quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

DESORDEM FORA DE SÉRIE.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

CHiPS: O Filme (CHIPS).
Produção estadunidense de 2017.

Direção: Dax Shepard.

Elenco: Dax Shepard, Michael Peña, Rosa Salazar, Adam Brody, Richard T. Jones, Kristen Bell, Vincent D'Onofrio, Ryan Hansen, Isiah Whitlock Jr., Jane Kaczmarek, Jessica McNamee, Justin Chatwin, David Koechner, Andrew Howard, Ed Begley Jr., Josh Duhamel (não creditado), Erik Estrada (não creditado), entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (HBO Max) em 30 de janeiro de 2024.

Sinopse
: Baseada na série televisiva homônima criada por Rick Rosner. Um problemático agente do F.B.I, (Peña) é designado para trabalhar infiltrado numa unidade da polícia californiana, a fim de descobrir quais os policias da unidade que estão metendo bronca adoidado. E a empreitada só complica quando seu parceiro  o novato Jon Baker (Shepard).

Comentários
: Tenho um carinho imenso pelo seriado estrelado por Erik Estrada e Larry Wilcox, por justamente se um dos primeiros que assisti e acompanhei quando era ainda uma pirralhinho. E como fã, realmente, CHiPs: O Filme é muito ruim Sequer funciona como uma paródia ao seriado. Porém, se você realmente tentar ignorar que se trata de uma adaptação do clássico da telinha e encarar como uma comédia de ação policial, dificilmente você não se divertir e dar altas gargalhadas com as bobagens aqui apresentadas e uma penca de piadas impossíveis de serem feitas hoje em dia. Enfim, encare essa gaiatice  e tire suas própria conclusão. 
CotaçãoNota: 6,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

MORTE SUSPEITA AO SOM DE MÚSICA RUIM.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Anatomia de uma Queda (Anatomie d'une Chute).
Produção francesa de 2023.

Direção: Justine Triet.

Elenco: Sandra Hüller, Swann Arlaud, Milo Machado Graner, Antoine Reinartz, Samuel Theis, Jehnny Beth, Saadia Bentaïeb, Camille Rutherford, Anne Rotger, Sophie Fillières, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 4 do complexo Cinesystem Maceió em 30 de janeiro de 2024.

Sinopse
: A renomada escritora alemã Sandra (Hüller) vive com o marido (Theis) e o filho (Graner) isolados nos Alpes. A rotina pacata da família acaba indo para o saco, quando num bela amanhã, o marido sofre uma misteriosa queda e parte desta para melhor. Como as investigações concluem que se trata de uma caso de morte suspeita, Sandra acaba tendo que ir parar nos bancos dos réus.

Comentários
: Aclamado com a premiação da Palma de Ouro no badaladíssimo Festival de Cannes, Anatomia de uma Queda vem chamando atenção nas premiações, inclusive, sendo indicado este ano a cinco categorias no Oscar, incluindo, Melhor Filme. A diretora Justine Triet, também indicada a estatueta careca por sua direção primorosa, habilidosamente e contando com um elenco inspirado com ótimas atuações (destaque para a protagonista Sandra Hüller, que nos deixa intrigado com sua personagem) entrega um drama envolvente do começo ao fim, que não cansa em nenhum momento, mesmo tendo cerca de duas horas e meia de duração. Poderia até ser um filme acima da média, como muitos vêm rasgando seda aclamando, mas, sinceramente, para mim em relação ao roteiro deixou um pouco a desejar. Mesmo assim, é inegável que temos aqui um interessante filme, que vale a pena ser conferido. 
CotaçãoNota: 7,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

domingo, 28 de janeiro de 2024

COMPÊNDIO DO SANTO DA JUVENTUDE.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Dom Bosco (Don Bosco).
Produção italiana de 1935.

Direção: Goffredo Alessandrini.

Elenco: Gian Paolo Rosmino, Ferdinando Mayer, Maria Vicenza Stiffi, entre outros.

Blogueiro assistiu on-line (YouTube) em 27 de janeiro de 2024.

Sinopse
: Baseado em fatos, o filme conta a história de Dom Bosco. De família de camponeses humildes, desde criança (Mayer) que Giovanni Bosco (Rosmino) se destacava por sua dedicação aos estudos principalmente do catecismo. Ao se tornar padre, Dom Bosco intensifica sua evangelização entre os jovens, principalmente os mais pobres e os marginalizados.

Comentários
: Apenas um ano após a sua canonização, Dom Bosco teve sua vida dramatizada nas telonas de cinema neste clássico que, sinceramente, não sabia da existência até a noite de hoje. Com um bom roteiro, o filme faz uma síntese da vida do santo, com uma eficiência acima do normal. Valorizado pelas excelentes atuações, principalmente dos protagonistas que interpretam o santo em fase distintas de sua vida, Dom Bosco é um ótimo filme, simples e direto, que serve como introdução à vida de um dos santos mais populares da Igreja Católica. Clássico atemporal que vale a pena ser conferido. 
CotaçãoNota: 8,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Na falta do trailer, vai o filme completo, legendado e colorizado.