sábado, 23 de dezembro de 2023

O AFUNDAMENTO FINAL.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Aquaman 2: O Reino Perdido (Aquaman and the Lost Kingdom).
Produção estadunidense, britânica, canadense, australiana, e islandesa de 2023.

Direção: James Wan.

Elenco: Jason Momoa, Patrick Wilson, Amber Heard, Yahya Abdul-Mateen II, Randall Park, Dolph Lundgren, Temuera Morrison, Martin Short, Nicole Kidman,Pilou Asbæk, Indya Moore, Jani Zhao, Vincent Regan, John Rhys-Davies (voz), entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 2 do complexo Cinesystem Maceió em 21 de dezembro de 2023.

Sinopse
: Baseado em personagens das HQs da DC Comics. Arthur Curry (Momoa) está se virando nos trinta na sua função dupla de pai de família e de rei de Atlântida. E tudo só piora quando o Arraia Negra (Abdul-Mateen II) encontra um tridente milenar de uma civilização aquática perdida, ganha poderes com ele e parte com tudo para destruir Atlântida. Diante da nova ameaça ele acaba tendo que pedir arrego ao seu irmão e rival, Orm (Wilson).

Comentários
: Acredito que daqui alguns anos, Aquaman 2 será lembrado como um dos filmes mais zicados da história. Com uma produção conturbada, que vai do anúncio do encerramento do universo compartilhado ao qual pertencia, passando por uma inesperada terrível pandemia, um julgamento midiático de uma de suas estrelas, e as várias refilmagens que estes e outros problemas forçaram o filme. E de quebra, ainda chega para fechar um ano que foi péssimo para os filmes baseados em super-heróis das HQs, inclusive do mesmo estúdio. Diante de tudo isso, obviamente, que o filme estrelado pelo brucutu Jason Momoa chegou sem grandes expectativas a não ser de levar um prejuízo nas bilheterias. Mas, pelo menos consegue a proeza de ser ligeiramente melhor do que o esperado.

Todos os problemas na produção claramente afetaram totalmente o produtor final. Se por um lado a parte técnica continua enchendo os nossos olhos, por outro, tanto a edição (com certeza, resultado das várias refilmagens) junto com o roteiro acabam entregando uma colcha de retalhos. A trama é bobinha, rolando apenas porque simplesmente o roteiro quer, e o excesso de piadinhas sem graça acaba só piorando o que já não era grande coisa, nos impedindo de nos envolver. Poderia até divertir, já que tinha potencial para isso, mas, realmente, a clara colcha de retalhos acabou jogando por água abaixo qualquer tentativa.

Por incrível que parecem, mesmo sendo tão problemático, ao final das contas, Aquaman 2: O Reino Perdido acaba saindo melhor que a encomenda. Isso graças ao inegável talento de James Wan, que fez esforçadamente fez o que pode para que o estrago não fosse total, assim como o carisma do elenco, em especial a dobradinha formada por Momoa e Patrick Wilson claramente inspirada no clássico oitentista Tango & Cash: Os Vingadores, como o próprio Wan afirmou. Mesmo conseguindo a proeza de não ser o pior do ano no gênero de super-heróis dos quadrinhos, muito menos do oficialmente finado DCEU, é melhor esperar chegar em streaming, e conferi no conforto do lar, de preferência, numa tarde descompromissada, já que é bem Sessão da Tarde. E evitando as inevitáveis comparações com o primeiro filmeCotaçãoNota: 7,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário