sábado, 19 de outubro de 2013

RECORDAR É REVER: SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.

Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society).
Produção hollywoodiana de 1989.

Direção: Peter Weir.

Elenco: Robin Williams, Ethan Hawke, Robert Sean Leornard, Josh Charles, Lara Flynn Boyle, Norman Llyod, Kurtwood Smith, Jamie Kennedy, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e em home vídeo (VHS e DVD).

Cotação

Nota10,0

Sinopse: A trama se passa em em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola masculina para riquinhos, onde o ex-aluno John Keating (Williams) se torna o novo professor de literatura, colocando sua turma de pernas por ar, com seus métodos inovadores de ensino, baseado em incentivar os alunos a pensarem por si mesmos. Se por um lado o carsmático e criativo professor ganha a atenção e o respeito dos alunos, por outro bate de frente com a caretíssima direção do colégio e alguns pais.

Comentários: Na última terça foi "comemorado" o dia dos professores (as aspas porque, infelizmente, no Brasil, a classe tem pouquíssimos motivos para festejar), e logo quando falamos deste classe tão sofrida, nos vêem em mentes diversos filmes protagonizados por professores, em especial, o clássico Ao Mestre, Com Carinho, que até hoje dita regras e é imitadíssimo por 99% dos filmes que tratam do tema e o clássico oitentista Sociedade de Poetas Mortos. Quebrando a regra de seguir à risca a cartilha do clássico estrelado  por Sidney Poitier, o drama estrelado por Robin Williams e um elenco jovem afiadíssimo é um filmaço muito bem escrito, desenvolvido e dirigido, que envolve, prendendo a nossa atenção do começo ao fim, e ainda emociona. Indicado a quatro Oscars (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator para Williams e Melhor Roteiro Original, ganhando apenas nesta categoria) e a quatro Globo de Ouro nas mesmas categorias (não levando p.n.), Sociedade dos Poetas Mortos é um filmaço insuperável, que merece ser descoberto, visto e revisto. Particularmente, acho o filme superior ao clássico Ao Mestre, Com Carinho. Basta inspirador, trata-se de uma obra-prima da sétima arte, uma belíssima homenagem a um classe de trabalhadores tão injustiçada em nosso país.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

 

Nota: Confira também nossos comentários ao filme Ao Mestre, Com Carinho

Um comentário:

  1. Filme fantástico, esquecido pela TV. Aí vai duas sugestões que assisti essa semana, "O Presente" e "Escritores da Liberdade", são filmes ótimos e você irá gostar.

    ResponderExcluir