quarta-feira, 18 de março de 2015

EMOCIONANTE AO EXTREMO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Uma Prova de Amor (My Sister's Keeper).
Produção estadunidense de 2009.

Direção: Nick Cassavetes.

Elenco: Abigail Breslin, Sofia Vassilieva, Cameron Diaz, Jason Patric, Alec Baldwin, Evan Ellingson, Joan Cusack, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV por assinatura (TNT) em 12 de março de 2014.

Cotação

Nota: 9,0.  

Sinopse: O filme narra o drama da família Fitzgerald, que tem uma das filhas, Kate (Vassileva) com um terrível tipo raro de leucemia. Para tentar salvar a vida da garota, os pais (Diaz e Patric) aceitam conceber in vitro uma filha geneticamente compatível. O problema é que quando a menina (Breslin) chega aos onze anos, resolve procurar um advogado (Baldwin) para pedir na justiça o direito de poder decidir o que fazer com seu corpo, pois não pretende ser mais doadora da irmã.

Comentários: De atorzinho do décimo sei lá escalão hollywoodiano, Nick Cassavetes até que está se saindo bem melhor como diretor. Na madrugada de quarta para quinta, fui surpreendido por este trabalho dele que, apesar de ser exibido exaustivamente, ainda não tinha conferido. Uma Prova de Amor é um daqueles filmes que é feito sobre medida para levar o público as lágrimas. Ao mesmo tempo barra pesada mas esperançoso, o filme tem um excelente roteiro que capricha na alta dosagem dramática. Falha um pouco justamente no quesito filme de tribunal que, apesar de ser o ponta-pé inicial e parte central da trama, é totalmente desnecessária.  Mas, uma falhazinha bobinha, inofensiva, diante da carga emocional que o filme oferece, principalmente, graças a inegável competência de Cassavestes que conduz com maestria um elenco afiadíssimo, com destaque para as então pirralhas Abigal Breslin, e, principalmente, Sofia Vassilieva, numa atuação corajosa e marcante que, absurdamente, foi ignorada pelo Globo de Ouro, Oscar e companhia ilimitada. Um absurdo tamanho. Enfim, deixando de lado o absurdo da falta de indicações, o fato é que Uma Prova de Amor é uma delicada e comovente obra-prima que merece ser descoberta. Ah, e os mais emotivos, trate de antes de assistir o filme, garantir uma caixa de lenços pois as lágrimas vão rolar soltas.

VOCÊ SABIA? 

Inicialmente, as irmãs Dakota e Ellen Fanning iriam estrelar o filme. Mas, ao saber que teria que raspar a cabeça, a afrescalhada da Dakota pulou fora do projeto. A irmã pulou logo em seguida, e os papéis acabaram indo, respectivamente, para as talentosas Sofia Vassilieva e Abigail Breslin que, simplesmente, arrebentaram. Ao ver a péssima atuação da ex-talentosa Dakota nos filmes da franquia A Saga Crepúsculo, não somente Vassilieva tem a agradecer a Dakota, mas, todos nós e a sétima arte pelo ataque de frescura dela, pois, do contrário, não teríamos sido presenteados com esta obra-prima.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário