sexta-feira, 7 de maio de 2021

VOLTAIRE À BRASILEIRA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Candinho.
Produção brasileira de 1953.

Direção: Abílio Pereira de Almeida.

Elenco: Mazzaropi, Marisa Prado, Ruth de Sousa, Adoniran Barbosa (creditado Adoniram Barbosa), Benedito Corsi, Xandó Batista, Domingos Terras, Nieta Junqueira, Labiby Madi, Aires Campos, Sydnéa Rossi, John Herbert, entre outros.

Blogueiro assistiu on-line (YouTube) em 07 de maio de 2021.

Sinopse
: Baseado no clássico literário Cândido, ou O Otimismo escrito por Voltaire. Candinho (Mazzaropi) é um humilde órfão que vive numa fazenda, que é apaixonado por Filoca (Prado), a filha do proprietário, Coronel Quinzinho (Terras). Quando é flagrado dando em cima da crush, Candinho é expulso da fazenda, e cai na estrada com seu parça o burro Policarpo, em busca de sua verdadeira mãe, mantendo o otimismo que ele ouviu do Professor Pancrácio (Barbosa).

Comentários
: Sucesso de audiência, tanto na sua exibição original como na reprise, a novela Êta Mundo Bom! é na verdade baseada neste clássico do nosso cinema nacional, que por sua vez, é uma adaptação de um clássico literário do filósofo Voltaire. O terceiro filme do saudoso Mazzaropi, o último pela Vera Cruz e o primeiro que o humorista dar vida ao tipo caipira que iria lhe imortalizar, conta com um ótimo roteiro que de forma bem criativa, adapta e dar uma roupagem brasileira ao clássico literário. O resultado é um filme divertido, "sem duvidamente" um dos melhores do impagável humorista. 
CotaçãoNota: 9.0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Filme completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário