= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco. / = (Preciso mesmo dizer?).
Produção estadunidense de 1989.
Direção: Brian DePalma.
Elenco: Michael J. Fox, Sean Penn, Don Harvey, John C. Reilly, John Leguizamo, Erik King, Jack Gwaltner, Dan Martin, Ving Rhames, Thuy Thu Le, entre outros.
Blogueiro assistiu na TV aberta (SBT), em home vídeo (VHS) e no streaming (HBO Max).
Sinopse: Baseado em fatos narrados num livro escrito por Daniel Lang. Em 1969, durante a guerra do Vietnã, um jovem soldado (Fox) de um pequeno pelotão, bate de frente com seu sargento (Penn) e colegas, quando eles inventam de sequestrar uma jovem vietnamita (Le) e comete contra ela um perverso crime brutal.
Comentários: "Os horrores da Guerra do Vietnã na visão de Brian DePalma...". Essa frase no início das chamadas do SBT na época em que o filme foi exibido pela primeira vez pode até soar com exagero, mas não deixa de ser verdade. Afinal de contas, desde o final dos anos 1970 com o clássico Apocalypse Now e principal após o Oscar de Platoon, que boa parte dos grandes diretores da época realizaram um filme sobre o conflito. DePalma foi um que corajosamente tocou o dedo na ferida sem dó, trazendo um dos fatos mais repugnantes que vergonhosamente ocorre em todos os conflitos desde sempre. Estrelado por um Michael J. Fox com uma boa atuação dramática, apesar de derrapar em algumas sequências com maneirismos do seu icônico personagem da trilogia De Volta para o Futuro, e um inspirado Sean Penn, o filme conta com um roteiro satisfatório que traz uma trama envolvente, que pelo tema pesado abordado, nos provoca. Conduzido de forma competente, DePalma nos entrega um bom filme de guerra, acima da média, que vale a pena ser visto e revisto infinitas vezes, sem deixar de impactar. Cotação: / Nota: 8,0.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Cinéfilo alagoano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário