= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco. / = (Preciso mesmo dizer?).
Produção estadunidense, mexicana e canadense de 2023.
Direção: Kevin Greutert.
Elenco: Tobin Bell, Shawnee Smith, Synnøve Macody Lund, Steven Brand, Renata Vaca, Michael Beach, Paulette Hernández, Octavio Hinojosa, Joshua Okamoto, Costas Mandylor, entre outros.
Blogueiro assistiu na sala 9 do complexo Cinesystem Maceió em 29 de setembro de 2023.
Sinopse: Décimo filme da franquia Jogos Mortais. Após os eventos do primeiro filme, John Kramer (Bell), com uma mão no soro e outra na vela devido a uma câncer cerebral se manda para o México para se submeter a um tratamento experimental. Feliz da vida achando que foi curado, ele acaba descobrindo que na verdade foi vítima de um golpe. Puto da vida mas com a frieza habitual, ele acaba capturando os golpistas (Lund, Vaca, Hernández e Hinojosa) e, com a ajuda da parça Amanda (Smith), os colocam em armadilhas mortais.
Comentários: Pode uma longa franquia regular, que já mostrou por diversas vezes sinais de cansaço, surpreender no seu décimo filme? Com certeza a resposta é não, mas, acaba não se aplicando a Jogos Mortais X. Grande vilão da franquia, John Kramer vivido por Tobin Bell, finalmente é reconhecido e ganha um protagonismo nunca visto em nenhum dos filmes anteriores. O personagem acaba se tornando um anti-herói, do tipo que nos faz torcer, o que poderia ser um grande problema, mas que nem ensaia isso, já que um bom roteiro, um dos mais bem elaborados da franquia entrega uma trama envolvente do começo ao fim (literalmente, já que rola uma cena extra na primeira metade dos créditos finais).
Bem conduzido Kevin Greutert (que também tem sua redenção já que dirigiu dois dos piores filmes da franquia), o resultado é um bom filme, consideravelmente acima dos anteriores, que realiza o inimaginável a essa altura do campeonato, um dos melhores da franquia. Sinceramente torço para que o improvável aconteça e termine por aqui, pois, se de fato isso ocorrer, a franquia terá um final digno e de qualidade. Cotação: / Nota: 7,0.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Cinéfilo alagoano.