domingo, 3 de dezembro de 2023

O WATERLOO DE SCOTT.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Napoleão (Napoleon).
Produção britânica e estadunidense de 2023.

Direção: Ridley Scott.

Elenco: Joaquin Phoenix, Vanessa Kirby, Tahar Rahim, Mark Bonnar, Rupert Everett, Paul Rhys, Ben Miles, Riana Duce, Ludivine Sagnier, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 4 do complexo Kinoplex Maceió em 25 de outubro de 2023.

Sinopse
: Baseado em fatos. A história de Napoleão Bonaparte (Phoenix). estadista e líder militar francês que entrou para a história por ser um grande estrategista que liderou inúmeras batalhas, chegando a governar a França por dez anos. 

Comentários: Quando fiquei sabendo que o mestre Ridley Scott contaria a história de Napoleão Bonaparte imediatamente me empolguei. Hype que só aumentou com o anúncio de Joaquin Phoenix como protagonista, repetindo a parceria com diretor responsável pelo seu estourou em Gladiador. Mas, como ensina o ditado popular "alegria de pobre dura a pouco", o balde de água fria veio com o anúncio que a versão que chegaria aos cinemas seria retalhada, e que a versão completa saíra em breve no streaming Apple TV+, produtora do filme. E para mim este anúncio acabou soando como uma espécie de desculpa antecipada por uma provável bomba que chegaria às telonas, aliás, algo cada vez mais comum hoje em dia.

Sendo bastante sincero, Napoleão não é uma bomba. O filme com uma parte técnica impecável tem seus bons momentos, destacando principalmente pelas sequências de batalhas. Mas, mesmo que o filme tenha uma extensa duração de mais de duas horas e meia (quase impercebíveis diga-se de passagem), fica a sensação que a trama é apressada, deixando lacunas e com várias figuras históricas mal aparecendo. O roteiro regular que deixa a desejar (ao menos nessa versão para os cinemas) somado com uma atuação apática, quase no piloto automático de Phoenix, acabam resultando num épico regular que não está à altura do mestre Ridley Scott, que entrega aqui um dos seus trabalhos mais fracos. Algo que pode mudar com a versão originalmente concebida de quatro horas para o streaming. Vamos aguardar! CotaçãoNota: 5,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário