domingo, 23 de abril de 2023

O INÍCIO DO FIM.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Apocalipse: Caos e Redenção (Apocalypse).
Produção canadense de 1998.

Direção: Peter Gerretsen.

Elenco: Richard Nester, Leigh Lewis, David Roddis, Sam Bornstein, Dr. Jack Van Impe, Rexella Van Impe,  Marlin Maddoux, Luis Palau, entre outros.

Blogueiro assistiu on-line (YouTube) em 22 de abril de 2023.

Sinopse
: Inspirado em profecias bíblicas. Como se não bastasse uma guerra no Vale do Armageddon, em Israel, que está deixando o mundo todo apreensivo, dias depois do início do conflito, pessoas ao redor do planeta desaparecem misteriosamente na vista de todos. E o que já era ruim acaba piorando quando Franco Macalusso (Bornstein) surge como o salvador do mundo, se autoproclamando o messias.

Comentários: O gênero gospel começou engatinhando com filmes sobre o apocalipse conhecidos pelo público do meio evangélico como escatológicos, inclusive gerando franquias, que por aqui eram lançados diretamente em home vídeo. Um bom exemplo é este filminho noventista canadense que muita gente não sabe mas é o primeiro de uma tetralogia. Neste caso, a ignorância da maioria é compreensível já que por aqui todos os quatro filmes chegaram com títulos diferentes, sem nenhuma vírgula de menção que se trata de uma franquia. Sinceramente, é inacreditável que um filminho tão ruinzinho como este tenha começado uma tetralogia, já que a premissa e temática interessantes são jogadas na lama com uma trama chatinha, entediante, que fica boa parte do tempo encenando um noticiário jornalístico televisivo. Pelo menos respeita a inteligência do público e não fica vomitando versículos a torta e a direita como era costumeira nas produções similares da época. Nem mesmo pelo fato de ser o pontapé inicial de uma tetralogia e também pelo valor histórico na trajetória do gênero gospel vale a pena ser conferido. Se mesmo assim você encarar, já vai sabendo que é uma tosqueira ruim. CotaçãoNota: 2,5.

VOCÊ SABIA?

Muita gente deve ter assistido pelo menos um desses filmes ao lado sem saber que faz parte de uma franquia. Particularmente, estava para dar play em Revelação... E o Livro Foi Aberto (provavelmente o mais conhecido, já que na época do seu lançamento em home vídeo foi divulgado até em comercial na TV aberta), quando pesquisando as informações sobre o mesmo, descobrir que ele fazia parte de uma franquia. Só para você se situar, Apocalipse: Caos e Redenção abre a tetralogia em 1998, enquanto Revelação... E o Livro Foi Aberto é a primeira sequência, lançada logo no ano seguinte. Em 2000, foi lançado O Sinal de Deus, que para confundi ainda mais, por aqui também recebe o título Forças Diabólicas. E mantendo a tradição de todo ano um filme, em 2001 é lançado Julgamento, fechando a tetralogia. A atriz Leigh Lewis, que interpreta a jornalista Helen Hannah, é a única que marca presença nos quatro filmes, que podem ser encontrados facilmente no YouTube e nas plataformas de streaming 0800.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário