domingo, 6 de janeiro de 2013

PERSPECTIVA 2013: CINEMA NACIONAL.

 

Depois de um ano de uma excepcional melhorada, o nosso cinema corre o risco de voltar a mesma merda dos últimos anos, já que, na minha humilde opinião, com apenas uma exceção, os lançamentos previstos não são lá grande. Com já disse acima, espero está completamente errado e que o nosso cinema arrebente não somente em bilheterias, mas, principalmente, em qualidade. 

Antes, vale a pena lembrar: 
= Empolgadíssimo.
= Interessado.
= Curioso.
= Não levo fé, pois acho que vai dar merda.
= Nenhum Interesse.


Tainá 3 - A Origem.
Estreia prevista para: 08 de Fevereiro.
Sinopse: Como o titulo já diz, filme infantil que conta a origem da fofinha indiazinha.
Expectativa:

Justificativa: Os dois primeiros filmes são bonitinhos e interessantes, e não passam disso. Esta retomada da franquia infantil, ao meu ver, é um pouco tardia, mas, quem sabe a nova Tainá seja tão talentosa quanto a interprete original e conquiste novos fãs. Mas, a piori, nenhuma animação com o novo longa.


Flores Raras.
Estreia prevista para: 01 de Março.
Sinopse: Baseado em fatos reais, narra o romance homossexual entre a brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires) e a poetisa americana Elizabeth Bishop (a australiana Miranda Otto), nos anos 50 e 60.
Expectativa:

Justificativa: Dirigido pelo veterano Bruno Barreto, por enquanto só tem na internet uma curtíssima sequência com as duas personagens. Promete apenas causar polêmica por causa da grande atriz nacional fazendo cenas homossexuais. Aposto que será uma merda, como alguns fiascos feitos pela família Barreto.


A Busca.
Estreia prevista para: 08 de Março.
Sinopse: Casal em crise no casamento cai na estrada quando seu filho adolescente desaparece.
Expectativa:

Justificativa: Como o citado filme anterior, não tinha ouvido falar do filme até fazer a pesquisa para esta postagem. Mas, ao contrário do filme dos Barreto, quando me deparei com o trailer deste filme estrelado por Wagner Moura, me empolguei. Tem tudo para ser o melhor filme nacional do ano.


Uma História de Amor e Fúria.
Estreia prevista para: 05 de Abril
Sinopse: Animação que narra a trajetória de um homem com mais de 600 anos, que viaja pela história do Brasil em busca de sua amada.
Expectativa:

Justificativa: Mais um da série "Eu só vim saber que existia depois da pesquisa". Outro que chamou atenção pelo ótimo trailer. O elenco que dar voz aos personagens, encabeçado por Selton Mello e Camila Pitanga, conta também com Paulo Goulart e Rodrigo Santoro é um atrativo a mais. Promete ser bom.


Meu Pé de Laranja Lima
Estreia prevista para: 05 de Abril.
Sinopse: Adaptação do livro homônimo que narra a trajetória do garoto Zezé, que adora fazer tranquinagem e desabafar na arvoré título.
Expectativa:

Justificativa: Outro filme que parece ser bonitinho e não passa disso.


Somos tão Jovens.
Estreia prevista para: 26 de Abril.
Sinopse: Cinebiografia do cantor Renato Russo, interpretado pelo Luciano de 2 Filhos de Francisco, Thiago Mendonça.
Expectativa:

Justificativa: Filme que promete fugir a regra que o público do nossos filmes nacionais só se interessa por comédia, já que o cinebiografado é ídolo até hoje de muita gente. Em se tratando de uma cinebiografia, tanto pode ser um ótimo filme quanto corre o risco de ser uma merda. Acredito que seja a primeira opção.


Faroeste Caboclo.
Estreia prevista para: 31 de Maio.
Sinopse: Versão para as telonas da famosa música homônima composta por Renato Russo.
Expectativa:

Justificativa: Assim como a cinebiografia de Renato Russo, outro filme que promete arrebentar nas bilheterias. Se adaptar direitinho a letra da música, tem tudo para ser um filmaço. Veremos.


Cilada de Férias.
Estreia prevista para: 05 de Julho.
Sinopse: Bruno volta a cair em mais ciladas, desta vez, estando de férias.
Expectativa:

Justificativa: Estava demorando comentar comédias nacionais, está aí uma, justamente a continuação de um grande sucesso de público. O primeiro filme foi ótimo, mas, em se tratando de Bruno Mazzeo (o cara escreveu o lixo Muita Calma Nessa Hora), o resultado é imprevisível. Espero que seja tão bom quanto o primeiro. A única certeza é que o novo filme tem sucesso de público garantido.


Se Puder... Dirija!
Estreia prevista para: 19 de Julho.
Sinopse: Manobrista, pai ausente, pega "emprestado" carro de cliente para encontrar o seu filho e cumprir a promessa de passar o dia das crianças com o pirralho.
Expectativa:

Justificativa: Tudo bem que a comédia predomina no gosto do público pelos nossos filmes nacionais, mas, a primeira produção brazuca live-action no formato 3-D bem que poderia ser outro gênero. Sinceramente, detestei a ideia e tem tudo para ser decepcionante. Espero está errado.


Super Crô - O Filme.
Estreia prevista para: 19 de Julho.
Sinopse: O modomo viado e cheio de pantinho da Tereza Cristina da novela Fina Estampa., vai ganhar as telonas, à procura de uma nova madame para idolatrar e ser capacho.
Expectativa:

Justificativa: Ideia tosca trazer personagem de novela para as telonas, mas, diante da tendência do público em lotar os cinemas para assistir comédias nacionais, e todo potencial do personagem Crô, interepretado na novela de forma magistral por Marcelo Serrado, seria impossível isso não acontecer. Dirigido por Bruno Barreto, pela pressa que o projeto foi tocado, fica a dúvida quanto o resultado final. Mas, vou apostar no filme do viadinho.


Isso é Calypso.
Estreia prevista para: 06 de Outubro.
Sinopse: Cinebiografia de Joelma e Chimbinha, criadores e principais artistas da Banda Calypso.
Expectativa:

Justificativa: Tantos ícones brasileiros que merecem ser cinebiografados e os caras optam em contar a história dos criadores da banda Calypso. Nada contra a banda, que particularmente gosto bastante, mas, acho uma ideia muito precoce, assim como era a ideia de fazer a cinebiografia de Zezé Di Camargo e Luciano. Mas, como este mega sucesso de Breno Silveira, espero também ser surpreendido com o filme que traz Debora Secco como Joelma e Bruno Gagliasso como Chimbinha (Absurdo!). Vamos ver no que vai dar. Uma coisa é certa: muita gente do povão vai está pegando o dinheiro do bolsa família para ir ao cinema e assistir a história dos seus ídolos bregas.


Confissões de Adolescente - O Filme.
Estreia prevista para: 13 de Dezembro.
Sinopse: Adaptação para as telonas da série teen nacional de enorme sucesso.
Expectativa:

Justificativa: Nunca gostei da série original, apesar do tema interessante ser bem escrito pela então adolescente Maria Mariana.. Logo, a minha expectativa pelo filme dirigido por Daniel Filho não é das melhores. Vamos ver no que vai dar. Mas, sou pessimista: vai dar merda!


Os Caras de Pau - O Filme.
Estreia prevista para: 20 de Dezembro.
Sinopse: Adaptação para as telonas do sitcom nacional estrelado por Leandro Hassum e Marcius Melhem.
Expectativa:

Justificativa: Outro seriado televisivo que eu não gosto. Pode ser que a adaptação para as telonas seja mais criativa e engraçada algo que, particularmente, eu duvido muito. Tem tudo para arrebentar nas bilheterias, mesmo aparentando que será uma merda. 


Na próxima postagem, os brucutus estão de volta  nas nossas telonas.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário