sábado, 23 de julho de 2011

FINALMENTE, O NOVO DRAGÃO CHINÊS?

Filmes.
Finalmente, o novo Dragão Chinês?

Galera, peço desculpas por uma falha. A mais de um mês, eu assistir um filme em DVD, e acabei esquecendo de comentar aqui. Mas, antes tarde do que nunca, né? O filme esquecido é ChenZhen: A Lenda dos Punhos de Aço, estrelando pelo "novo" astro das artes marciais Donnie Yen.  Coloquei entre aspas já que o ator não é tão novo assim, tanto na idade quanto na carreira (ele foi o vilão de Bater ou Correr em Londres, estrelado por Jackie Chan, atuou ao lado de Jet Li em Herói e estrelou outras meia dúzias de filmes).

A trama, que aparenta ser uma continuação direta do clássico Fúria do Dragão, estrelado em 1971, pelo saudoso Bruce Lee, se passa sete anos após os fatos narrados naquele filme. Desta vez, o personagem título é interpretado por Donnie Yen (além dele e de Lee, o herói já foi interpretado por Jet Li e Jackie Chan, entre outros ilustres desconhecidos, em outras produções), volta a sua terra natal, para mais uma vez bater de frente com os japoneses, seja de cara limpa ou na calada da noite, vestido igualzinho a Kato, personagem de Lee na série televisiva Besouro Verde. Uma das várias claras homenagens ao meste Lee, que inclue também a Yen dar os famosos gritinhos que o ícone dava na hora da porrada.

Além da homenagem, o destaque do filme sem dúvida é para  Donnie Yen, que simplesmente dar um show a parte, mostrando desventura nas cenas de lutas, na excelente coreografia do filme. Não assistir ainda os outros filmes estrelados por ele (O Grande Meste 1 e 2, Guarda Costas e Assassinos), que estão bombando nas locadoras e nas bancas de DVD piratas, mas, gostei do resultado e aposto que ele vai crescer tanto quanto seus colegas compatriotas Jackie Chan e Jet Li. Com ambos cada vez mais caminhando para novos gêneros, os fãs de artes marciais já estavam ficando preocupados (particularmente, acho Tony Jaa muito fraco e tosco, sem falar que ele não é chinês) quem pegaria o bastão e o título de astro da artes marciais. Mas, com o reconhecimento, um pouco tardio do talento marcial de Donnie Yen, os fãs deste sub-gênero dos filmes de ação, principalmente os produzidos na China, poderão deixar de se preocupar. É esperar para ver.

Em síntese, com um roteiro fraquinho (comum aos filmes do gênero), mas com muita ação e excelentes coreografias de luta, ChenZhen: A Lenda dos Punhos de Aço é um ótimo filme de artes marciais, que agrada aos fãs do sub-gênero e serve para consolidar ainda mais a carreira de Donnie Yen como o novo astro das artes marciais.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo, fã de filmes de artes marciais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário