domingo, 14 de janeiro de 2024

A MARIA GORETTI BRASILEIRA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Albertina.
Produção brasileira de 2020.

Direção: Luiz Fernando F. Machado.

Elenco: Suieny Espindola, Jhulieny Espindola, Chico Caprario, Elianne Carpes, Joana Felicio, Marcinho Gonzaga, Angelica Mahfuz, Carlos Zoega, Geraldo Cunha, Luciano Souza, Sandro Maquel,  entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (Lumine) em 14 de janeiro de 2024.

Sinopse
: Baseado em fatos narrados no livro Albertina Berkenbrock do Martírio à Canonização, escrito por Albi Israel da Silveira. A história de Albertina Berkenbrock, adolescente catarinense, beatificada pela Igreja Católica. De família humilde agricultores descendentes de alemães residentes na pequena cidade catarinense de Imaruí, desde criança (Suieny) Albertina (Jhulieny) tinha uma fé bastante fervorosa, que levou até o seu martírio.

Comentários
: Muita gente não sabe, mas, este filme catarinense, sem nenhum nome conhecido, tem mas de trinta prêmios intencionais no currículo. Provavelmente o absurdo silêncio para o feito de uma produção independente do nosso cinema tupiniquim, que com certeza foi realizado com um esforço descomunal, é pela mesma conta a história real da adolescente que foi beatificada pela Igreja Católica, um passo importantíssimo para a canonização, e não mais um filme panfletário ideológico, conhecida por muitos fiéis como a Maria Goretti brasileira, por ambas terem uma história de martírio semelhante.

Com uma parte técnica impecável, com destaque para a belíssima fotografia em preto e branco, que somado com um elenco de atores desconhecidos (boa parte amadores), nos transporta para os fatos mostrados, infelizmente, o grande tropeço acaba sendo no roteiro, que estica um pouco algumas sequências e praticamente pincela a vida da jovem beata, o que pode deixar o expectador que não conhece a história um pouco desnorteado. A falta de um pouco mais de aprofundamento acaba prejudicando um pouco a nossa experiência, mas, nada que nos impeça de nos emocionar e ficar interessado em saber mais sobre a vida e os milagres realizados por Deus por intercessão dela. Vale a conferida! 
CotaçãoNota: 7,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário