= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco. / = (Preciso mesmo dizer?).
Produção italiana de 1972.
Direção: Roberto Rossellini.
Elenco: Dary Berkani, Virgilio Gazzolo, Cesare Barbetti, Bruno Cattaneo, Leonardo Fioravanti, Dannunzio Papini, Beppy Mannajuolo, Livio Galassi, entre outros.
Blogueiro assistiu on-line (YouTube) em 22 de outubro de 2023.
Sinopse: Baseado em fatos. Nos tempos do declínio do Império Romano, o sacerdote e pensador cristão Agostinho (Berkani) é nomeado bispo da cidade africana de Hipona. E a missão da pastorear os cristãos é árdua, onde ele tem que impor sua autoridade e encarar os hereges e os pagãos do local.
Comentários: Entre 1971 e 1974, o saudoso mestre Roberto Rossellini dirigiu quatro cinebiografias de célebres filósofos para TV italiana, produzidas pelo Instituto Luce, sendo a penúltima focada no maior nome da Patrística, Santo Agostinho. Superando o estranhamento inicial do cabelo quase black power do protagonista, vai encontrar aqui um filme com um roteiro bem elaborado, não no sentido da narrativa da trama, já que foca num período específico da vida do pensador, mas, por trazer diversas de suas ideias espalhadas no decorrer da trama. O estilo teatral e o ritmo lento pode até entediar boa parte do público, mas, se você tem interesse pela filosofia e teologia agostiniana, vai encontrar aqui um ótimo filme. Cotação: / Nota: 8,0.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Cinéfilo alagoano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário