Após um ano de 2023 não tão animador para nós cinéfilos, 2024 chega trazendo muito mais incertezas do que empolgação. Afinal, não faltam continuações (a maioria, na minha humilde opinião, desnecessárias) e algumas novidades com potencial de inaugurar novas franquias e ressuscitar antigas Mesmo assim, como você pode ver no mosaico ao lado, tem alguns filmes que despertaram o meu interesse, mesmo que a grande maioria me deixem mais preocupados do que animado, afinal, vivemos tempos chatos pra caralho, onde a cultura pop esta impregnada com a cultura woke, priorizando muito mais a militância ideológica ao entretenimento. Nesta postagem, listarei os vinte mais esperados. Obviamente que pela hype ser algo tão pessoal, você com certeza vai discordar de mim pela colocação que alguns filmes e pela presença e ausência de outros. Enfim, sem mais delongas, vamos a nossa lista dos filmes mais aguardados do novo ano que começou.
20. Coringa: Folie à Deux.
Previsão de estreia: 03 de outubro.
Começando a lista com uma polêmica, já que o aguardado segundo filme do Palhaço do Crime figura no topo da maioria da lista dos mais aguardados da maioria das pessoas. Indiscutivelmente, Coringa é uma obra-prima completíssima que não necessita de sequência. Mas, como bombou nas bilheterias, a grana falou mais alta e o mestre Todd Phillips e o astro Joaquin Phoenix retornam para um novo filme. Meu grande receio e desconfiança com o filme, que o fizeram está na nossa lista (diga-se de passagem, apenas porque resolvi dobrar aposta, pois pretendia fazer apenas com os dez mais aguardados) é por saber que será um musical, o que pode ser uma ideia genial ou um completo desastre se não for bem executado. A presença de Lady Gaga também não ajuda já, que mesmo reconhecendo ser ótima atriz tenho um ranço gigantesco. Espero está erradíssimo e que Phillips nos presenteie com um filme que, no mínimo, seja tão bom quanto o original. Saberemos apenas no comecinho do último trimestre do ano quando o filme.
19. Duna: Parte 2.
Previsão de estreia: 14 de março.
E a polêmica desconfortante na nossa lista permanece, afinal, estamos falando do filme que, simplesmente, segundo o IMDb é o mais aguardado do ano. Os adiamentos e a distancia entre os dois filmes, somado a um trailer que não empolgou são os motivos que fizeram que minha hype por este filme do bajuladísismo diretor Dennis Villeneuve com um elenco estrelar caísse drasticamente. Assim como o novo filme do Palhaço do Crime, espero que o padrão de qualidade seja mantido e sejamos presenteados com outro ótimo épico da ficção científica.
18. Godzilla e Kong: O Novo Império.
Previsão de estreia: 11 de abril.
Outro filme que figura em posição mais bem confortável na lista de muita gente, também estaria. Mas, após assisti o ótimo Godzilla Minus One meu padrão para um filme com o lagartão aumentou consideravelmente. Não mudei de ideia, muito menos deixei de curtir os filmes hollywoodianos do MonsterVerso da Warner, mas, o primeiro trailer não me empolgou tanto quanto os antecessores. Não serei tão exigente e se pelo menos divertir como os antecessores, me darei por satisfeito.
17. C.I.C. - Central de Inteligência Cearense.
Previsão de estreia: 14 de novembro.
A bem sucedida parceria entre o diretor Halder Gomes e o ator Edmilson Filho já rendeu filmões divertidíssimos, principalmente, a obra-prima Cine Holliúdy e o hilário O Shaolin do Sertão, retornará à telonas tirando sarro dos filmes de espionagem. Em outros tempos, com certeza, despertaria meu hype a ponto de está bem mais acima na nossa lista. Mas, o primeiro teaser realmente não me empolgou, me deixando muito preocupado. Apesar disso, a parceria merece um crédito de confiança, e por isso mesmo, marca presença na nossa lista. De coração, espero não me decepionar.
16. Ghostbusters: Apocalipse de Gelo.
Previsão de estreia: 28 de março.
Após sermos surpreendidos com o ótimo Ghostbusters: Mais Além, a nova geração apresentada neste filme e os icônicos personagens clássicos retornam no novo filme, que chegará no ano em que o clássico primeiro filme completa quarenta anos. Primeiro filme da franquia oficial (desconsidere o detonado remake calcinha de 2016) a não ser dirigido por um Reitman (o saudoso Ivan, dirigiu os dois primeiros, enquanto que seus filho, Jason, dirigiu o último filme), mas por Gil Kenan, pelo menos tem experiência com terror, já que dirigiu A Casa Monstro, o remake Poltergeist - O Fenômeno e a série televisiva Pânico. Sem falar que o cara foi roteirista do filme anterior junto com Jason, repetindo a dobradinha na função no novo filme. Se o raio vai cair no mesmo lugar e mais uma vez vamos nos divertir e emocionar, daqui a pouquinho saberemos, já que o filme estreia no finalzinho de março.
15. O Dublê.
Previsão de estreia: 02 de maio.
Quem teve a graça Divina de ser criança como eu de ter vivido o final dos anos 1980 e começo dos 1990, com certeza, deve ter ficado a frente na TV nas tardes de domingo assistindo as aventuras de Colt Seavers e companhia na série Duro na Queda. O trailer de O Dublê já tinha me chamado atenção e para minha surpresa, fiquei sabendo que o filme é justamente uma versão para as telonas do seriado estrelado pelo icônico Lee Majors, o que só aumentou ainda mais minha hype pelo filme. Com todo potencial para inaugurar uma nova franquia, o filme promete ter muita ação e humor, já que dirigido pelo ex-dublê, David Leitich, que nos presenteou com o primeiro John Wick, Deadpool 2 e o recente Trem-Bala.
14. Argylle - O Superespião.
Previsão de estreia: 1º de fevereiro.
A premissa de uma escritora de livros de aventuras que vive uma aventura real com muita ação e perigo não é nada original, sendo bem trabalhada no clássico oitentista Tudo por uma Esmeralda e no recente Cidade Perdida. Mas, o ótimo trailer somado ao elenco recheado de astros e estrelas elevam a nossa hype para este filme, que só figura numa posição mais acima da nossa lista, apenas por minha hype por alguns outros filmes ser consideravelmente maior.
13. Os Fantasmas se Divertem 2.
Previsão de estreia: 05 de setembro.
Se a maioria massacrante das sequências que serão lançadas este ano são totalmente desnecessárias para mim, uma das minhas únicas exceções é justamente esta, que poucos sabemos no momento. Tardou demais, mas, finalmente, teremos a sequência do divertidíssimo clássico oitentista do mestre Tim Burton, que está de volta, junto com o impagável Michael Keaton, Winona Ryder e Catherine O'Hara, com o acréscimo de peso da estrela atual Jenna Ortega e dos veteranos Willem Dafoe e Monica Bellucci. Fiquemos na torcida que a espera de trinta e seis anos não tenha sido a toa, e sejamos presenteados com um filme tão bom e hilário quanto o clássico original.
12. Beekeeper - Rede de Vingança.
Estreia: 11 de janeiro.
Por mais que o gênero de ação seja o meu favorito e gostar de Jason Statham, confesso que enjoado dele. Só no ano passado, foram quatro aparições nas telonas, e fazendo mesmo tipo de personagem. Tanto que estava torcendo para ele colocar o pé no freio e quem sabe até dar uma pequena pausa na carreira. Mas, quem acabou dando uma pausa no ranço com o cara fui eu, após conferi o trailer do seu novo filme. É bem verdade que não traz nenhuma novidade ao gênero, muito menos UM tipo de personagem diferente que o brucutu carequinha costuma fazer. Mas, o danado do trailer, com sua simplicidade e mostrando que aparentemente é um filminho de ação porradeiro nada além do normal, acabou despertando a minha hype que, felizmente, não durará muito, já que o filme estreia daqui a dois dias.
11. Kraven - O Caçador.
Previsão de estreia: 29 de agosto.
Não me julgue por está animado para mais um filme de porradaria mais do mesmo de Jason Statham, muito menos por esperar por mais um filme de um icônico vilão dos quadrinhos do Homem-Aranha, alçado a anti-herói. Com apenas um filme da Marvel Studios, a Sony agarrou com unhas e dentes a chance de levar adiantar seu universo cocô... digo, compartilhado, colocando o bloco nas ruas com tudo este ano, lançado três filmes. Destes, o único que realmente chama minha atenção é Kraven - O Caçador. Reconheço que a Sony já cagou feio fora do pinico com os filmes anteriores do universo do Miranha, despertando em nós muito mais desconfianças do que vontade de assistir. Mas, o trailer, mesmo mostrando que mudarão a origem do vilão nos quadrinhos, acabou me fazendo dar uma chance ao filme. Se realmente não mudarem de novo a ideia de ser acima de dezoito anos, pode ser que, finalmente, sejamos surpreendidos com um ótimo filme do Universo Homem-Aranha da Sony.
10. O Homem dos Sonhos.
Previsão de estreia: 28 de março.
Com uma filmografia cada vez mais crescente, emendando um filme atrás de outro, fica difícil a gente se empolgar com um novo trabalho de Nicolas Cage. Mas, o fato é que no meio de tanta tranqueira, o cara acerta, e sempre quando quer, mostra o peso do seu talento (desculpa a tosca referência, não me contive). Pelo menos um dos seus próximos lançamentos (segundo IMDb, atualmente, têm dois filmes concluídos e outros dois em pós-produção. Afffff...) me deixou empolgado, tanto por ser da bajuladíssima produtora independente A24, como também pela interessante premissa, que coloca Cage como um pacato cidadão que passa a ser visto no sonho de milhares de pessoas ao mesmo tempo. Premissa tão louca e esquisita como vários personagens e papéis de Cage, por isso mesmo desperta a nossa curiosidade.
9. Nosferatu.
Previsão de estreia: 2024.
Clássico absoluto da história do cinema, Nosferatu ganhará um novo remake após o cem e dois anos do seu lançamento, o que por si só já é motivo para chamar a nossa atenção. E nossa hype só é elevada a enésima potência com o novo filme ser dirigido pelo bajuladísismo Robert Eggers e com um elenco estrelar formado por Nicholas Hoult, Lilly-Rose Depp, Willem Dafoe, Aaron Taylor-Johnson e o eterno Pennywise Bill Skarsgård dando vida ao icônico e assustador vampirão. Agendado para chegar aos cinemas estadunidenses no dia do Natal, provavelmente por aqui só chegue só em 2025, já que poucos dos lançamentos de dezembro lá fora costumam chegar depois por aqui.
8. Juror #2.
Previsão de estreia: 2024.
No momento sem sequer ter título por aqui, provavelmente seja um filme que chegue por aqui apenas em 2025. O fato que desperta a nossa atenção e hype para este filme é que, provavelmente, seja o último filme dirigido pelo icônico Clint Eastwood, que deve finalmente se aposentar. Aos 93 anos de idade e com uma vitalidade juvenil, o veteraníssimo astro reúne e conduz um elenco estrelar formado por Nicholas Hoult (olha o futuro Lex Luthor de novo!), Toni Colllette, J.K. Simmons, Kiefer Sutherland, entre outros, num filme cuja a trama é sobre um jurado que participa de um julgamento de um crime onde ele é o verdadeiro culpado. Não tendo nenhuma previsão de data divulgada, pode ser que seja lançado nos cinemas estadunidenses no final do ano, visando a temporada de premiações. Pelo elenco e pela premissa, tem tudo para ser uma despedida espetacular à altura do icônico Clint Eastwood.
7. Gladiador 2.
Previsão de estreia: 21 de novembro.
Outra obra-prima que por si só se basta e que este anos ganhará uma sequência é Gladiador, após vinte e quatro anos do seu lançamento. O mestre Ridley Scott volta à direção, assim como Connie Nielsen, única do elenco original no novo filme, após a desistência de Djimon Hounson. Em ascensão em sua carreira, Paul Mescal irá protagonizar a tardia (e reforço, desnecessária) sequência, que conta também com Pedro Pascal e ninguém menos que Denzel Washington, que acabou me motivando a ter um hype pelo filme. Com pouquíssima coisa revelada (apenas vazamento dos cenários), duvido que um épico desta magnitude chegue ainda este ano. Espero que Scott e companhia me calem, e tragam o filme pelo menos no apagar das luzes de 2024.
6. Ballerina.
Previsão de estreia: 06 de junho.
Maior e melhor franquia de ação da atualidade, John Wick ganha um novo spin-off, o primeiro para as telonas. A belíssima e carismática Ana de Armas estrela o filme, que já provou que manda muito bem na ação ao roubar a cena na curtíssima participação em 007 - Sem Tempo para Morrer. Segundo o IMDb, o spin-off contará com as participações do astro Keanu Reeves, Ian McShane, Anjelica Huston e o saudoso Lance Reddick, em seus respectivos papéis da franquia original. Diretor dos filmes da franquia, Chad Stahelski fica na produção passando a batuta para o experiente Len Wiseman, que já mostrou que entende de mulher porradeira ao dirigi sua ex-esposa nos dois primeiros filmes da franquia Anjos da Noite.
5. Karatê Kid.
Previsão de estreia: 2024.
De todos os filmes desta lista, sem dúvida, o mais imprevisível. Já quase no final de novembro do ano passado fomos surpreendidos com o anúncio, feito pelo astro da franquia clássica Ralph Macchio e o do remake de 2010, Jackie Chan, que um novo filme da franquia iria ser lançado, justamente no ano em que o filme original completa quarenta anos do seu lançamento, e que a série derivada Cobra Kai terá sua temporada final. Despertando em nós uma porrada de dúvidas, o que nos conforta um pouco é que aparentemente, os responsáveis pela série, que também são pelos filmes clássicos, estão envolvidos. Mesmo assim, a incerteza reina absoluta, sendo a primeira dela, se de fato, o filme chegará este ano, algo que sinceramente, acho improvável. Mas, se eu tiver errado, que seja pelo menos uma homenagem digna ao clássico quarentão.
4. Furiosa: Uma Saga Mad Max.
Previsão de estreia: 23 de maio.
Quando o veterano diretor George Miller anunciou que faria um spin-off focado na Imperatriz Furiosa, personagem vivida de forma excepcional por Charlize Theron no fodástico Mad Max: Estrada da Fúria, me animei bastante. Mas, tamanha foi a frustração foi ao saber que, como fez com Mel Gibson no citado quarto filme, Miller chutou Theron para fora do projeto e escalou um atriz mais nova (aparentemente, o cara tem um puta preconceito com idade, mesmo não sendo nenhum garotinho), e escalou a também talentosa Anya-Taylor Joy. Mas, nada como um bom trailer para despertar em nós a hype e a minha voltou tão logo ele surgiu, mostrando que aparentemente o filme manterá o mesmo altíssimo padrão de qualidade do seu antecessor. O que esperamos que seja confirmado quando o filme chegar aos cinemas.
3. O Auto da Compadecida 2.
Previsão de estreia: Dezembro.
Quem diria que uma versão retalhada de uma minissérie televisiva se tornaria um das produções brasileiras mais aclamadas e inesquecíveis pelo público. Outra obra-prima completíssima desde sua concepção, afinal, até onde eu saiba, o saudoso mestre Ariano Suassuna nunca sequer mencionou escrever uma sequência, o fenômeno O Auto da Compadecida ganha a tal sonhada por boa parte do público. Por um lado, ficamos ansiosos e felizes em ver os excepcionais Matheus Nachtergaele e Selton Mello de volta como os icônicos João Grilo e Chicó, assim como os também excelentes Virginia Cavendish e Enrique Diaz, respectivamente, como Rosinha e o figuraça cangaceiro Joaquim Brejeiro, acompanhados dos debutantes globais Taís Araújo, Eduardo Sterblitch, Humberto Martins, Fabiula Nascimento, Luís Miranda e Juliano Cazarré. Mas, por outro, os tempos chatos pra caralho de militância woke, que vem estragando personagens e obras memoráveis, nos deixam apreensivos. O que infelizmente, pode acontecer aqui, tanto pelo autor da obra original ter falecido, e principalmente, pelo histórico da produtora. A espera preocupante será longa já que o filme está previsto para chegar apenas no último mês do ano, em data ainda não divulgada. Afffffff...
2. Um Tira da Pesada 4: Axel Foley.
Previsão de estreia: 2024.
Outro clássico oitentista que completa quarenta anos este ano, Um Tira da Pesada que ganhará um novo filme. Trinta anos após o terceiro filme que muita gente torce o nariz, o impagável Eddie Murphy está de volta ao personagem responsável pelo seu estouro como grande astro do cinema, acompanhado dos velhos parças da franquia Judge Reinhold, John Ashton e Bronson Pinchot, e os debutantes de peso Kevin Bacon e Joseph Gordon-Levitt. Pelo trailer (se não for propaganda enganosa, é claro) promete ser um filme à altura dos clássicos. Original Netflix, se for lançado antes nos cinemas, pode ser que seja o primeiro que eu vá assistir antes de chegar a plataforma.
1. Deadpool 3.
Previsão de estreia: 25 de julho.
Com certeza não é surpresa para você que este seja o filme mais aguardado, afinal, o terceiro filme do mercenário tagarela vivido pelo impagável Ryan Reynolds, está no topo da maioria das pessoas. Único filme da Marvel Studios que após a sucessão de fracassos parece que finalmente vai colocar a casa em ordem, o filme também marca como o primeiro do UCM com classificação acima de dezoito anos. Trazendo a surpreendente volta de Hugh Jackman como Wolverine, e provavelmente trará também um porrada de cameo de astros e estrelas dos filmes da Casa das Ideias da extinta Fox, aparentemente, parece que o poderoso chefão Kevin Feige deu carta branca a Reynolds e companhia para tocarem o filme. Se isso aconteceu de fato, tem tudo para sermos presenteados com um filmão insano e divertidíssimo, e bombar nas bilheterias, algo que estúdio está precisando e muito.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano, esperando por bons filmes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário