sábado, 23 de agosto de 2014

DOSE DUPLA DE VAN DAMME CLASSE C.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Segundo em Comando (Second in Command).
Produção estadunidense e romena de 2005.

Direção: Simon Fellows.

Elenco: Jean-Claude Van Damme, Julie Cox, Alan McKenna, William Taplley. Raz Adoti, Velibor Topic, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 6,0.  

Sinopse: Num fictício país de merda no feofó da Europa Oriental, o presidente recém-eleito democraticamente corre o risco de ser deposto por um grupo de rebeldes. O que esses babacas anti-democráticos não contavam é que a embaixada dos defensores da liberdade, ou seja, dos Estados Unidos está com um novo adido militar:o fodão Sam Keenan (Van Damme), um veterano que tem tolerância zero com bandidos. Quando ele resgata o presidente e o coloca na embaixada, os otários dos rebeldes inventam de cercar e invadir o local. Obviamente, a merda está feita e Sam vai botar pra foder para proteger a todos que se encontram no local.

Comentários: Sabe aqueles filminhos de ação classe C, lançados diretamente em home vídeo, com roteiro raso apenas para justificar a ação descerebrada correr soltar, que não importa se são estrelados por Steven Seagal, Dolph Lundgren e por algum dos vários ilustres desconhecidos astros de filmes de ação do terceiro escalão? Segundo em Comando é um desses.Tem todo jeitão de filminho estrelado pelo atual rola de poço Seagal, mas, que levou vantagem por ser estrelado pelo baixinho belga Van Damme, que, em comparação ao canastrão chupeta de baleia, ainda está em forma para as sequências de ação, mesmo com o rosto parecendo um maracujá saído do fundo de uma gaveta lotada de bolas de boliche. É bem verdade que é mais um filme que nem fede nem cheira na carreira do baixinho belga e que leva uma surra feia, é nocauteado e pisoteado em comparação aos seus primeiros filmes, também classe C, mas, fodásticos e com excelentes roteiros, e aos filmes da fase hollywoodiana. Mas, o carisma do baixinho e as satisfatórias sequências de ação tornam o filme melhor do que realmente é.



Força de Proteção (The Hard Corps).
Produção estadunidense de 2006.

Direção: Sheldon Lettich.

Elenco: Jean-Claude Van Damme, Vivica A. Fox, Raz Adoti, Peter Bryart, Viv Leacock, Ron Selmour, Julian D. Christopher, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 7,5.  

Sinopse: O ex-boxeador campeão de peso pesados, Wayne Barclay (Adoti) é um benfeitor em sua comunidade. Porém, sua vida corre risco quando Terrell Singleterry (Leacock), rapper bandidão que ele dedurou, sai em liberdade condicional seco por vingança. Temendo por sua vida,, sua irmã Tamara (Fox), resolve reforçar a segurança. O chefe da segurança (Bryart) entra em contato com Clarence Bowden (D. Christopher), veterano fodão, que convoca seu amigo ainda mais fodão, Philip Sauvage (Van Damme), ex-membro das forças especiais que tem suas neuras. Quando na missão teste, Clarence leva a pior, caba a Sauvage cuidar da segurança de Wayne, convocando um velho amigo e alguns jovens da academia do patrão, formando um grupo fodástico de seguranças.

Comentários: A parceria com o diretor e roteirista Sheldon Lettich é um grande divisor de águas na carreira do tampinha belga. Afinal, o cara foi responsável por O Grande Dragão Branco, simplesmente um filme que dispensa comentários explicando na carreira do baixinho. Como se isso não bastasse, o cara também é responsável pelos fodásticos Leão Branco: O Lutador Sem Lei e Duplo Impacto, primeira super-produção hollywoodiana. Pena que o tempo, assim como os produtores hollywoodianos, foi impiedoso com os dois, que acabaram se reencontrando neste Força de Proteção. E até que não é um filme totalmente ruim, muito pelo contrário. Tem um roteiro interessante, ótimas sequências de ação, e uma atuação satisfatória de Van Damme. Bem acima da média das atuais bomba estreladas pelo baixinho, mas. consideravelmente o mais fraco da bem sucedida parceria. Comparações com os clássicos deixadas de lado, Força de Proteção é um filme de ação classe divertido e bem legal. Vale a pena conferir. 



Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário