domingo, 7 de junho de 2015

TOP 10: BRUCUTUS GAIATOS.

Não somente de porrada vivem os astros dos filmes de ação. De vez em quando, eles saem da zona de conforto, atuando em outros gêneros, em especialmente, na comédia. Coragem em dose dupla dos brucutus, pois além do risco de levar tromba nas bilheterias, tem o fato do gênero ser considerado como o mais difícil até pelos atores, digamos, mais sérios. O bola da vez a se arriscar no gênero é Jason Statham que, mesmo aparecendo pouco, rouba a cena em A Espiã que Sabia de Menos. Aproveitando a presença do pouca-telha fodão no filme da talentosa gordinha Melissa McCarthy, nosso Top 10 de hoje é justamente sobre os brucutus que se meteram a engraçadinhos. Para que a concorrência não fosse desleal e tivesse espaço para todo mundo, ficaram de fora, Jackie Chan, por ter feito sua carreira na mistura de gêneros ação e humor, assim como Bruce Willis, astro que trafega em vários gêneros, inclusive, a comédia. Antes que a piada de um brucutu perca a graça, e ele parta para a porrada, vamos ao nosso Top 10.


10. Dolph Lundgren em Os Mercenários 2 e Dwayne Johnson em Bem-Vindo à Selva.

Um brucutu que não sai nem fodendo da zona de conforto da porradaria é o sueco Dolph Lundgren. Mesmo assim, em sua filmografia ele já havia provocado risadas involuntárias, graças aos micos bem pago com seu traje tosco em Mestres do Universo e o conjunto da sua ridícula e patética participação no horrível Johnny Mnemonic. Mas, sem dúvida o momento mais hilário e inesquecível do grandalhão foi em Os Mercenários 2. No meio de um puta elenco estrelar dos maiores  brucutus do gênero, Lundgren brilha numa auto-parodia engraçadíssima. O  resultado não poderia ser outro: veio parar na nossa lista.

Ao contrário do seu colega de empate, o eterno The Rock trafega por outros gêneros, inclusive a comédia. Com inegável carisma, Dwayne Jonhson nos fez rir várias vezes, como em Agente 86 - O Filme, nos infantis Treinando o Papai e O Fada dos Dentes e até num filme baseado em fatos, Sem Dor, Sem Ganho. Destaque para a aventura Bem-Vindo à Selva, onde o brucutu faz uma ótima parceria com o eterno Stifler fodão da franquia American Pie, Seann William Scott, que de tão boa e divertida, a gente até perdoa a Amazônia ridícula e patética onde se passa a ação do filme.


9. Mark Dacascos em Pesadelo nas Alturas.

Conhecido apenas pelos fãs do gênero de ação que não curtem apenas as super produções do primeiro escalão hollywoodiano, Mark Dacascos também saiu da zona de conforto, embarcando numa boa nesta comédia infantil. Encarnando um personagem a la vilões da franquia Esqueceram de Mim, que só levam tromba de mentirinha, o astro de ação classe C rouba a cena e se destaca, demonstrando claramente seu talento também para o humor e de quebra, que se divertiu pra cacete. 


8. Jean-Claude Van Damme em Bem-Vindo à Selva e Dwayne Johnson em Os Outros Caras

Quem também saiu da zona de conforto e provocou risadas foi o eterno Dragão Branco Jean-Claude Van Damme. Em Bem-Vindo à Selva o tampinha belga está hilário e rouba a cena nas poucas vezes que aparece no filme, como o figuraça porra-louca instrutor metido a fodão. Pena que o filme veio nessa fase decadente da sua carreira e pouquíssima gente deu a mínima. Vale a pena dá uma forcinha e conferir Van Damme gaiatando como nunca visto antes em sua carreira. 

Para não deixar um colega brucutu sozinho, The Rock volta a nossa lista para mais um empate, desta vez com sua micro-participação na comédia policial Os Outros Caras. Ao lado do figuraça Samuel L. Jackson, ele está hilário como um dos policiais fodões, metidos a bosta, que acabam levando tromba antes dos primeiros dez minutos de filme. Participação inesquecível e hilária que o gabaritou para mais uma vez marcar presença na nossa lista. 


7. Jason Statham em Penalidade Máxima e A Espiã Que Sabia de Menos.

O inglês pouca-telha fodão que inspirou esta lista não poderia ficar de fora dela. É bem verdade que seus personagens nas franquias Carga Explosiva e Adrenalina são figuraças engraçadíssimos, assim como o vilão fodão na sua estreia na franquia Velozes & Furiosos. Mas, vamos dá um desconto para não humilhar os demais concorrentes, e destacar dois momentos onde o brucutu durão mais porra-louca de todos os tempos está hilário, mesmo sendo um mero coadjuvante que aparece pouco, rouba a cena e ainda é responsável por provocar boas risadas: o psicótico prisioneiro, convocado para ser o goleirão do time da prisão, na comédia Penalidade Máxima e como o agente revoltado, burrinho, que pega no pé da protagonista rechonchuda no recente A Espiã Que Sabia de Menos. Dois momentos hilários que o gabaritaram para marcar presença duplamente na nossa lista. 


6. Chuck Norris em Os Mercenários 2 e Bruce Lee em O Voo do Dragão.

Último empate da nossa lista, desta vez entre duas lendas. É bem verdade que a micro-participação de Chuck Norris pega carona no fenômeno da grande rede das Verdades sobre Chuck Norris. Mesmo assim, impossível não segurar a gargalhada com a primeira aparição do brucutu em Os Mercenários 2. onde ele, sozinho, salva o dia dos heróis fodões. Hilário e inesquecível. Um momento antológico da história da sétima arte.

Curiosamente, seu colega de empate, o saudoso Bruce Lee, é justamente o único cara que o detonou nas telonas, e o empate ocorre, ironicamente, no filme que esse fato raríssimo e histórico aconteceu. É bem verdade que o clássico O Voo do Dragão será sempre lembrado pelo inesquecível duelo entre as duas lendas. Tanto que muitos esquecem que na primeira metade, o saudoso e eterno Dragão Chinês está hilário, provocando gargalhadas fáceis de forma tão natural quanto distribuía porradas. Um astro completo que tanto nos faz falta.


5. Sylvester Stallone em Rhinestone - Um Brilho na Noite.

Único brucutu da nossa lista que levou tromba ao se arriscar no gênero da comédia, curiosamente, o cara que nos filmes de ação provocava gargalhadas com frases de efeitos e algumas situações (Stallone Cobra, Tango & Cash - Os Vingadores, trilogia Os Mercenários, etc.).  Em sua primeira inclusão no gênero, provavelmente a menos conhecida, Stallone está hilário não pelo dom de fazer rir, mas, pelo conjunto dos micos cometidos: o cara canta mal pra caralho, veste figurinos ridículos e tem uma das piores atuações da sua carreira. O resultado nas bilheterias foi terrível, o que não fez o astro desistir já que, de olho gordo no sucesso do seu rival de telonas na época estava tendo na comédia, inventou de voltar ao gênero mais duas vezes, levando mais duas trombas. Só o fato de ter negado atuar em Um Tira da Pesada e Tudo por uma Esmeralda para fazer esta bomba homérica  já é uma piada engraçadíssima (Eddie Murphy e Michael Douglas devem chorar de rir e tirarem sarro do eterno Rocky Balboa e Rambo até hoje) que o gabarita para entrar na nossa lista merecidamente com todos os méritos. 


4. Vin Diesel em Operação Babá.

Ao contrário de Stallone, Vin Diesel se deu super-bem no gênero da comédia, mesmo tendo só se arriscado, até agora, uma única vez. Mas valeu a pena, pois foi certeiro na escolha. Na comédia familiar com padrão Disney de qualidade, Operação Babá, o eterno Dom Toretto brinca com sua imagem de durão e passa por poucas e boas para cuidar de uma pirralhada pentelha. Resultado é que Diesel é um dos brucutus mais engraçados da sétima arte. 


3. Arnold Schwarzenegger em Um Tira no Jardim de Infância.

Sem sombra de dúvida, Arnoldão é o brucutu que mais se deu bem no gênero da comédia e fez escola. É bem verdade que no começo da sua carreira, o brucutu austríaco já havia participado do pastelão Cactus Jack - O Vilão. Mas, ele ousou ingressar no gênero justamente no auge da sua carreira como astro de ação, justamente na época em que rivalizava nas telonas com Sylvester Stallone, que com Rhinestone, mostrou que não era boa ideia um brucutu partir para a comédia. Mas, Arnoldão não se intimidou, meteu as caras, se arriscou e se saiu super-bem, melhor do que imaginado, em duas das três vezes que atuou no gênero sobre a batuta de Ivan Reitman. Na segunda parceria, Arnoldão teve que dá conta de figuraças pirralhos como o policial durão, sem tato nenhum para lidar com crianças, que se infiltra como professor do jardim de infância. Bronze merecido para o brucutu, que aparentou ter se divertido tanto quanto os seus coleguinhas de cena.



Nossa! Quem diria que o fodão dos fodões Chuck Norris também é bom em nos fazer rir. É bem verdade que Firewalker - Os Aventureiros do Fogo é uma aventura e não uma comédia rasgada. Mas, Norris está tão surpreendentemente engraçado, fazendo uma divertidíssima parceria com Louis Gossett Jr., também hilário, que não somente não poderia ficar de fora de nossa lista, como também fica com a nossa prata. Se você duvida ou acha que é injusto, trate de assistir este clássico oitentista e se surpreender com Norris, saindo do piloto automático na sua melhor atuação, engraçadíssimo, esbanjando carisma, mas, sem deixar de distribuir porrada.


1. Arnold Schwarzenegger em Irmãos Gêmeos

Não é a toa que Arnoldão figura em primeiríssimo lugar no nosso Top 10 dos brucutus gaiatos. Muito mais do que fazer escola e história, o astro bombadão fez a manobra mais ousada e arriscada de sua carreira, onde justamente no auge da porradaria migra para a comédia, com uma premissa aparentemente ridícula que, convenhamos, tinha tudo para não vingar e ser um mico homérico maior que Stallone em Rhinestone. Mas, Irmãos Gêmeos foi com tudo contra a maré, e graças a um roteiro criativamente muito bem elaborado, não somente é a melhor comédia de um brucutu, mas também um dos melhores filmes do gênero e também da filmografia de todos os envolvidos. Não sei se a continuação tardia que em breve chegará as telonas repetirá o mesmo feito histórico. Mas, o fato é que filme original com toda honra e méritos merecidamente encabeça a nossa lista.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário