quarta-feira, 26 de novembro de 2014

TOP 10: AS MAIS DURONAS DA SÉTIMA ARTE.

"Dizem que a mulher é sexo frágil, mas que mentira absurda". Já dizia o tremendão Erasmo Carlos numa tosca canção oitentista. De fato, essa frase é pura verdade. Nas telonas elas também não fazem feio e botam para correr muito marmanjão. Aproveitando o lançamento em mais da metade dos cinemas brasileiros do novo filme da franquia Jogos Vorazes, que traz como personagem central a durona Katniss Everdeen, queimo meus neurônios mais uma vez (e haja queimada de neurônios! Você poderá perceber pela altíssima quantidade de empate), para elaborar este Top 10, listando as mulheres mais duronas e fodonas da sétima arte. Antes que eu encare alguma mulher assim na vida real, acabe irritando-a e leve um cacete homérico, vamos a nossa lista.


10. Jamie Lee Curtis como Laurie Strode em Halloween - A Noite do Terror, Halloween II - O Pesadelo Continua e Halloween - 20 Anos Depois, e Neve Campbell como Sidney Prescott na tetralogia Pânico.

Algo clichê no gênero terror é mocinhas em perigo, tirando coragem para encarar monstros, psicopatas, fenômenos sobrenaturais em geral, etc. Essas existem aos milhares, desde dos primórdios da sétima arte. Mas, nenhuma delas, até hoje, conseguiu superar Jamie Lee Curtis, que acabou se tornando rainha do gênero, por encarar o psicopata ícone Michael Myers no clássico fodástico dirigido pelo mestre John Carpenter e em mais duas continuações, uma delas, produzida vinte anos após o original. É bem verdade que a Sidney Prescott da tetralogia Pânico é uma descarada homenagem a rainha Jamie Lee Curtis. Mas, Neve Campbell convenceu tanto encarando os psicopatas com máscara de fantasma na franquia do mestre Wes Craven, que acabou empatando com Jamie Lee Curtis, abrindo o nosso Top 10 das duronas fodonas.


9. Jodie Foster e Julianne Moore ambas como Clarice Sterling, respectivamente, em O Silêncio dos Inocentes e Hannibal.

Mais um empate, só que desta vez no mínimo curioso, já que trata-se de duas atrizes que deram vida a uma mesma personagem. É bem verdade que em três filmes da tetralogia do canibal mais temido da sétima arte, o show é de Anthony Hopkins. Mas, tanto Jodie Foster quanto Julianne Moore, não fizeram feio, e em suas respectivas ocasiões, também deram um show de atuação com a ícone fodástica agente do FBI Clarice Sterling que, além de correr contra o tempo para desvendar casos complicadíssimos, ainda tinha que se preocupar em não deixar Hannibal mexer com sua mente e comê-la, no sentido literal.


8. Anne Parilaud como Nikita em Nikita - Criada para MatarCarrie-Anne Moss como Trinity na trilogia Matrix e Uma Thurman como A Noiva em Kill Bill: Volume 1 e Volume 2.

Embananou o meio de campo, mas, também não era para menos. Três atrizes, marcadas por personagens ícones da história do cinema, que ficarão para sempre em nossa memória, não poderia dar outra solução: mais um empate em nossa lista.

A francesa Anne Parilaud é típico caso de atriz de uma única personagem e sempre será lembrada por ser a Nikita original no homônimo filmaço do mestre Luc Besson seu ex-marido. Nikita ganhou uma versão hollywoodiana para as telonas, estrelou um interessante seriado televisivo estadunidense, mas, nada em comparação ao filmaço original. Graças não somente a batuta do genial Besson, mas, principalmente, pela excelente atuação de Parilaud. Resultado, a atualmente sumidona atriz (seu último filme foi a dez anos atrás), desabanca muita estrela hollywoodiana que suou a calcinha em filmes de ação, e vem parar no nosso Top 10 das duronas.

Convenhamos uma coisa: o que seria de Neo, fodão herói libertador da humanidade, se não fosse sua parceira tão fodona quanto ele, Trinity? Tão estilosa e durona como seus colegas de cena, Carrie-Anne Moss arrebenta na trilogia Matrix, com uma personagem ícone, que sempre será lembrada. A atriz fez outros trabalhos, mas, será sempre marcada pela roupa de couro coladinha e as sequências de ação surreal da trilogia dos irmãos Wachowski.

Consideravelmente bem mais conhecida e com a carreira bem mais sucedida que suas duas colegas de empate, a estrela hollywoodiana Uma Thurman, ganhou seus personagens bem mais inesquecíveis e teve suas melhores atuações justamente em presentões dado pelo mestre Quentin Tarantino. Se no clássico fodástico Pump Fiction - Tempo de Violência, ela rouba a cena no meio de um elenco estrelar, nos dois Kill Bill o protagonismo e o brilho é todo dela, na pele da fodástica Noiva vingativa. Tarantino é um pai para a moça, que tinha se queimado todinha com a ridícula e canastrona atuação como a vilã Hera Venenosa no carnavalesco Batman e Robin.


7. Jennifer Lawrence como Katniss Everdeen na franquia Jogos Vorazes e Kate Beckinsale como Selene na franquia Anjos da Noite

Sinto que vão me xingar pra caralho porque coloquei as duas nesta posição e não no topo da nossa lista. Afinal, trata-se de duas heroínas de franquias atuais de enorme sucesso, e que reúnem, nas devidas proporções, uma legião de fãs. Mas, cada um tem seu gosto, e como diz o dito popular, gosto não se discute. 

Musa inspiradora para esta postagem, Jennifer Lawrence dispensa apresentações. Afinal, trata-se de uma jovem atriz, com uma filmografia de fazer inveja a muita veterana, com várias atuações memoráveis e, de quebra, ainda no elenco de duas franquias de enorme sucesso, sendo protagonista de uma delas. A já ícone personagem, dos livros e agora da sétima arte, Katniss Everdeen, que de uma mocinha que só que se oferece em tributo no lugar da irmãzinha para participa dos mortais Jogos Vorazes acaba se tornando uma líder de uma enorme rebelião, caiu como um luva na talentosa atriz.

Menos celebrada que Lawrence, Kate Beckinsale não faz feio protagonizando a franquia Anjos da Noite, com uma razoável atuação, como Selene, uma espécie de Blade de saias, personagem que, até onde eu me lembre, até agora, é a mais memorável da inexpressiva carreira da atriz. Mas, o suficiente para empatar com a coqueluche do momento na nossa lista.


6. Angelina Jolie como Lara Croft em Lara Croft: Tomb Raider e como Evelyn Salt em Salt, e Scarlett Johanson como Viúva Negra em Homem de Ferro 2, Os Vingadores - The Avengers e Capitão América 2 - O Soldado Invernal, e como Lucy em Lucy

Outro empate, mas, desta vez de encher os olhos (que me perdoem a atrizes anteriores, exceto, Jennifer Lawrence, mas,  aqui, sobra beleza e talento). Ambas são muito mais do que estrelas hollywoodianas estupidamente lindas, mas, grandes atrizes que trafegam por vários gêneros, geralmente, sempre dando um show de atuação, mostrando que não têm apenas beleza física para nos presentear.

A senhora Brad Pitt e filha do grande ator Jon Voight, teve várias oportunidades para atuar em filmes de ação, e entra na seleta lista das duronas do cinema. Destaque para a cultuada heroína dos games Lara Croft, em dois filmes (apesar que no primeiro, ela está superiormente melhor e mais durona), e substituindo Tom Cruise com agente acusada de traição no fodástico Salt. Além disso, deu as caras em outras produções do gênero, sempre arrebentando. Com certeza, irá continua arrebentando, já que ainda está em perfeita forma para encarar filmes de ação.

Queridinha de vários diretores cultuados, como Woody Allen, Scarlett Johanson deu uma virada em sua carreira, agradando a galera pop, ao encarnar a heroína dos quadrinhos Viúva Negra, até agora, em três filmes da Marvel, onde se destaca não só pela beleza, mas, também por, num meio de tanto marmanjos com super-poderes, bota pra foder e arrebentar nas sequências de ação. Gostou tanto do resultado como heroína de ação que acabou topando o convite do mestre Luc Besson (olha ele de novo na nossa lista) no fodástico recente Lucy. Empate mais do que justo e merecido entre duas grandes divas hollywoodianas.


5. Michelle Rodriguez (conjunto da obra).

Praticamente uma eterna coadjuvante, a morenaça Michelle Rodriguez se especializou em fazer personagens duronas, com cara de pouco amigos, e que distribuir porrada em que se meter a besta com ela. Além da ícone Letter da fodástica franquia Velozes & Furiosos, a moça tem uma porrada de personagens duronas, praticamente, uma cópia da outra. Tropas Estrelares, Resident Evil - O Hóspede Maldito, S.W.A.T., Avatar e Machete são só alguns exemplos. É bem verdade que as escolhas por personagens tão genéricos, acaba limitando-a como atriz, principalmente diante da crítica, consolidando sua carreira apenas em um tipo de personagem (quem imagina ou escalaria a gata, por exemplo, para interpretar uma meiga e frágil Julieta em uma enésima versão de Romeu e Julieta?). Mas, que se dane, o fato é que Rodriguez é uma das mais duronas da sétima, e só não encabeça a lista, porque as próximas, realmente, ainda conseguem ser  mais fodásticas do que ela.


4. Cynthia Rothrock e Michelle Yeoh (as duas pelo conjunto da obra).

Sub-gênero dos gênero de ação, os filmes de artes marciais são predominantemente masculinos e as personagens femininas, na maioria das vezes, são mocinhas indefesas. Exceção à regra, são os filmes que duas talentosas mulheres boas de brigas, marcam presença, não fazendo feio e botando muito marmanjo para dormir de couro quente. Só não estão no topo da lista, porque as três primeiras colocadas, presentearam a sétima arte com personagens ícones, pois, talento marcial as duas têm de sobra, inclusive, neste ponto, superando todas desta lista.

Pouco conhecida por aqui, Cynthia Rothrock é uma espécie de Van Damme de saias. A atriz estadunidense começou a fazer carreira justamente em Hong Kong, terra dos filmes de artes marciais, na mesma época do baixinho belga, e teve um relativo sucesso nas locadoras nos finais dos anos de 1980 e começo de 1990, justamente quando ele estourava, arrastando um monte de candidatos a "novos dragões". Filmes como os dois China O'Brien - A Herdeira do Dragão, Honra e Glória, os dois Código de Honra, Kickboxer - Segurança Mortal, os dois Leis Marciais, são boas provas do inegável talento marcial da atriz, que arrebenta nas sequências de lutas e coloca muito ícone do gênero no chinelo, como é o caso do atual chupeta de baleia, Steven Seagal. Até agora, infelizmente, só comentei por aqui apenas um filme que ela participa, o péssimo Retroceder Nunca... Rende-se Jamais! 2, onde a loirinha boa de briga é coadjuvante. Mas, em breve, postarei alguns comentários sobre os filmes estrelados por ela.

Se o cinema ocidental tem Chuck Norris, Van Damme e sua versão de saia, Rothrock, o oriental também tem sua representante de peso no gênero das artes marciais. Se o outro lado do mundo presenteou a cultura pop mundial, principalmente, a sétima arte, com o lendário trio Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li, Michelle Yeoh é a versão de saia dos ícones. A atriz malaia arrebenta nas sequências de ação, deixando muito marmanjo comendo poeira, inclusive roubando a cena em filmes estrelados pelos dois últimos (Police Story 3: Supercop, Batalha de Honra, Herói). Como se isso não bastasse, ainda deu as caras no bajuladíssimo e premiado O Tigre e o Dragão, e foi a bond-girl mais durona até agora, arrebentando e roubando a cena em 007 - O Amanhã Nunca Morre.


3. Milla Jovovich como Alice na franquia Resident Evil.

Milla Jovovich não é lá uma grande atriz. Bastante malhada em O Quinto Elemento, trucidada e queimada viva pela sua tosca atuação em Joana D'Arc, ambos filmes dirigidos pelo seu ex-maridão, o mestre Luc Besson (olhe ele aqui de novo, mas, neste caso, não emplacou uma ícone fodona durona), a moça tinha tudo para cair no limbo, até que surge a fodona Alice, heroína cultuada nos games. O resultado é que a franquia Resident Evil, além de uma reviravolta na sua carreira que tinha tudo para ficar na merda, uma personagem ícone da sétima arte, e de quebra, ainda um casório feliz com o diretor da franquia responsável por tudo isso na carreira da ucraniana. Bronze merecedíssimo para a moça que de mocinha melosa no tosco De Volta à Lagoa Azul se tornou uma das mulheres mais duronas e fodásticas da sétima arte.


2. Linda Hamilton como Sarah Connor em O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final

Uma mocinha indefesa que nem sonhava que um dia veria a ser mãe de um grande líder da resistência humana, perseguida por um implacável exterminador. Seria mais uma das milhares de mocinhas clichês da sétima arte, se no filme seguinte, surpreendesse como uma mãe durona, que botar pra foder em cima de uma versão bem mais moderninha da máquina de matar gente, o ícone T-1000, para defender seu filhote aborrescente. Obviamente, o mérito é do mestre James Cameron, que escreveu e dirigiu os clássicos O Exterminador do Futuro e O Exterminador do Futuro 2. Mas, sua cria valeria de porra nenhuma, se não fosse o empenho da sua ex-esposa, Linda Hamilton, uma linda e excelente atriz, atualmente sumidíssima, que se entregou de corpo e alma a personagem, principalmente, no segundo filme, abrindo mão da vaidade, e ainda, ressalvadas as devidas proporções, não deixando que o brucutu Arnold Schwarzenegger fosse o único com músculos na super-produção. Resultado não seria outro: disparada, prata em nossa lista das duronas fodonas, com uma personagem ícone, que só não leva o ouro, porque sua colega, porque a primeira colocada, foi durona em quatro filmes ao invés de um como a linda Hamilton (putz, tosco trocadilho! Foi mal!). 


1. Sigourney Weaver como Ellen Ripley na tetralogia Alien. 

"Seu grito não será ouvido no espaço". Dizia a frase no cartaz nacional do clássico da ficção Alien, O 8º Passageiro. E de fato não foi ouvido, já que a terrível criatura do espaço não contava que a única sobrevivente seria a durona e fodástica Ripley, interpretada de forma magistral por Sigourney Weaver. Se no clímax do clássico dirigido pelo mestre Ridley Scott, Ripley encara o monstrengo de calcinha, pelas mãos do também mestre James Cameron (especialista também em mulheres duronas nas telonas) tornou-se uma autêntica Rambo de saia do espaço, o que rendeu uma merecedíssima indicação ao Oscar a sua intérprete, que, caprichou e se entregou ainda mais na atuação, no filme seguinte, despindo-se de toda vaidade e também das madeixas caracoladas. O quarto filme, bem, sem comentários. O que importa é que Sigourney Weaver emplacou um personagem ícone na sétima arte, e disparado, com considerável folga, o primeiríssimo lugar na nossa lista das mais duronas na sétima arte.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

3 comentários:

  1. Rick, andei meio sumido (muito corrido na Faculdade). Falando sobre o Post, na minha opinião a mais durona é Ellen Ripley, as outras não chegam nem perto.

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos em alguma coisa concordamos.

    ResponderExcluir
  3. Sem pró, Maykon! Eu também ando atarefado, tanto que estou postando atrasadíssimo meus comentários. Como você já sabe, é sempre bem-vindo a nos visitar.

    Não há como discordamos,apesar que em muitos blogs, sites e até numa pesquisa do site Adoro Cinema, ela não figura entre as primeiras (vai entender a opinião do ser humano. rssssss....). De fato, Ripley é a mais durona de todas, apesar que, Sarah Connor e Alice também não fazem feio e até tentam. Mas,como disse na postagem acima, Ripley ganhou disparado com folga, numa das listas que eu mais queimei neurônios para fazer. Se de fato sair The Expendabelles, versão calcinha de Os Mercenários, Sigourney Weaver deveria liderar o grupo que, modestamente, deveria ser formado por pelo menos metade das citadas nesta lista. Pena que Sigourney já negou o convite dos produtores e se de fato o filme sair não será a mesma coisa sem ela. :(

    ResponderExcluir