= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco. / = (Preciso mesmo dizer?).
Produção italiana e estadunidense de 1973.
Direção: Sidney Lumet.
Elenco: Al Pacino, John Randolph, Jack Kehoe, Biff McGuire, Barbara Eda-Young, Cornelia Sharpe, Tony Roberts, entre outros.
Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo e SBT) e no streaming (HBO Max).
Sinopse: Baseado em fatos narrados no livro escrito por Peter Maas. Frank Serpico (Pacino) é um dedicadíssimo policial de Nova Iorque que leva seu trabalho muito a sério. Com um estilo único de atuar à paisana que difere dos demais colegas, Serpico acaba vivendo um grande dilema quando se depara com a corrupção deles. Decidido a não ceder dos seus valores, ele acabará batendo de frente com todo o departamento de polícia.
Comentários: Um verdadeiro clássico setentista, Serpico é um daqueles filmes policiais que figuram entre os mais memoráveis do gênero. Neste caso específico não por trazer sequências de ação espetaculares ou ter um ritmo frenético. Muito pelo contrário, focando muito mais no drama, o filme inspirado em fatos conta com um ótimo roteiro que valoriza muito mais o lado dramático do que a ação. O que poderia render uma produção chata e entediante, acaba sendo um ótimo filme, graças ao carisma de Al Pacino, que aqui entrega uma das suas melhores atuações que lhe rendeu duas premiações (uma delas o Globo de Ouro) e indicação ao Oscar. Destaque também para o trabalho precioso do saudoso Sidney Lumet, que aproveita muito bem tanto o roteiro quanto o elenco competente encabeçado por Pacino e conduz com maestria este ótimo filme policial, que não envelheceu um só milímetro. Para ser visto e revisto infinitas vezes. Cotação: / Nota: 8,5.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Cinéfilo alagoano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário