domingo, 10 de agosto de 2014

TOP 10: PAPAIS FODÕES.

Todos sabemos que os heróis de filmes de ação só querem desculpas para descer a porrada. E quando envolve suas respectivas crias, aí é que a desculpa esfarrapada torna-se um prato cheio para a porra ficar séria e a porrada correr solta. Aproveitando o dia comercial dos pais que comemoramos hoje, trago a minha lista dos papais mais fodões da sétima arte. Confesso que não foi uma tarefa nada fácil já que venho queimando os neurônios desde do dia 17 do mês passado para chegar a esta lista definitiva, mesmo com o primeiríssimo lugar está tranquilão, só aguardando a elaboração desta postagem. Como pai não é apenas o que faz, todas as vezes que aparecer um asterisco (*), significa que o personagem do brucutu comentado não é pai biológico, mas, agiu como um. Enfim, antes que esse blogueiro venha a se tornar pai, vamos ao nosso Top 10: Papais Fodões. Dedico esta postagem ao meu pai, que partilha comigo o gosto pela sétima arte, como também a todos os pais.

10. Wagner Moura.
 Top papai fodão: Capitão/Coronel Nascimento em Tropa de Elite e Tropa de Elite 2.
Papai fodão também emA Busca e Caminho das Nuvens.

Começamos a nossa lista com o único representante nacional. É bem verdade que Wagner Moura é um ator versátil que atua em todos os gêneros. Mas, é inegável que nas telonas ele sempre será lembrado pelo fodástico Capitão/Coronel Nascimento. Entra na lista com todos os méritos, já que o ícone personagem durão nacional, no primeiro filme, quer se aposentar e busca um substituto à altura, apenas porque quer cuidar do filhinho recém-nascido. No segundo filme, agora cuidando da parte burocrática da Segurança Pública do Rio de Janeiro, quer se aproximar do filho adolescente e luta para que ele não seja influenciado pelo padastro, um bundão defensor de direitos humanos. Além do ícone personagem, Moura deu vida a outro dois pais fodões: no drama Caminho das Nuvens, seu personagem chuta o pau da barraca, pega toda a família e bota para pedalar estrada  a fora e no recente A Busca, onde ele cai na estrada sozinho em busca do filho desaparecido. Enfim, estamos bem representados na lista dos papais fodões.


9. Nicolas Cage.
 Top papai fodão: Cameron Poe em Con Air - A Rota de Fuga.
Papai fodão também em: A Outra Face.

Apesar de não ser propriamente um brucutu cria do cinemão porrada, o fato é que Nicolas Cage deixou de ser um ator sério (e de atuar) há décadas e vem se firmando no gênero de ação. Em um dos melhores filmes de sua extensa filmografia que não para de crescer, o canastrão deu vida a um dos papais mais fodões da sétima arte. Cameron Poe só quer conhecer sua filhinha, mas, o porra-louca do Cyrus inventa de sequestrar o avião e ainda ameaçar o coelhinho de pelúcia que ele comprou para dar a sua filhinha. Lógico que a porra fica séria e Cameron bota pra foder em cima de Cyrus e meia-dúzia de bandidos perigosos, garantindo a presença do canastrão Cage na nossa lista. 


8. Chuck Norris.
 Top papai fodão:  Coronel James Braddock em Braddock III - O Resgate.
Papai fodão também em: McQuade, O Lobo Solitário e alguns episódios de Walker, Texas Ranger*.

O fodão dos fodões não poderia faltar nesta lista. E comparece justamente com o seu personagem mais ícone. Após passar um tempo num campo de prisioneiros no Vietnã e ganhar sozinho a guerra que os Estados Unidos perderam, deixando com cara de bundões políticos dos dois países, o indestrutível Coronel James Braddock estava de boa, até saber que sua esposa, não somente está vivinha da Silva, como também, eles têm um filho. Motivo suficiente para voltar ao bom e velho Vietnã, botar para foder num exército inteiro e ainda resgatar milhares de órfãos de guerra. 


7. Jean-Claude Van Damme.
 Top papai fodão:  Darren McCord em Morte Súbita.
Papai fodão também em: Soldado Universal - O Retorno, Agente Biológico, Vencer ou Morrer* e Leão Branco: O Lutador Sem Lei*.


Channing Tatum.
 Top papai fodão:  John Cale em O Ataque.

Na inesquecível e saudosa fase de ouro de sua carreira, o baixinho belga Jean-Claude Van Damme encarnou o milésimo sei lá personagem durão "homem certo na hora certa" do gênero de ação. Em Morte Súbita, o ex-bombeiro Darren McCord só quer agradar os pimpolhos levando-os a uma delicada e familiar final de campeonato de hóquei no gelo. Só que um grupo de terroristas inventa de invadir o local. Que se foda o vice-presidente dos Estados Unidos! McCord só quer proteger suas crias e para isso distribuie porrada para tudo que é lado, sobrando até para um pinguim mascote de uns times. Curiosamente, na vida real, Van Damme é um paizão e tanto, já na maioria de seus trabalhos desta década, sempre está incluindo seus dois pimpolhos, sem medo nenhum de ser acusado de nepotismo ou de torturar os próprios filhos arrastando-os para as bombas que atua.

Já Channing Tatum  é um astro hollywoodiano em ascensão que trafega por vários gêneros. Em uma de suas inclusões recentes ao gênero de ação, interpretou um personagem semelhante ao do seu colega de empate, ou seja, mais um "homem certo na hora certa", que só quer agradar a cria, mas, tem que dar conta de bandidos que aparecem sem ser convidados. Em O Ataque, Tatum é John Cale que leva a filhinha, precoce e estranhamente viciada em política, para um passeio na Casa Branca. Só que, "pra variar", um grupo de terroristas armados até os dentes, invade o local, cabendo ao fodão Cale salvar a filhinha, o presidente, o dia e entrar na lista deste blogueiro dos Papais Fodões da sétima arte.


6. Jet Li.
 Top papai fodão:  Kung Wei em O Justiceiro.

Único astro oriental presente na lista (curiosamente, nem Bruce Lee e - até agora ou que eu me lembre - Jackie Chan, interpretaram pais nas telonas), versátil e fera tanto nas artes marciais como em interpretação, Jet Li entra na lista com um único personagem pai de família, justamente numa produção em seu país natal. Em O Justiceiro, filme que constantemente aparece na telinha do SBT, Li é um policial que se divide entre trabalhar infiltrado numa quadrilha e dar atenção ao seu filho. A química entre Li e o pirralho que faz seu filho no filme é impecável e rende ótimos momentos, com destaque ao clímax, onde pai e filho saem na porrada com um monte de bandidos, num coreografia impecável. Mais singelo impossível.


5. Sylvester Stallone.
 Top papai fodão:  Lincoln Hawk em Falcão, O Campeão dos Campeões.
Papai fodão também na: franquia Rocky (do segundo ao sétimo filme).

Um dos personagens ícones e inesquecíveis do rei dos filmes de ação, Lincoln Hawk (Falcão, em português) é um simples caminhoneiro, que só quer conquistar o amor do filho que não conhece, mimadíssimo pelo avô milionário. Para isso, este disposto a tudo, inclusive, entrar num torneio mundial de queda de braço para ganhar um caminhão de última geração e dar um pouco de conforto ao pimpolho. Particularmente, dos papais fodões desta lista, Falcão é o meu favorito.


4. Charles Bronson.
 Top papai fodão:  Paul Kersey na franquia Desejo de Matar.
Papai fodão também em: 10 Minutos para Morrer, Kinjite - Desejos Proibidos e na trilogia À Queima-Roupa.


Liam Neeson.
 Top papai fodão:  Bryan Mills em Busca Implacável e Busca Implacável 2.

Podemos dizer que o saudoso Charles Bronson (03/1/1921 - 30/08/2003) inaugurou o personagem clichê "pai de família justiceiro em busca de vingança" com o clássico Desejo de Matar, repetindo a dose no segundo filme, grande ápice paternal do personagem Paul Kersey. Depois de bancar o Rambo geriátrico no terceiro filme, Kersey volta a exercer o lado paternal fodão nos dois últimos filmes da franquia, botando para foder nos traficantes responsáveis pela morte da enteada e no ex-marido, pai de sua nova enteada, que ferrou com sua namorada. Curiosamente, os outros inesquecíveis pais de família interpretados por Bronson são policiais, tão implacáveis e quebrando as regras do politicamente correto quanto o justiceiro Kersey.

Liam Neeson lembra um pouco o saudoso Bronson no quesito "depois de certa idade, virei astro fodão de filmes de ação". Após ser reconhecido como ator sério, Neeson começou a dar mais as caras no gênero. Destaque para a frenética franquia Busca Implacável, onde ele bota a Europa de cabeça para proteger a filhota gostosinha. Resultado: conseguiu colocar muito astro brucutu do gênero fora da lista e ainda chegou a empatar com o lendário Charles Bronson. Moral da porra do eterno Oscar Schindler.


3. Mel Gibson.
 Top papai fodão: Tom Mullen em O Preço de Um Resgate.
Papai fodão também em: O Patriota, O Fim da Escuridão, Do Que as Mulheres Gostam, Mad Max e  Máquina Mortífera 4.  

Um pai que pagaria todo o dinheiro do mundo pelo resgate de um filho sequestrado temos aos milhares. Agora um pai porra-louca que vai a TV e oferece o dobro para quem matar os sequestradores, somente Mel Gibson, um porra-louca dentro e fora das telonas, para dar vida. Gibson é um expert em fazer paizões fodões com F maiúsculo, seja num drama épico como O Patriota ou numa comédia romântica como Do Que as Mulheres Gostam onde encarnou o pai que toda adolescente gostaria de ter, ou seja, que lesse e entendesse seus pensamentos. Até mesmo seus personagens mais inesquecíveis,  Mad Max e Martin Riggs, também eram pais, no primeiro e no último filme, respectivamente. Portanto, bronze merecidamente na nossa lista dos papais fodões.


2. Bruce Willis.
 Top papai fodão:  Harry S. Stamper em Armageddon e John McClane em Duro de Matar 4.0 e Duro de Matar - Um Bom Dia para Morrer
Papai fodão também em: O Sexto Sentido*, Código para o Inferno*, Reféns*, 16 Quadras*, Lágrimas do Sol*G.I Joe: Retaliação.   

Qual pai sacrificaria sua própria vida para salvar o planeta e sua filha? Acredito que a maioria. Agora, qual pai faria isso, no lugar do mala e tonto namorado da filha, mesmo ganhando dele num honesto e disputado jogo de palitinhos, só para ela se casar com o bundão, ao som de uma baladinha fodástica do Aerosmith? Só o paizão fodão interpretado por Willis no fodástico blockbuster Armageddon. E tem mais: o personagem mais inesquecível de Willis, o policial fodão John McClane não fica atrás, já que nos dois últimos filmes da franquia botou para foder em cima de terroristas para salvar as crias. É pouco? Willis também exerceu o lado paternal fodão em outras ocasiões,, mesmo não sendo pai biológico,  sem perder o lado durão. Enfim, a prata é do carequinha e ninguém tira.


1. Arnold Schwarzenegger.
 Top papai fodão:  John Matrix em Comando para Matar.
Papai fodão também em: Um Herói de Brinquedo, True Lies, Efeito Colateral, O 6º Dia, O Último Grande Herói, O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final*, Fim dos Dias, Júnior, Rota de Fuga e Um Tira no Jardim de Infância*. Ufa!

Um brucutu de boa com sua filhinha fofa, vivendo nos cafundós do brejo, ver sua rotina virar pela averso por um Mané porra-louca que invade sua casa, sequestra a menina e o obriga a ir a uma merda de país latino-americano, matar o presidente. Resultado: John Matrix pula do avião, marca o seu cronômetro e no tempo de voo, vai resgatar a pimpolha e elimina sozinho um exército inteiro, deixando apenas corpos para o atrasadíssimo exército estadunidense cuidar da bagaceira. Você pode ser um pai foda, mas, fodão mesmo só John Matrix, personagem interpretado (força de expressão, obviamente) por Arnold Schwarzenegger. Achou pouco? Arnoldão tem um extensa lista de paizões fodões em sua filmografia, como um pai porra-louca que sai na porrada com um monte de anões apenas para comprar uma merda de boneco que o filho tanto deseja, um agente secreto que bota pra foder num grupo terrorista, um ciborgue que tem coração, um pai puto que sai na porrada com o próprio capeta e até um bizarro pai que, literalmente, engravida e dar à luz. Enfim, comparar Arnoldão com Willis e outros ilustres desta lista seroa o mesmo que comparar seleção alemã com a nossa na última copa: goleada vergonhosa. Arnoldão é o papai mais fodão da sétima arte.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário