segunda-feira, 22 de maio de 2023

DE VOLTA AO RIO FAKE.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Velozes e Furiosos 10 (Fast X).
Produção estadunidense de 2023.

Direção: Louis Leterrier.

Elenco: Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Chris "Ludacris" Bridges, John Cena, Nathalie Emmanuel, Jordana Brewster, Sung Kang, Scott Eastwood, Daniela Melchior, Alan Ritchson, Helen Mirren, Brie Larson, Rita Moreno, Charlize Theron, Jason Momoa, Jason Statham, Joaquim de Almeida, Luis da Silva Jr., Leo Abelo Perry, Gal Gadot (não creditada), Dwayne Johnson (não creditado), Michael Rooker (não creditado), entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 4 do complexo Cinesystem Maceió em 20 de maio de 2023.

Sinopse
: Décimo filme da franquia Velozes & Furiosos. Dominic Toretto (Diesel) está de boa com sua família, passando tempo fazendo churrasco e realizando algumas missões freelancers pelo governo com ela. Mas, a tranquilidade, como de costume, não dura, e eis que surge uma nova ameaça. Desta vez, na pessoa de Dante (Momoa), sádico e malvadão com sangue nos olhos, filho do poderoso chefão do tráfico do Rio de Janeiro Hernan Reyes (Almeida), que a cerca de dez anos atrás, Toretto e sua trupe mandou para a terra do pé-junto.

Comentários
: Com toda sinceridade, confesso que queria ter gostado muito mais deste novo episódio da franquia bilionária de ação da atualidade, que inclusive, está sendo considerado por muitos críticos e fãs como melhor dos que os dois últimos filmes. Provavelmente por me encontrar anestesiado de tanta porralouquice nos filmes anteriores proporcionada pelo brucutu Vin Diesel e companhia, que realmente não conseguir mais me empolgar como antes. Mas, saliento que não se trata de um filme ruim, muito pelo contrário, consegue manter o altíssimo nível de diversão descerebrada que a franquia vem fazendo desde o quinto filme, que inclusive aqui, volta a ter uma relevância importante na trama.

Novidade praticamente nenhuma, já que até mesmo as adições ao elenco de nomes estrelares são frequentes no decorrer da franquia. Mas, uma aqui merece ser destacada: Jason Momoa. O cara simplesmente rouba a cena com um vilão à la Coringa de Heath Leadger (obviamente resguardada às devidas proporções, já que o brucutu ainda precisa evoluir ainda mais como ator), claramente se divertindo dando vida aquele que tem tudo para ser o vilão mais marcante de toda a franquia (espero que no próximo filme não fique bonzinho e entre para a "família" Toretto, como ocorre habitualmente). A adição de Momoa à franquia é tão positiva quanto anteriormente foram a de Dwayne Johnson e Jason Statham.

Fora isso, no geral é tudo mais do mesmo. Um roteiro satisfatório que traz uma boa trama, que serve apenas para a ação rolar solta no ritmo frenético de sempre. É bem verdade que com um elenco cada vez mais inchado, acaba desperdiçando um bocado de gente, tanto veteranos quanto novatos na franquia. Mas, realmente fica a sensação que o quarteto de roteiristas estava um pouquinho perdidos para conseguir encaixar todo mundo de forma satisfatória.

Além do desperdiço do elenco, outro ponto negativo é o uso exagerado de CGI (pelo menos aqui ficou muito mais evidente), como também o fato dos atores não terem vindo ao Rio de Janeiro gravar, o que acaba rendendo uma patética Cidade Maravilhosa fake claramente feita em estúdio. Como se não bastasse os vilões brasileiros (contribuição do quinto filme) não lembrarem em nada traficantes tupiniquins, agora a própria cidade ganha sua versão made in Hollywood nada a ver com a realidade. 

Apesar dos probleminhas citados e de particularmente não ter me empolgado mais, o fato é que Velozes 10 entrega o que promete, ou seja, diversão porra-louca em ritmo frenético do começo ao fim (literalmente, já que no começo dos créditos finais, rola uma cena que os sites e canais de Cultura Pop fizeram questão de estragar a surpresa) que como de costume, só exige de nós que deixemos em casa a nossa suspensão da descrença. 
CotaçãoNota: 8,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário