sexta-feira, 15 de agosto de 2014

TOP 10: DUELO DE TITÃS.

Daqui a sete dias chega aos cinemas brasileiros Os Mercenários 3, trazendo mais um duelo de titãs entre dois ícones do cinema de ação: de um lado, Sylvester Stallone, na minha humilde opinião, simplesmente, o maior astro de ação de todos os tempos; De outro, Mel Gibson, um grande ator, diretor e roteirista, infelizmente, colocado na geladeira pela impiedosa indústria hollywoodiana pelas merdas feitas fora das telas, que junto com Stallone e Harrison Ford, nos anos 80, foi pioneiro em estrelar duas franquias, Mad Max e Máquina Mortífera, obtendo sucesso em ambas. Aproveitando mais um embate histórico entre dois ícones, algo jamais cogitado nos anos 80, por mais que nós fãs sonhássemos, já que na época que os exércitos de homens sós brilhavam cada um no seu quadrado, e que Stallone ousou fazer recente com a divertida trilogia Os Mercenários, trago mais uma das minha listas Top 10, desta vez, com os duelos mais inesquecíveis da sétima. Tarefa fácil apenas para definir os seis primeiros, pois, do sétimo ao décimo pipocaram em minha memória duelos de titãs fodásticos, fazendo-me queimar neurônios, excluir alguns duelos inesquecíveis e declarar alguns empates. Antes que eu mexa de novo na lista, vamos ao nosso Top 10: Duelo de Titãs.

10. Vin Diesel The Rock em Velozes & Furiosos: Operação Rio.


Posso está errado, mas, até que me provem o contrário, Vin Diesel e o eterno The Rock, Dwayne Johnson, equivalem a Stallone e Schwarzenegger nos anos 80. Ambos iniciaram a carreira na mesma época e cada um no seu quadrado, trilharam rumo parecidos, praticamente idênticos ao estrelato. Porém, ao contrário dos rei e vice dos filmes de ação, tiveram a humildade de marcar logo no auge de suas respectivas carreiras o encontro nas telonas na franquia Velozes & Furiosos. Na estreia da bem sucedida parceria, que no próximo ano chega ao terceiro filme, os brucutus da nova geração saem na porrada, numa sequência que simplesmente entrou com todos os méritos na nossa lista dos grandes embates nas telonas. 

9.  Jet Li X Mark Dacascos em Contra o Tempo.
     Bruce Lee X Karem Abdul Jabbar em O Jogo da Morte.

 

Você pode está se perguntando: "Quem é Mark Dacascos para figurar nesta lista de duelos de titãs?" É verdade que o cara faz parte do terceiro escalão dos astros de filmes de ação, aqueles cujo os filmes são lançados diretamente em home vídeo e pouca gente dar a mínima, e só é lembrado por nós brasileiros por ter estrelado o divertido Esporte Sangrento, onde a nossa capoeira é destaque. Mas, além de ser um bom ator que, infelizmente, até agora, não alçou voo mais alto, o cara domina simplesmente cinco artes marciais, tendo vários títulos em duas delas quando tinha entre 07 e 18 anos de idade, assim como seu colega bem mais sucedido Li. O encontro dos dois em Contra o Tempo, é simplesmente fodástico. O duelo no clímax é uma sequência muito bem coreografada e fotografada, onde os dois simplesmente arrebentam, dando um show inesquecível. 

Situação ainda mais crítica é do canastrão Karem Abdul Jabbar, um ex-jogador de basquete que tentou em vão uma carreira como ator e não vingou, sequer foi um astro de ação do terceiro escalão como Dacascos. Mas, o cara deu sorte em sair na porrada nas telonas simplesmente com o lendário Bruce Lee (27/11/1940 - 20/07/1973), justamente em uma das poucas cenas inéditas que o saudoso astro atuou no picareta e ganancioso Jogo da Morte. A total desproporcionalidade de altura entre Lee e Jabbar (enquanto este tem 2,18m, o saudoso dragão chinês tinha 1,71m) é um atrativo a mais. E Lee arrebenta, numa inesquecível e histórica sequência do cinema que prova que tamanho não é documento. 

8. Jet Li X Dolph Lundgren em Os Mercenários.


Falando em total desproporcionalidade de tamanho, como não lembrar do recente confronto entre o tampinha Jet Li e o grandalhão brucutu Dolph Lundgren no primeiro Os Mercenários? Logo, nos primeiros minutos somos presenteados por Sylvester Stallone com um embate entre os dois. Mas, é na metade do filme, após uma eletrizante perseguição, que o embate entre os dois chega ao ápice, com Li pau a pau com Lundgren, sem medo de cara feia e da altura do brucutu. Este duelo poderia ter sido ainda mais inesquecível, já que Lundgren substituiu Jean-Claude Van Damme que, numa total falta de humildade e sem noção que sua carreira está na merda, negou o convite de Stallone e arregou do pau com Li. Uma pena que no filme seguinte, a situação não se reverteu, já que Li e Van Damme sequer contracenam juntos. Sorte do Lundgren que graças ao seu Q.I alto e humildade, emplacou seu terceiro duelo inesquecível nas telonas, garantindo sua presença na nossa lista.

7. Sylvester Stallone X Jean-Claude Van Damme em Os Mercenários 2.


Um duelo jamais cogitado nos anos 80 e que só a franquia Os Mercenários poderia nos proporcionar. Afinal, enquanto Stallone era o rei dos filmes de ação e encabeçava a lista dos astros hollywoodianos mais bem pagos, Van Damme estourava no final daquela década com O Grande Dragão Branco e era um astro promissor em ascensão. Os anos passaram, ambos conheceram sucessos e fracassos da profissão, e se encontraram num duelo fodástico inesquecível em Os Mercenários 2. O encontro pode até ser tardio e, provavelmente, ambos foram substituídos por dublês competentes, mas, é inegável que o embate entre os dois ícones é algo memorável.

6. Jean-Claude Van Damme X Bolo Yeung em O Grande Dragão Branco.
    Nicolas Cage X John Travolta em A Outra Face.

 

Bolo Yeung é muito mais que o vilão do clássico da Sessão da Tarde O Grande Dragão Branco, até hoje, um dos melhores filmes da carreira de Jean-Claude Van Damme. O cara simplesmente contracenou com o lendário Bruce Lee no clássico Operação Dragão e ainda com o também saudoso filho do dragão chinês, num filminho classe C do começo da precoce curtíssima carreira deste. É bem verdade que Yeung não vingou como astro de filmes de ação, atuando em produções classe Z que ninguém lembra. Mas, está presente em dois clássicos das artes marciais, com diferença de quatorze anos entre eles, é um feito que só Yeung atingiu. Na vida real, Van Damme e Yeung são amigos e voltaram a se enfrentar nas telonas no fodástico Duplo Impacto, primeira super-produção hollywoodiana do baixinho belga.

Ao contrário dos colegas de empate, Nicolas Cage e John Travolta não são artistas marciais, mas, astros hollywoodianos que trafegam em vários gêneros, que se deram bem no filmes de ação. E o confronto dos dois não poderia ter sido em mãos melhores, simplesmente do mestre dos filmes de ação de artes marciais John Woo. Esqueça a história surreal da troca de caras, a falta de talento em artes marciais dos protagonistas, a mal forma de Travolta e a canastrice de Cage. O fato é que em A Outra Face, os dois simplesmente arrebentaram num dos duelos mais fodásticos da sétima artes.

5. Jackie Chan X Jet Li em O Reino Proibido.


Sem medo de errar ou de ser chamado de exagerado e com licença de outros astros marciais, mas o fato é que Jackie Chan e Jet Li formam com Bruce Lee, o trio dos maiores astros marciais chineses de todos os tempos. É bem verdade que o encontro nas telonas veio um pouco tardio e num filme consideravelmente inferior ao talento de ambos, sequer produzido no país de origem. Mas, tudo isso é superado quando os dois saem na porrada no primeiro encontro dos seus personagens, numa coreografia que aproveita muito bem os inigualáveis talentos individuais de cada um. Impossível fica quieto na cadeira diante do espetáculo apresentados pelos dois mestres. Sem sombra de dúvida, um dos maiores e melhores embates não somente de suas carreiras, mas, da sétima arte.

4. Chuck Norris X David Carradine em McQuade - O Lobo Solitário.


Outro que não conseguiu sair da extensa lista de astros de ação do terceiro escalão, o saudoso David Carradine (08/12/1936 - 03/06/2009) ainda conseguiu a raiva e a antipatia de alguns fãs do ícone Bruce Lee ao estrelar a série televisiva Kung Fu, que dizem foi idealizada pelo saudoso dragão chinês. Mas, entra com mérito na lista dos duelos inesquecíveis ao sair na porrada com ninguém menos que o fodão dos fodões, Chuck Norris no inesquecível clássico oitentista McQuade - O Lobo Solitário. Além do embate em si, muito bem coreografado e com os dois astros em boa forma, o climão de faroeste substituindo o duelo de pistolas pela artes marciais é um show a parte. 

3. Jean-Claude Van Damme X Dolph Lundgren em Soldado Universal.


Curiosamente, no tempo auge do estrelato, Jean-Claude Van Damme já foi bem mais humilde. Tanto que em sua segunda super-produção, dividiu o estrelato com o grandalhão sueco Dolph Lundgren. Pelas mãos do então promissor Roland Emmerich, antes do estouro como diretor de blockbusters, o resultado é simplesmente o terceiro duelo mais inesquecível da história da sétima arte. Recentemente, Van Damme e Lundgren voltaram a se encontrar em duas desnecessárias e horríveis continuações deste fodástico filme (a primeira delas, voltando a sair na porrada, mas, sem o mesmo brilho) e em Os Mercenários 2. Mas, o primeiro e inesquecível encontro continua insuperável até hoje.

2. Sylvester Stallone X Dolph Lundgren em Rocky IV.


Olha Lundgren de novo, fazendo jus ao seu alto Q.I. e garantido, além do bronze, a prata na nossa lista dos duelos mais inesquecíveis. O grandalhão sueco tem uma extensa filmografia, já foi um tosco e descaracterizado He-Man,  um idem Justiceiro e os porra-loucas Sargento Andrew Scott e Gunnar Jensen. Mas, sempre será lembrado como o Ivan Drago, o mais fodão dos oponentes do lendário boxeador Rocky Balboa. Autêntico duelo de titãs de primeira qualidade, com ambos no auge da boa forma e jovialidade, de tal maneira que dispensaram dublês e saíram eles mesmo na porrada.

1. Bruce Lee X Chuck Norris em O Voo do Dragão.


Outro duelo de titãs autêntico, com dois ícones no auge de suas respectivas boa forma e jovialidade. Por mais que Rocky Balboa e Ivan Drago tenham feito o duelo do século, não conseguiram superar o duelo entre os lendários Bruce Lee e Chuck Norris no Coliseu de Roma. Este duelo tão fodástico, foi copiado e colado no picareta e ganancioso O Jogo da Morte. Um embate histórico, até hoje, insuperável, e praticamente impossível de ser superado. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário