= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco. / = (Preciso mesmo dizer?).
Produção estadunidense de 2023.
Direção: Martin Scorsese.
Elenco: Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Lily Gladstone, Jesse Plemons, Tantoo Cardinal, John Lithgow, Brendan Fraser, Cara Jade Myers, JaNae Collins, Jillian Dion, Jason Isbell, William Belleau, Louis Cancelmi, Scott Shepherd, entre outros.
Blogueiro assistiu na sala 8 do complexo Cinesystem Maceió em 21 de outubro de 2023.
Sinopse: Baseado em fatos narrados no livro homônimo escrito por David Grann. Após servir na Primeira Guerra, Ernest Burkhart (DiCaprio) vai a cidade de Osage Country, em Oklahoma, a fim de trabalhar para o seu tio, o poderoso fazendeiro local William Hale (De Niro). Convencido por ele, Ernest acaba se aproximando de Mollie (Gladstone), indígena puro sangue uma da herdeiras dos nativos Osage que no começo do século enriqueceram ao encontrar petróleo em suas terras. O que acaba despertando a cobiça de pessoas más intencionadas, que se envolvem com eles com segundas intenções. A cobiça é levada as últimas consequências quando um série de mortes misteriosas de Osage passa a acontecer, com William, que posa de amigo dos Osage, como o principal articulador dos crimes.
Comentários: Prestes a completar 81 anos no dia 17 do próximo mês, Martin Scorsese continua firme e forte atuando como um dos grandes diretores da sétima arte. Em seu novo trabalho, Assassino da Lua das Flores, mais uma vez comprova que sabe contar e conduzir uma história como ninguém, sem pressa nenhuma, nos envolvendo de tal maneira que sequer percebemos que entrega uma produção de quase três horas e meia de duração. Evidente que outro atributo de um mestre da sétima arte é explorar muito bem o talento do seu elenco, arrancando grandes atuações, e aqui não é diferente. Reunindo aqui dois dos seus maiores parceiros, Leonardo DiCaprio (em sua sexta colaboração com o diretor) e Robert De Niro (celebrando aqui "50 anos, 10 filmes" como o próprio diretor publicou no Instagram), mais uma vez arranca deles atuações excepcionais, as melhores de suas respectivas carreiras, assim como da grande surpresa do filme, a cada vez mais promissora Lily Gladstone, que também arrasa.
O roteiro acaba sendo o ponto fraco do filme, já que traz uma boa trama, a desenvolve bem, mas, conta com algumas pontas soltas e facilitações. Mas, sinceramente, também não percebidas logo de cara, logo, perdoáveis, já que os méritos de Scorsese supracitados ofuscam totalmente esses defeitos. E no final das contas, o mestre acaba entregando mais um filmão envolvente do começo ao fim, com uma história poderosa e abrilhantado pelos shows de atuações de excelentes atores (principalmente, o trio de protagonistas), que já nasce cult, e de quebra, desperta em nós a vontade de buscar a leitura do livro em que se baseia. Para quem gosta de uma boa história, excepcionalmente bem contada, conduzida e dramatizada, Assassinos da Lua das Flores é um filmão obrigatório. Cotação: / Nota: 8,0.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Cinéfilo alagoano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário