sábado, 23 de maio de 2015

TOP 10: FUTURO SOMBRIO.

Desde dos primórdios que o gênero da ficção científica cria um futuro nada otimista para a nossa humanidade, seja por invasão extraterrestre até epidemia de zumbis. Aproveitando a chegada aos cinemas de Mad Max: Estrada da Fúria elaboramos um lista com esses finais nada animadores para a nossa humanidade. O critério utilizado aqui foi justamente disso vim a acontecer no mundo real, partindo do improvável até o perigo real e imediato. Enfim, antes que o apocalipse aconteça, vamos a nossa lista Top 10: Futuro Sombrio.

10. Apocalipse zumbi.
Possibilidade: Improvável

Presentes desde dos primórdios da história do cinema, os zumbis viraram uma modinha da cultura pop atual. A franquia Resident Evil, Eu Sou a Lenda, Zumbilândia, Meu Namorado é um Zumbi, Guerra Mundial Z e o seriado The Walking Dead, entre outros, afirmam que o futuro da humanidade é sermos transformados em mortos-vivos ambulantes, comedores de humanos sadios. De tão absurda, não preciso justificar o porquê da impossibilidade no mundo real.

9. Revolta dos Animais.
Possibilidade: Improvável.

É bem verdade, que em nome de uma pretensa ciência, existem muitos maus tratos com animais. Mas, por mais que no fundo os bichanos queiram virar o jogo, dificilmente eles irão chutar o pau da barraca e dominar nosso planeta como na interessantíssima franquia Planeta dos Macacos.

8. Domínio da Tecnologia.
Possibilidade: Improvável.

Outro fato: boa parte da população mundial está se deixando dominar pela tecnologia. Mesmo num encontro ao vivo, vemos pessoas sentadas na mesma mesa, mas, sem trocarem uma palavra, de cabeças baixas teclando nos seus celulares e smartphones. Mesmo assim, acho improvável que as máquinas tomem consciência e dominem a humanidade como na franquia O Exterminador do Futuro e na trilogia Matrix.

7. Invasão Alienígena.
Possibilidade: Mínima

Na vida real, um dos maiores mistérios da humanidade é se existe vida fora do nosso planeta. Já no cinema, eles existem aos montes, desde de sempre. Poucos são bonzinhos como em E.T. - O Extraterrestre. A grande maioria querem mais é invadir o nosso planeta, dominar a humanidade e tocar o terror. Independence Day, Marte Ataca!, Guerra dos Mundos (original e remake), Os Vingadores - The Avengers... a lista é interminável, já que o tema é recorrente na sétima arte. Devido ao mistério no mundo real se há ou não vida em outros planetas, aumentei um pouquinho a possibilidade do nosso futuro sombrio ser a invasão dos indesejáveis turistas espaciais.

6. Apocalipse bíblico ao pé da letra.
Possibilidade: Miníma.

Bastante discutido e com opiniões longes de serem unânimes entre os estudiosos, o fato é que o último livro da Bíblia, foi escrito numa época de grandes perseguições para os cristãos, por isso o excesso de linguagem figurada, o que deixa muita gente apavorada e interpretando ao pé da letra que o que está sendo narrado no livro é o relato do nosso fim. Tanto que Apocalipse, que na verdade significa Revelação, virou sinônimo de fim do mundo. Na sétima arte, o livro é bastante explorado principalmente pelas produtoras gospeis, que todos os anos lançam diversas produções sobre o tema, como as franquias Deixados Para Trás (cujo o primeiro filme recentemente ganhou uma versão hollywoodiana estrelada pelo brigadeiro de festa Nicolas Cage) e O Arrebatamento. Vai que os estudiosos de tanto séculos estejam errados e o fim do mundo seja como está literalmente descrito no livro do Apocalipse. Na dúvida, não custa nada aumentar um pouquinho a possibilidade disso acontecer na vida real.

5. Colisão de corpos celestes com o nosso planeta.
Possibilidade: Média.

A porra começa a ficar séria para nós a partir daqui. Afinal, segundo os cientistas, todos os dias milhões de corpos celestes do tamanho de um estádio de futebol passam tirando tinta do nosso planeta. Sabendo disso, o cinema não perdeu tempo e tratou logo de nos assombrar com essa possibilidade, como em Impacto Profundo (este, trabalhando o tema com muito mais seriedade), Armageddon e Procura-se Um Amigo Para o Fim do Mundo. Como confio no monitoramento dos cientistas e, principalmente, que Deus não seria tão sacana de acabar com a humanidade da mesma forma que extinguiu os dinossauros, então, para mim, a possibilidade é mínima disso vim acontecer. Na dúvida, vamos aumentar a possibilidade.

4. Catástrofes naturais.
Possibilidade: Alta.

Fato: o ser humano vem há séculos ferrando com a natureza. Toda essa ação desordenada tem trazido resultados catastróficos para o nosso planeta. Enchentes, tsunamis e outros desastres naturais comprovam isso. Por isso, o risco alto do fim do nosso planeta ocorrer de forma natural. E sabendo disso, a sétima arte pipoca filmes sobre o tema, como os blockbusters 2012 e O Dia Depois do Amanhã. Ah, e esse mês outra catástrofe natural vai pintar nas telonas com Terremoto - A Falha de San Andreas.

3. Crise econômica.
Possibilidade: Altíssima.

Com toda sinceridade, não consigo entender esse lance da economia, como por exemplo, uma derrubada de governo num país no feofó do mundo pode afetar o aumento da nossa cesta básica. É um assunto chato pra caralho, que não vale a pena ficar discutindo aqui, afinal, é um blog de entretenimento. Mas, o fato é que a economia move o mundo. E quando há crises econômicas, o princípio de fim entra em sinal de alerta. Uma delas, a do Petróleo, serviu de inspiração para a inauguração do sub-gênero pós-apocalíptico sombrio no cinema com Mad Max. Então, olho nos noticiários econômicos, galera!

2. Epidemia de doença incuráveis.
Possibilidade: Altíssima.

Desde de sempre, de tempos em tempos, a humanidade é assombrada por uma epidemia terrível, fazendo os cientistas correrem contra o tempo para evitar que o pior aconteça. Na sétima arte o tema sempre marca presença, e filmes como Epidemia, ContágioCyborg: O Dragão do Futuro, entre outros trazem epidemias ferrando com a humanidade. Devido ao fato de existirem várias doenças ainda sem curas, o sinal de alerta apocalíptico é elevado a um preocupante nível alto.

1. Guerra mundial e falta de recursos naturais.
Possibilidade: Sinal de alerta apocalíptico no limite.

Xiiiii! Me preocupei agora! Países no limite da diplomacia prestes atacar uns aos outros (alguns, inclusive, estão se atacando há décadas) e crise hídrica são pautas frequentes nos noticiários,e nos deixam em sinal de alerta para que nosso fim seja aquele mostrado toscamente em Crepúsculo de Aço. Quem diria que um trashão classe C dos anos 80 poderia ser tão preocupantemente atual. Bora fazer as pazes galera e também cavar mais fundo para achar água. Socorro! 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário