quinta-feira, 23 de novembro de 2023

RECORDAR É REVER: LENDA URBANA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Lenda Urbana (Urban Legend).
Produção estadunidense de 1998.

Direção: Jamie Blanks.

Elenco: Jared Leto, Alicia Witt, Rebecca Gayheart, Joshua Jackson, Natasha Gregson Wagner, Loretta Devina, Tara Reid, Michael Rosenbaum, Danielle Harris, John Neville, Robert Englund, Brad Dourif, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo), em home vídeo (DVD) e no streaming (HBO Max).

Sinopse
: A rotina de uma universidade vai para o beléleu quando uma série de mortes misteriosas passam acontecer. O curioso é que o provável serial killer comete os crimes inspirados nas várias lendas urbanas estadunidenses.

Lenda Urbana 2 (Urban Legends: Final Cut).
Produção estadunidense e canadense de 2000.

Direção: John Ottman.

Elenco: Jennifer Morrison, Matthew Davis, Hart Bochner, Joseph Lawrence, Anson Mount, Anthony Anderson, Eva Mendes, Michael Bacall, Jessica Cauffiel, Marco Hofschneider, Loretta Devine, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV por assinatura (AXN) e no streaming (HBO Max).

Sinopse
: Universitários do curso de Cinema têm como trabalho de conclusão de curso realizar um filme, que se for o melhor, pode garantir um prêmio e as portas abertas de Hollywood. Amy Mayfield (Morrison) tem a ideia de realizar um filme de terror sobre um serial killer que comete seus crimes inspirado em lendas urbanas. O que ela não esperava era que a vida imitaria arte, já que um psicopata passa a tocar o terror e mandar membros da equipe dela comer capim pela raiz.

Lenda Urbana 3: A Vingança de Mary (Urban Legends: Bloody Mary).
Produção estadunidense de 2005.

Direção: Mary Lambert.

Elenco: Kate Mara, Robert Vito, Tina Lifford, Ed Marinaro, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Sinopse
: A rotina de uma pequena cidadezinha vai para o beléleu quando jovens da high school local passam a partir desta para uma melhor misteriosamente. Responsável pelo jornal da escola, Samantha Owens (Mara) desconfia que as responsáveis pelas mortes é o espírito de Mary Banner (Lillith Fields), jovem que desapareceu no final dos anos 1960. 

Comentários
: Pode ser que você, principalmente se for da nova geração, não saiba, mas o fato é que Lenda Urbana tem um importante papel histórico no gênero de terror, já que junto com o primeiro Pânico e Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado, foi responsável pelo revitalizar o terror slasher na segunda metade dos anos 1990, e de quebra, assim como o primeiro citado, também presta uma homenagem ao gênero, com as pequenas participações dos icônicos Robert Englund e Brad Dourif, simplesmente Freddy Krueger e Chucky em pessoa (infelizmente, sem contracenarem). Trazendo no elenco Jared Leto em um dos seus primeiros papéis de destaque nas telonas, o filme conta com uma premissa interessante que é aproveitada de forma satisfatória pelo bom roteiro. Confesso que gostava muito mais antes e mudei isso ao rever recentemente. Mesmo assim, não deixa de ser um bom slasher, ligeiramente acima da média, que como dito anteriormente, tem o seu valor histórico dentro do gênero. 
CotaçãoNota7,5.

Com o sucesso feito, as continuações foram inevitáveis, e neste caso, foram duas. A primeira rolou logo dois anos depois, e ao invés de aproveitar a deixa dada ao final do primeiro, simplesmente, copiaram e colaram a premissa de Pânico 3. Além disso, forçam a barra de forma picareta uma relação com a original com a presença de duas personagens deste, inclusive uma delas a própria da citada deixa. O filme tem até um roteiro satisfatório que realmente se afasta do citado filme, e consegue prende a nossa atenção de forma satisfatória, mas, sem o mesmo brilho do original, muito menos do citado gêmeo de premissa, que justiça seja feita, a trama aqui é diferente. Nem fede, nem cheira, mas, também não é ruim. É assistível e só, o que acaba sendo pouco para uma franquia tinha tudo para avançar. CotaçãoNota5,0.

A tampa do caixão da franquia veio cinco anos depois com um filminho que, por um lado não força uma ligação com os anteriores, por outro foge totalmente do foco da franquia, que deixa de ser um slasher para ser um terrozinho C sobrenatural. Se no anterior carecia de criatividade, aqui ela vai por saco de ver num péssimo roteiro, preguiçoso ao extremo, que copia e cola tudo que é clichê do gênero, numa trama tosca, que só existe porque a merda do roteiro quer. Tudo piorado com uma parte técnica de décima quinta categoria. Quem achava que a lindinha Kate Mara tinha queimado seu filme com a bomba do Quarteto Fantástico, é porque não assistiu essa bomba feita dez anos antes. Pelo menos aqui, é um daqueles casos de filmes ruins que de tão ruins, acabam provocando inevitáveis gargalhadas, único motivo que essa porcaria não ganhou um zero redondinho e até recebe uma nota bem generosa. CotaçãoNota: 2,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.



2 comentários:

  1. vc sabe que antes de tds esses veio Popcorn, em 91, e que Panico copiou mta coisa!! a morte no cinema em Panico 2 é tirada diretamente desse filmao!! o bacana que foi filmado na jamaica e por isso tem uns reggaes na trilha e a historia é mto mais que sustinhos..veja e se delicie com a belezura de trama que criaram!! e o primeiro slasher foi baía de sangue, laa no inicio dos anos 70!! com uma trama simplesmente genial, ja que temos uma forma bem diferente de matar e nao é pelas mortes criativas mas pelo desencadeamento de td!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maurício!

      Primeiramente, muito obrigado pela visita e por deixar os seus comentários. Seja sempre bem-vindo!

      Bem lembrado! Confesso que não lembrava deste verdadeiro clássico dos tempos das saudosas videolocadoras de VHS. Inclusive, vou até revê-lo.

      Sobre Baía de Sangue já tinha ouvido falar, mas, não sabia que era percursor do slasher. Obrigado pela informação!

      Um forte abraço! Volte sempre! Fica com Deus!

      Excluir