da sua carreira na sétima arte, e ainda lhe rendeu sua melhor e mais inesquecível luta (e única derrota), com ninguém menos que o lendário Bruce Lee. Mesmo com um personagem que pouco aparece e entra mudo e sai calado, Norris arrebenta como um vilão fodão, simplesmente aquele mais deu mais trabalho ao saudoso dragão chinês na sua filmografia.


Já o também carismático astro chinês Jet Li estreou com tudo em Hollywood, vivendo um vilão no último filme da fodástica quadrilogia Máquina Mortífera. A ícone dupla de policiais vivida por Mel Gibson e Danny Glover encarou seu vilão fodão, caladão e bom de porrada, que conseguiram por pouco mandá-lo para a terra do pé-junto, mas, sem antes de levar a maior surra. 

7.  Jean-Claude Van Damme com Jean Vilain em Os Mercenários 2.


Com um inegável carisma, Van Damme é um astro do gênero de ação que não tem frescura em interpretar vilão, mesmo tendo negado, por falta de humildade e pura burrice, interpretá-los no primeiro Os Mercenários e em A Hora do Rush 3, o que só enterrou de vez na merda sua carreira. De cara, no começo de sua carreira, roubou a cena em Retroceder Nunca, Rende-se Jamais! e no tosco e entediante Contato Mortal., filmes que só não caíram no esquecimento eterno somente pela sua presença vilanesca. Já na fase decadente deu trabalho a si próprio no interessante Replicante e mais recentemente, brilhou com uma boa atuação em Aliança Mortal, filme que, infelizmente, ninguém deu a mínima. Mas, sem dúvida, sua participação em Os Mercenários 2  não somente lhe rendeu um dos vilões mais marcantes da sua carreira, mas, também de toda trilogia (e olhe que estamos falando de uma trilogia que Mel Gibson como vilão), e ainda um embate antológico que já entrou para a história da sétima arte, com ninguém menos que Sylvester Stallone.

6. Jason Statham como Deckard Shaw em Velozes & Furiosos 7


Com elenco repleto de astros, a franquia Velozes & Furiosos parecia que já tinha dado o que tinha de dar e que não tinha espaço para mais ninguém. Eis que no meio dos créditos finais de Velozes & Furiosos 6, surge o pouca-telha inglês Jason Statham, ameaçando o fodão Dominic Toretto, e de quebra, dando uma sentido útil dentro da franquia para o inexpressivo nem fede, nem cheira Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio. Statham é um cara que não tem frescura para fazer vilões, tanto que tem um monte na sua filmografia. Inclusive, atualmente, está sendo sondado para viver o vilão dos quadrinhos Mercenário, na série da Netflix Demolidor. Sua cara de poucos amigos somado ao seu inegável carisma lhe gabaritam para está nos dois lados, mocinho e vilão. Em Velozes 7, Statham arrebentou, dando vida ao vilão mais fodástico da franquia. E os "inocentes" dos produtores sabendo do potencial do cara, trataram logo de não matar o vilão porra-louca pentelho, dando brecha a Statham voltar a tocar o terror na "família" Toretto por muito mais tempo.

5. Jean-Claude Van Damme como Ivan, o Russo em Retroceder Nunca, Rende-se Jamais!.



Olha o tampinha belga de volta ao nosso Top 10! E justamente no seu primeiro papel de destaque, dois anos antes do estouro em O Grande Dragão Branco. É bem verdade que ele só dá as caras no começo e no final, para sair na porrada com o ilustre desconhecido protagonista. Mas, o suficiente para roubar cena, ofuscar todo o elenco e ainda salvar este sub-Karate Kid classe C do desastre total. Resultado não poderia ser outro: lugar de destaque na nossa lista.

4. Wesley Snipes como Simon Phoenix em O Demolidor e John Travolta como Castor Troy em A Outra Face.


Último empate no nosso Top 10, desta vez entre dois bons atores que mesmo tendo iniciado em outros gêneros, ganharam notoriedade no gênero de ação. De queridinho do bajuladíssimo Spike Lee, Wesley Snipes foi rebaixado ao terceiro escalão hollywoodiano. O que não o impede de fazer filmes que só a porra, só dando uma paradinha para ir por xilindró por ter sonegado impostos. Conhecido como o herói Blade na trilogia homônima, Snipes tem alguns vilões em sua filmografia. Mas, nenhum se compara ao debochado vilão sádico porra-louca Simon Phoenix, que tocou o terror num futuro frescurento ao extermo, fazendo os caras descongelarem o brucutu policial fodão John Spartan, interpretado por Sylvester Stallone, para acabar com sua festa. O vilão não somente é o mais inesquecível do astro, mas, também da filmografia de Stallone.


