sábado, 8 de fevereiro de 2014

ATENDENDO O PEDIDO DO NOSSO LEITOR MAYKON.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

Escritores da Liberdade (Freedom Writers).
Produção estadunidense de 2006.

Direção: Richard LaGravenese.

Elenco:  Hilary Swank, Patrick Dempsey, Ricardo Molina, Pat Carroll, Scott Glenn, entre outros.

Blogueiro assistiu no computador e em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 9.0.  

Sinopse: Baseado no livro O Diário dos Escritores da Liberdade, originário de fatos ocorridos numa escola pública estadunidense. A professora idealista Erin Gruwell (Swank) chega a uma escola pública barra pesada, onde a intolerância e a violência rolam soltas. Mesmo numa situação caótica, Erin não se intimida e ousa ao sair do convencional, incentivando seus alunos rebeldes, que não querem porra nenhuma com os estudos, a escreverem suas histórias de vida. Aos poucos, alguns alunos cedem e atendem ao pedido da professora, passando a perceber que eles têm voz e vez.

Comentários: Algum tempo atrás, o nosso estimado leitor Maykon, sugeriu que comentássemos aqui este filme estrelado pela duplamente oscarizada, mas, atualmente sumida, Hillary Swank. Apesar de ter assistido muito antes do pedido, numa formação de professores numa escola que não leciono mais, esperei rever o filme, para postar os meus comentários. Pedido acatado e cumprido, antes tarde do que nunca, né? Rsss... Agradecemos pela sugestão e tanto você como também quem nos visita, se sintam a vontade para dar suas sugestões. Bem, vamos ao tão esperado comentários.

Desde do clássico dos anos 1960 Ao Mestre, Com Carinho¹, hora e outra Hollywood sempre recorre a fórmula "Professor idealista e revolucionário numa escola nova tendo o desafio de encarar alunos rebeldes". Baseado em acontecimentos verdadeiros, o filme conta com um ótimo roteiro que, apesar de não fugir dos clichês dos filmes desta temática, consegue ser envolvente e cativante. Somado a um elenco afiadíssimo, entre veteranos e novatos que ninguém nunca mais viu a cara, encabeçado pela sempre competente e talentosa Swank, Escritores da Liberdade consegue ser um filme bem acima da temática, portanto, que merece ser conferido.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

 
Disponível em DVD.

 
Trailer.

1. Confira nossos comentários ao clássico Ao Mestre, Com Carinho em:
http://blogdorickpinheiro.blogspot.com.br/2013/05/recordar-e-rever-ao-mestre-com-carinho.html 

2 comentários:

  1. Antes tarde do que nunca, rsssss. Ótimo filme ao estilo 'Ao mestre com carinho'. Concordo com todos os comentários.

    ResponderExcluir