segunda-feira, 17 de junho de 2013

SALVE JEAN!

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.

6 Balas (6 Bullets).
Produção estadunidense de 2012.

Direção: Ernie Barbarash .

Elenco: Jean-Claude Van Damme, John Flanigan, Anna Louise Plownan, Charlote Beaumont, Kristopher Van Varenberg, Bianca Bree,  entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (Blu-ray) em 16 de junho de 2013.

Cotação

Nota7,5

Sinopse: O famoso lutador estadunidense de MMA Andrew Fayden (Flanigan) viaja com sua esposa Mônica (Plownan) e sua filha Becky (Beaumont) a um país europeu que fazia parte da antiga União Soviética, para tentar arrumar algumas lutas. Mas, a viagem de negócio se torna um pesadelo quando sua filha  é raptada por uma quadrilha que deseja vendê-la a um sheik.. Desesperado, Andrew e Mônica recorrem ao mercenário e ex-militar fodão, Samson Gaul (Van Damme). Traumatizado por seu último trabalho não  ter saído como esperado, Samson recusa o serviço, mas, convencido pelo seu filho Selwyn (Varenberg), funcionário da embaixada, acaba aceitando a missão.

Comentários: Outra sugestão de um leitor, desta vez feita na nossa fanpage no Facebook, pelo nosso amigo virtual André Lima, ao qual agradeço pela visita frequente e pela dica. Bem, se tem um cara que eu torço para caramba que tenha uma reviravolta em sua carreira, dando a volta por cima, é o eterno Dragão Branco Jean-Claude Van Damme. Porém, ele mesmo se sabota, deixando-se levar por um orgulho estúpido fazendo escolhas impressionantemente absurdas como negar por motivos patéticos ofertas que poderiam ser sua grande virada e aceitar fazer bombas como as duas últimas horríveis continuações de Soldado Universal. Finalmente, parece que a ficha caiu e o cara está deixando um pouco de lado o seu orgulho levando mais a sério sua carreira, inicialmente, ao aceitar o convite de Stallone em atuar em Os Mercenários 2 e agora,ao produzir e estrelar este 6 Balas

Como nos seus últimos e horríveis filmes, o baixinho belga, espantosamente envelhecido (incrível com astros bem mais velhos como ele, à exemplo de Stallone e Bruce Willis, estão bem joviais), convoca seus filhos, Kristopher e Bianca, para marcarem presença. Ainda bem que este é o único ponto em comum dos atuais filmes estrelado pelo astro, já que 6 Balas é consideravelmente bem acima da média, com  um roteiro interessante que traz com tema central o tráfico humano para prostituição (para nós brasileiros assunto ainda em mente graças a novela global Salve Jorge), bem desenvolvido, apesar de inúmeros furos que não aprofunda a história (algo que boa parte dos fãs de ação estão cagando para isso, pois,, querem ver mais a porrada correr solta), que dosa perfeitamente ação e suspense. 

Evidente que, em comparação a fase de ouro do astro, 6 Balas apanha feio, principalmente, por Van Damme aqui, com exceção da sequência inicial, não lutar porra nenhuma, limitando-se apenas a alguns socos, ponta-pés, gravatas e muito tiro na bandidagem. Mas, em compensação arrebenta com boa parte de sua filmografia pós-decadência, graças ao enredo interessante que prende a nossa atenção do começo ao fim. Enfim, 6 Balas tem  tudo para ser o ponta-pé inicial da tão esperada virada em sua carreira que dependerá de acontecer para valer quando alguém em Hollywood resolver lhe dar uma chance de ouro e do próprio Van Damme de ser mais humilde e agir com sabedoria nas suas escolhas e recusas. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.


 
Sem medo de ser acusado de nepotismo.
Mais uma vez, Van Damme escala os filhos 
Kristopher (foto) e Bianca para atuar ao seu lado.



4 comentários:

  1. Rick, infelizmente a fase o Van Damme é tão medíocre que um filminho como esse 6 balas ganha um 7,5, mais como uma nota de piedade ou consideração pelos serviços prestados. Esse é mais dos atores que fizeram parte de nossa infãncia como sendo os "fodões", porém, agora precisam escolher melhor os papeis e se reinventar. não vai ser fazendo filmes "comuns" como esse que sua carreira dará uma guinada de volta o topo. Concorda?

    ResponderExcluir
  2. Oi Maykon!

    Discordo com você em um ponto: A nota que eu dei foi o que achei, pois 6 Balas tem um enredo satisfatório e em comparação as diversas produções da fase decadente de Van Damme, se sobressai.

    Evidente que em comparação aos filmes das antigas, incluindo, o início de carreira com produções paupérrimas, mas, com bons e simples roteiros que resultou em filmes fodásticos, 6 Balas apanha feio. Portanto, a nota não foi de piedade ou pelos serviços prestados aos fãs dos filmes de ação.

    Nota de piedade foi o 0,5 que dei pelo horrível e sofrível Soldado Universal 4. :D

    Abraços! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. KKKKK Rick, eu nem me arrisquei e assitir ao "Soldado Universal 4". Logo vou assistir ao "Alvo Duplo" do Stallone, amanhã vou ver esse 6 balas...

    ResponderExcluir
  4. Cara, você é corajoso em assistir Soldado Universal 4. Sugiro que tenha ao seu lado saco de vômito e também um João Bobo para você largar a porrada de tanta raiva. Verá que é uma merda total.

    Blz! Assista mesmo os outros dois filmes e comente cada um aqui. Suas opiniões são muito bem-vindas! :D

    ResponderExcluir