Ao contrário de Snipes, Travolta ainda continua no primeiro escalão hollywoodiano e começou atuar em filmes de ação quando já estava fora de forma. Sua carreira foi ressuscitada graças ao mestre Quentin Tarantino, que o escalou para viver o assassino Vincent Vega em Pulp Fiction - Tempo de Violência. De lá para cá, Travolta deu vida a outros vilões, mas, nenhum comparado ao vilão porra-louca de cara trocada Castor Troy, no surreal mas fodástico A Outra Face. Acertadamente, o mestre John Woo escalou Travolta para viver o vilão em boa parte do filme. Os primeiros minutinhos com o canastrão Nicolas Cage como Castor Troy é patético, e só prova o talento de Travolta, que simplesmente brilhou durante todo filme, numa das melhores atuações de sua carreira.

3. Dolph Lundgren como Andrew Scott em Soldado Universal



Bote ironia nisso! Numa lista repleta de bons atores, justamente dois canastrões sobem ao pódio do nosso Top 10. Mas, justiça seja feita: simplesmente, os dois surpreenderam, deram um show com os melhores personagens de suas respectivas carreiras. O bronze fica para o sueco Dolph Lundgren, que no primeiro Soldado Universal, sai do seu costumeiro piloto automático da canastrice e arrebenta como o psicótico sargento Andrew Scott. Além da bizarra mania de colecionar orelhas dos desafetos, o cara toca o terror por onde passa, perseguindo seu ex-comandado Luc Duveraux, que ele julga ser um traidor desertor. Uma pena que tanto Lundgren como Van Damme, ressuscitaram desnecessariamente seus personagens por duas vezes de forma tosca, ridícula, constragedora, humilhante. Enfim, ignoremos esse atitude que vai de encontro ao seu Q.I. altíssimo e guardemos na memória apenas a melhor atuação de sua carreira.

2. Dolph Lundgren como Ivan Drago em Rocky IV



O grandalhão sueco volta a nossa lista para merecidamente garantir a prata, no papel ícone de sua carreira, justamente o que deu o ponta-pé inicial (antes ele só tinha feito uma micro-participação em 007 Na Mira dos Assassinos): o quase indestrutível Ivan Drago, produto vivo fruto do regime soviético, praticamente um semideus moderno, criado a base de muitos anabolizante num laboratório, que manda para a terra do pé-junto, o ícone lutador estadunidense Apollo Creed, e por pouco, não despachou o também ícone Rocky Balboa. No único momento em que abre a boca para falar algo, percebemos claramente que Lundgren está no ápice da sua canastrice. Mas, nem precisava abrir a boca e revelar sua canastrice, já que a cara de mau e o embate mais eletrizante e memorável da carreira do Garanhão Italiano já valeram a nossa prata.

1. Arnold Schwarzenegger como T- 800 em O Exterminador do Futuro.


Arnoldão tinha tudo para hoje ser um ilustre desconhecido, ex-fisiculturista, que só fez sucesso rápido nas telonas por ter dado vida por duas vezes ao guerreiro Conan. Mas, aí surge em sua vida, um convite do mestre James Cameron, para interpretar inicialmente o mocinho numa produção baratinha chamada O Exterminador do Futuro. Ainda bem que, não sei ao certo o porquê, o brucutu pegou o vilão e o resultado foi o estouro como astro de ação, e a melhor (talvez única) atuação de sua carreira. De quebra, a sétima arte foi presenteada com um personagem ícone inesquecível. O brucutu voltou mais três vezes ao personagem, agora no lado dos bonzinhos, a última recentemente numa produção inédita. Mas, nada comparável ao primeiro filme, quando T-800 era um dos mais implacáveis e fodásticos vilões da sétima arte. Ouro disparado, indiscutivelmente.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 

 
O eterno The Rock pode até ser infinitamente mais talentoso e bombadão.
Mas, sua versão digital perdeu espaço para o canastrão e chupeta de baleia Seagal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário