sábado, 23 de maio de 2015

RECORDAR É REVER: CREPÚSCULO DE AÇO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Crepúsculo de Aço (Steel Dawn).
Produção estadunidense de 1987.

Direção: Lance Hool.

Elenco: Patrick Swayze. Lisa Niemi, Anthony Zerb, Brion James, Christopher Neame, John Fujioka, Brett Hool, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo), em home vídeo (VHS) e online (Youtube).

Cotação

Nota: 6,0.  

Sinopse: Num futuro não muito distante, nosso planeta está arrombado por consequência de uma guerra. Neste ambiente apocalíptico, o ex-soldado Normad (Swayze) vive batendo pernas no deserto e largando a porrada em desordeiros que ousam roubar seus paninhos de bunda. Um belo dia, ele encontra seu ex-mestre (Fujioka) que está feliz da vida por tá indo servir numa comunidade no feofó do deserto, dominada por um tosco manda-chuva local (Zerb). Só que no meio do caminho, capangas do manda-chuva mandam o vovozão para a terra do pé-junto, enquanto Normad não pode fazer porra nenhuma por causa de um "Boa noite, Cinderela!", que eles colocaram na sua bebida. Puto da vida, Normad parte para a vingar seu amigo, indo se refugiar numa refinaria de água, justamente a que o manda-chuva está de olho, de propriedade de Kasha (Niemi), viúva de um ex-combatente.

Comentários: É inegável que o primeiro Mad Max revolucionou o gênero da ficção, gerando um sub-gênero, o pós-apocalíptico. De lá para cá, pipocaram, e ainda pipocam até hoje, filmes que tentam pegar carona no sucesso na fodástica produção australiana, a maioria, descaradas imitações sem-vergonha. Caso deste Crepúsculo de Aço, estrelado pelo saudoso Patrick Swayze (18/08/1952 - 14/09/2009), que contracena com sua patroa, Lisa Niemi, no mesmo ano que estrelou Dirty Dancing. De cara, achamos que estamos diante de uma produção da saudosa Cannon, por tão tosca e barata que é a produção, com Swayze dando uma de American Ninja, e até se saindo melhor que Michael Dudikoff. O roteiro simplesmente é uma cópia descarada  e barata de Mad Max 2, substituindo a gasolina pela água como bem alheio alvejado pela bandidagem. Mas, mesmo sendo tão tosco, Crepúsculo de Aço, consegue a proeza de ser um filme divertido, chegando até provocar involuntárias gargalhadas. E de quebra, vale para revemos o saudoso astro mostrando que não só sabia rebolar, mas, também, se saía super-bem como astro de ação. Em síntese, um clássico trashão, indicado para aqueles que não têm preconceito com produções classe C.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.  


 
Parece o American Ninja, mas não é.
É o saudoso Swayze mostrando que sabe distribuir porrada. 

Swayze: herói fodão pós-apocalíptico até no banho. 

 
Clássico trash está disponível em DVD. 

 
Trailer.

 
Filme completo, infelizmente, na versão dublada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário