sexta-feira, 14 de junho de 2013

DUPLA REALMENTE EXPLOSIVA E DIVERTIDA.

Tenho dó das crianças e adolescentes dos nossos dias que tem como opção (ou melhor dizendo falta dela) filmes que variam do péssimo ao lixo exibidos na Sessão da Tarde. Sou do tempo, não muito distante, que a sessão de filmes vespertinas global exibiam filmaços divertidos que, mesmo sendo exibidos exaustivamente, divertiam e empolgavam. Caso dos filmes estrelados pela divertidíssima dupla italiana Terence Hill e Bud Spencer. A parceria, umas das mais perfeitas e bem sucedidas da sétima arte, começou ainda no western spaghetti e rendeu ao todo 18 filmes, do qual 16, tinha a simples mas arretada fórmula de colocá-los distribuindo porrada para tudo que é lado, com muito bom humor. Há tempo que gostaria de postar alguns comentários sobre os filmes da dupla que tanto marcou a minha infância e aproveitando a sugestão feita pelo nosso leitor Maykon, ao qual, agradeço de coração, faço a partir de agora  comentado quatro filmes estrelados pela dupla (à medida em que aparecerem mais filmes, comentarei em outras postagens. Confira abaixo. Ah, e quem quiser saber mais sobre essa dupla realmente explosiva e divertida,  confira as informações sobre os dois no Wilkipédia, bem como esses dois links que fazem um resumo bem legal da carreira desta inesquecível dupla:   http://naoconcreto.com.br/?p=394 e http://edicoesanteriores.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=46&noticia=41418

= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco.

A Dupla Explosiva (... Altrimenti ci Arrabbiamo!).
Produção italiana e espanhola de 1974.

Direção: Marcello Fondato.

Elenco: Terence Hill, Bud Spencer,  entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e online (Youtube).

Cotação

Nota8,0

Sinopse: O mecânico Ben (Spencer) e o caminhoneiro folgado  Kid (Hill) empatam numa corrida automobilística e ganham um buggy. Enquanto tentam arrumar um jeito de resolver a pendência, a dupla se mete em confusão com mafiosos que inventam de invadir o parque de diversão onde estão em uma das disputas para o desempate e inventam de detornar com o objeto do prêmio. Putos da vida, a dupla vai à forra.

Comentários: Considerado pela  maioria dos fãs como o melhor filme da dupla, a produção tem um ótimo roteiro, que dosa perfeitamente ação e humor (a hilária sequência da dupla num ensaio de um coral é clássica), onde Hill e Spencer deitam e rolam e de quebra, conta com a presença do saudoso Donald Pleasence (05/10/19 - 02/02/95). Filmaço divertidíssimo do começo ao fim, infelizmente, assim como outros filmes da dupla, pegam poeira nos porões das emissoras. De fato, um dos melhores da inesquecível dupla.

 
Filme completo (dublado).

Dois Tiras Fora de Ordem (I Due Superpiedi Quasi Paitti).
Produção italiana de 1976.

Direção: Enzo Barboni.

Elenco: Terence Hill, Bud Spencer,  entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e online (Youtube).

Cotação

Nota8,0

Sinopse: Wilbur Walsh (Spencer) e Matt Kirby (Hill) são dois desocupados encrenqueiros que se conhecem após arrumar confusão com sacos de pancada em comum, que numa dessas cagadas  irônicas  do destino acabam se alistando na polícia, justamente quando inventam de meter bronca e assaltar um supermercado, tornando-se os dois tiras fora de ordem do título.

Comentários: Clássicão dos bons e velhos tempos da Sessão da Tarde, provavelmente, é um dos filmes da dupla mais exibidos. Com um roteiro padrão dos filmes da dupla, dosando perfeitamente a ação e o humor, o filme se mantém no mesmo nível de diversão da maioria da filmografia da dupla. Particularmente, acho um dos melhores filmes da dupla.

 
Filme completo (dublado).

Dois Loucos com Sorte ou Dois Espiões por Acaso (Nati con la camicia).
Produção italiana e estadunidense de 1983.

Direção: E.B. Clucher.

Elenco: Terence Hill, Bud Spencer,  entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e online (Youtube).

Cotação

Nota7,0

Sinopse: O recém ex-presidiário Doug (Spencer) conhece o andarilho Rosco (Hill) num bar na beira de estrada. Após arrumarem encrenca e darem uma surra em uns caminhoneiros os dois caem na estrada e são confudidos com assaltantes. Eles se safam e vão ao aeroporto, onde pegam um vôo, se passando por dois passageiros.. O que eles não esperavam é que assumiram sem saber as passagens de agentes secretos e são confundidos com os mesmo, entrando na maior roubada.

Comentários: Mais um filme divertido, com um bom roteiro muito bem aproveitado pela dupla que desta vez banca o 007. Inexplicavelmente com dois títulos por aqui (particularmente, antes da pesquisa para esta postagem, conhecia apenas o primeiro, Dois Loucos com Sorte), mantém o mesmo padrão e média dos filmes da divertida dupla. Dos comentados nesta postagem, é o mais fraquinho.


 
Filme completo (dublado).

Eu, Você, Ele e os Outros (Non c'e Due Senza Quattro / Double Trouble).
Produção italiana de 1984.

Direção: Enzo Barboni.

Elenco: Terence Hill, Bud Spencer,  entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Band) e em home vídeo (VHS).

Cotação

Nota9,5

Sinopse: Greg (Spencer) e Eliot (Hill) não se  conhecem, mas, por serem sósias dos afrescalhados primos, milionários brasileiros, Antonio (Spencer) e Bastiano (Hill) Coimbra de la Coronilla y Azevedo, que estão sendo ameaçados, são contratados para substitui-los. Para isso, os dois vêm até o Rio de Janeiro onde se metem numa roubada atrás da outra.

Comentários: Rodado totalmente no Rio de Janeiro, co-produzido pela produtora de Renato Aragão, curiosamente é um dos filmes da dupla que menos apareceu na telinha  e o último que eu vi sendo exibido, aliás, o único  que não assistir na Globo. O roteiro é bem acima da média e os dois estão hilários com seus personagens duplos, principalmente como os afetados primos (é hilário ver o grandalhão Spencer soltando à franga, pena que, como todos os filmes da dupla, até hoje, só assistir na versão dublada). O elenco brasileiro e as locações só tornam o filme ainda mais atrativo para nós. Com muito humor e a porrada de sempre, para mim, um dos melhores filmes da dupla. 

 
Trailer original sem legendas.


Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

2 comentários:

  1. Rick, agradeço os créditos, andei meio sumido do Blog. (muito corrido na faculdade).
    O melhor filme dessa dupla ainda não consegui baixar, que na minha opinião é "quem tem um amigo tem um tesouro", mas realmente, essa dupla era fantástica, principalmente os filmes da década de 80 e início dos anos 90.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maykon! Por nada! Apenas fui sincero.

      Sem pró, porque eu também ando sumido por aqui e postei faz pouquíssimas horas estes comentários.

      De fato, Quem Tem um Amigo Tem um Tesouro é o melhor filme da dupla. Pena que não encontrei por aqui para comentá-lo (como eu disse, quero rever para não fazer comentário apaixonados com saudades dos bons e velhos tempos, mas, lógicos. rssssss...).

      Mas, tão logo eu encontre, comentarei, assim como outros, como o tosco Aladdin e o divertidíssimo Banana Joe, ambos com Bud Spencer, que daqui a pouquinho estou comentando.

      Abraços! Fica com Deus!

      Excluir