domingo, 9 de fevereiro de 2014

PRIMEIRA SESSÃO DUPLA NO CINESYSTEM MACEIÓ.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

Trapaça (American Hustle).
Produção estadunidense de 2013.

Direção: David O. Russell.

Elenco:  Christian Bale, Bradley Cooper, Amy Adams, Jeremy Renner, Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Jack Huston, Michael Peña, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 07 do Complexo Cinesystem Maceió no dia 09 de Fevereiro de 2014.

Cotação

Nota: 7,5.  

Sinopse: O trambiqueiro desenrolado Irving Rosenfeld (Bale) desde cedo aprendeu a se virar nos trinta, sobrevivendo de vários tipos de golpes. E a picaretagem só melhora quando conhece e passa a namorar Sydney Prosser (Adams), sua parceira exclusiva nos golpes, e que só não também na parte afetiva, porque Irving tem uma relação de dependência com a esposa, a sem noção e tagarela Rosalyn (Lawrence). Mas, as picaretagens são interrompidas quando Irving e Sydney são pegos no flagra por um agente do FBI Richie DiMaso (Cooper) e são forçados por ele a usarem o talento para pegar outros picaretas iguais e até piores que os pombinhos. A porra fica séria quando o trio resolve pegar no flagra o prefeito de Nova Jersey, Carmine Polito (Renner), que só quer servir ao seu povo, ajudando a cidade a evoluir, mesmo que para isso, abra mão da honestidade e se envolva com picaretagem com políticos peixes-grandes e até com a máfia.

Comentários: Os poucos que acompanham frequentemente este humilde e despretensioso blog, sabe que sou um pé e meio atrás com filmes que são bajuladíssimos pela crítica e que ganham destaque por arrastar prêmios. Trapaça é um deste filmes. Para ser sincero, não levava fé nenhum no filme, mesmo com um elenco estrelar e inegavelmente talentoso, em papéis nada convencionais em suas respectivas carreiras. Tanto que chamava carinhosamente o filme de "Trepeça", por achar que seria uma merda. Neste caso eu admito: estava erradíssimo, já que o filme tem um ótimo roteiro, prende e envolve a nossa atenção do começo ao fim e diverte bastante. Mas, o grande destaque do filme, sem sombra de dúvida, é seu elenco com atuações inspiradíssimas, com destaque para o quarteto de protagonistas Christian Bale, Bradley Cooper, Amy Adams e Jennifer Lawrence, para Jeremy Renner e uma pequena, mas, marcante participação do veterano Robert De Niro. Em síntese, mais um caso que comprova que só devemos ter opinião sobre algo depois que de fato conferimos.  



Operação Sombra - Jack Ryan (Jack Ryan: Shadow Recruit).
Produção estadunidense de 2014.

Direção: Kenneth Branagh.

Elenco:  Chris Pine, Kevin Costner, Keira Knightley, Kenneth Branagh, entre outros.



Blogueiro assistiu na sala 06 do Complexo Cinesystem Maceió no dia 09 de Fevereiro de 2014.

Cotação

Nota: 8,5.  

Sinopse: Após assistir pela TV o atentado de 11 de setembro, o estudante universitário Jack Ryan (Pine), chuta o pau da barraca, larga a faculdade que estuda em Londres e resolve servir ao seu país de origem, os Estados Unidos, se alistando. Durante uma missão no Afeganistão, Jack é gravemente ferido e passa um tempo sem os movimentos da perna. É quando conhece a estudante de medicina Cathy (Knightley). Ainda na reabilitação, Jack recebe a visita do misterioso Thomas Harper (Costner), um chefão da CIA, que o convida para atuar após a recuperação. Depois de um longo tempo, Jack está atuando disfarçado num banco em Wall Street, quando descobre que o magnata russo Viktor Cherevin (Branagh) está com algum plano secreto para foder a economia mundial. Ao fazer o relatório para Thomas, este o envia a Rússia para uma missão de campo, que acaba sendo a primeira de Jack onde a porrada corre solta.

Comentários: De diretor de filmes bundas (Quatro Casamentos e um Funeral, Para o Resto de Nossas Vidas) e shakesperianos (Henrique V, Muito Barulho por Nada, Hamlet), Kenneth Branagh surpreende com o primeiro Thor, provavelmente, o que gabaritou para dar um reebot na saga do agente Jack Ryan, criado pelo saudoso escritor Tom Clancy (12/04/1947 - 01/10/2013) que deu as caras em treze livros e nas telonas quatro vezes. Mantendo o mesmo alto nível de ação e suspense na dosagem certeira, a nova aparição do fodão nas telonas, agora interpretado de forma competente por Chris Pine, que é um filmaço que não deve em nada as outras aparições do personagem nas telonas, com um ótimo roteiro e sequências muito bem realizadas. Além do ótimo roteiro bem embalado, o destaque do filme é a surpreendente excelente atuação de Pine, que surpreende no personagem, conseguindo o feito heroico digno de Jack Ryan de superar as atuações dos seus colegas anteriores, até mesmo de Harrison Ford que, ao meu ver, até então, era o melhor Jack Ryan. Percebi que boa parte da crítica mete o pau no filme. Como não sou crítico, mas, apenas um cinéfilo com gosto bastante popular e nada erudito, digo que Operação Sombra - Jack Ryan é um filmaço de ação que conseguiu satisfazer minhas expectativas. 


Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário