domingo, 2 de junho de 2024

O CAMINHO DO MARTÍRIO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

O Processo de Joana D'Arc (Procès de Jeanne D'Arc).
Produção francesa de 1962.

Direção: Robert Bresson.

Elenco: Florence Carrez, Jean-Claude Fourneau, Roger Honorat, Marc Jacquier, Jean Gillibert, Michel Herubel, André Regnier, Arthur Le Bau, Marcel Darbaud, Philippe Dreux, Paul-Robert Mimet, Gérard Zingg, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (Lumine) em 02 de junho de 2024.

Sinopse
: Baseado em fatos. Em 1431, após meses presa no castelo de Rouen, Joana D'Arc (Carrez) é submetida a um longo julgamento pelo Tribunal do Santo Ofício. Um julgamento que na verdade é uma farsa, já que antes mesmo de se iniciar, pretendiam condená-la.

Comentários
: Canonizada pela Igreja Católica, Santa Joana D'Arc é uma figura histórica importantíssima da França, e por esse motivo existem várias produções cinematográficas sobre ela. Uma dessas é este clássico do diretor Robert Bresson, que foi buscar em documentos históricos para escrever o bom roteiro, valorizado pelas ótimas atuações, para reconstituir o julgamento da santa. Por isso mesmo que, aqueles que não gostam de filmes de tribunais podem não gostar deste filme. Mas, se você, assim como eu, não tiver problemas com filmes assim, encontrará aqui um interessante relato histórico que vai muito além da crença religiosa. 
CotaçãoNota: 7,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário