terça-feira, 5 de maio de 2015

ATROPELANDO ÀS EXPECTATIVAS.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Velozes & Furiosos 7 (Furious 7).
Produção estadunidense de 2015.

Direção: James Wan.

Elenco: Vin Diesel, Paul Walker, Jason Statham, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Dwayne Johnson, Tyresse Gibson, Ludacris, Kurt Russell, Rhonda Rousey, Tony Jaa, Djimon Hounson, Caleb Walker, Cody Walker, Lucas Black, Luke Evans, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 2 do complexo Cinesystem Maceió em 02 de abril de 2015.

Cotação

Nota: 9,8.  

Sinopse: Toretto (Diesel) e família estão de boa, após a missão em Londres. Mas, a tranquilidade vai para as picas, quando aparece Deckard Shaw (Statham), irmão do bandidão do filme anterior (Evans), que Toretto colocou em estado vegetativo. Puto da vida, Shaw invade tranquilamente a sede da CIA, sai na porrada com Hobbs (Johnson) e descobre onde estão enfiados os membros da "família" Toretto. O cara vai ao Japão e manda para terra do pé-junto Han (Sung Kang) e ainda apronta um atentado para Toretto, Brian (os Walker), Mia (Brewster) e o pimpolho dos pombinhos. A porra fica séria e Toretto reúne a família para encarar o bandidão porra-louca. 

ComentáriosSinceramente, achava que a trilogia Os Mercenários tinha esgotado toda minha ansiedade para assistir um filme. Até que no meio dos créditos finais de Velozes & Furiosos 6, rola, ao meu ver, a cena extra mais fodástica de todos os tempos, que me fez pular da cadeira, quando surge Jason Statham, como o vilão e nova aquisição de peso da fodástica franquia. E ansiedade só aumentou quando, lamentavelmente, a franquia teve a trágica baixa do saudoso Paul Walker, protagonista ao lado de Vin Diesel. Enfim, a ansiedade acabou e já estava eu na primeira sessão legendada aqui em Maceió, às das 13:30, no dia do lançamento. E ansiedade foi atropelada impiedosamente. 

Inicialmente, esqueçamos a concepção original da franquia. Os rachas clandestinos já deixaram de dar o ar da graça faz tempo e aqui, limita-se a uma descartável cena envolvendo a personagem da gata durona Michelle Rodriguez. Desde de Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio a franquia ganhou status de porra-louquice surreal, que beira a paródia. E aqui ela chega ao ápice dos ápices. Obviamente, esqueçamos qualquer lógica, pois em filmes com esse status. Então, embarque tranquilamente que a diversão está garantida. E nesse ponto, o roteiro é o mais caprichado de toda franquia, conseguindo superar a perda de um dos seus astros, e ainda nos presenteando com sequências de ação eletrizantes e que de tão surreais, nos fazem cair na gargalhadas, e ainda embates históricos, muito bem coreografados, entre Statham e o eterno The Rock, Walker (não sei se o saudoso ou um dos irmãos) e Tony Jaa estreando discretamente em Hollywood, mas, mostrando um pouco do seu inegável talento marcial, Michelle Rodriguez e Rhonda Rousey, e o mais aguardado de todos, entre Statham e Diesel.  

Quanto ao elenco original, mante-se o de praxe, com Tyresse Gibson responsável pelas melhores piadas, e a nossa Jordana Brewster, sem ter muito que fazer, nessa que, provavelmente é sua despedida da franquia (com o falecimento de Walker, não tem sentido a personagem dela se mantém. A surpresa foi a pouca participação de Dwayne Johnson, limitando-se a satisfatória. Quanto as novas aquisições, sem sombra de dúvida, Jason Statham brilha e cumpre direitinho o papel do vilão fodão porra-louca (ATENÇÃO SPOILER! Pare de ler se você não assistiu o filme), algo que provavelmente se repetirá, já que seu personagem não morre. FIM DO SPOILER. Já o veterano Kurt Russell também cumpre direitinho sua participação, demonstrando claramente está se divertindo, lembrando o figuraça policial Cash no clássico noventista Tango & Cash: Os Vingadores. Já Tony Jaa e Rhonda Rousey aparecem pouquíssimo, mas, cumprem direitinho e dão um show no que fazem de melhor: distribuir porrada.  

Como se não bastasse ser um filme elétrico e divertido ao extremo, ainda somos presenteados com uma emocionante homenagem a Paul Walker. Se as lágrimas de Chuck Norris curam o câncer, façam um favor de levá-lo ao cinema para assistir Velozes 7, que a cura desta maldita doença está garantida. A sequência é muito bem elaborada, ao som da legal See You Again, propositalmente feita para provocar lágrimas até do durão Norris. Uma belíssima e mais do que justa homenagem ao saudoso astro, que vai deixar saudades aos fãs da franquia. 

Enfim, Velozes & Furiosos 7 é um filmaço eletrizante e divertido ao extremo. Não chega a ser o melhor da franquia, mas, figura entre os três primeiros. Seria uma final com chave de ouro da franquia, mas que, não ocorrerá, pois é demonstrado claramente que a franquia ir´prosseguir sem Brian O'Connor. Particularmente, uma pena, pois, mesmo sendo fã, acredito que a franquia já deu o que tinha que dá nesse filmaço, e corre o seríssimo risco de cair consideravelmente de produção. Mas, enquanto o novo filme não vem, curtamos este filmaço que, pode não ser candidato ao Oscar de Melhor Filme, como falou o figuraça Vin Diesel, mas, que, com certeza, tem tudo para ser o filme mais fodástico do ano. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 


 
Trailer. 

Clipe da música See You Again feita 
sob encomenda em homenagem a Paul Walker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário