quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

TOP 5: FILMES DE TERROR 2019.

Desde a mais recente retomada ao auge que o gênero do terror não teve uma safra tão boa de filmes que chegaram ao cinema como em 2019. Um ano com filmes que foram boas surpresas, sejam as habituais franquias de sucesso, adaptações dos livros de um mestre do gênero, remakes, reboots, como também obras originais. É bem verdade que tivemos os costumeiros filmes ruins para tentar embaçar o gênero, mas, foram em quantidade infinitamente menores, sendo superados pelos bons filmes. Nesta postagem vamos listar os melhores filmes de terror que foram lançados nos nossos cinemas no decorrer do ano. Vale lembrar, que a escolha, obviamente, é de acordo com minhas preferências pessoais, e que a presença do filme nesta lista não garante presença obrigatória na lista dos melhores e piores filmes do ano. Enfim, mais rápido que um susto provocado por um bom jump scare, vamos a nossa lista.


Uma dos maiores fenômenos de bilheterias do ano, faturando US$ 115 milhões com um orçamento de US$ 10 milhões. E merecidamente, já que trata-se de um bom filme, que trabalha bem mais o terror psicológico, nos envolvendo do começo ao fim. Com um final descaradamente aberto para uma continuação, como bombou nas bilheterias, está garantidíssima, prevista para chegar aos cinemas no finalzinho de novembro já do próximo ano.


O mestre Stephen King continua em alta e este ano quatro de suas obras foram adaptadas, sendo três lançadas nos cinemas. Apesar do remake do filme do final dos anos 1980 ser ligeiramente melhor, o desfecho da duologia onde o palhaço do mal Pennywise toca o terror não faz feio, arranca um empate técnico. Dois filmaços que faz jus ao autor, que ganhou este ano mais dois ótimos filmes baseados em suas obras Na verdade, teríamos aqui um empate triplo, mas... No final da postagem, voltaremos a falar nisso.


Produzido por James Gunn, o filme original que traz uma versão do mal da mitologia do Homem de Aço é uma das grandes surpresas do ano no gênero, e por isso mesmo, leva o nosso bronze. Com um baixo orçamento, o filme não fica atrás das grandes produções do gênero, e até supera um bocado  delas, tendo um gigantesco potencial não apenas para render não apenas uma franquia, mas, um universo compartilhado totalmente original. Fiquemos na torcida que isso venha acontecer.

2. Nós.

Outro filmaço do gênero originalíssimo. O diretor do ótimo Corra!, Jordan Peele, prova que não foi sorte de principiante, e mais uma vez, nos presenteia e ao gênero do terror com mais um filmaço, uma verdadeira obra-prima. As atuações de um excelente elenco, com destaque especialíssimo para Lupita Nyong'O, são as cerejas do bolo deste envolvente, empolgante e tenso terror.


Quem diria que um remake de um clássico oitentista do gênero seria o melhor filme de terror de 2019 E justamente com o Chucky, que nos últimos anos, virou piada sem graça. O primeiro filme do boneco encapetado sem o envolvimento do seu criador, por incrível que pareça, consegue o inacreditável feito de nos presentear com um filme original, mesmo sendo um remake, algo que simplesmente, é de travar o cérebro. Das surpresas que tivemos durante o decorrer do ano, em todos os gêneros, o novo Brinquedo Assassino é a maior delas.

MENÇÕES HONROSAS:


Mesmo tendo dado ao gênero o icônico Zé do Caixão, o terror não é o forte do nosso Cinema Nacional. Mas, é inegável que nos últimos anos tenta emplacar um bom filme no gênero, e até agora, este é o primeiro grande acerto (infelizmente, até agora, outro filme tupiniquim do gênero, O Juízo, não chegou às salas alagoanas, mas, fico na torcida que também seja bom). Um filme envolvente e tenso do começo ao fim, com uma boa parte técnica, boas atuações e uma direção competentíssima, que apenas não deve em nada as produções hollywoodianas, mas, supera um monte. 


Outro que provou que tem talento e não sorte de principiante foi Ari Aster, diretor do bajuladíssimo Hereditário, filme sensação do gênero do ano passado, que particularmente achei uma bosta. Em seu novo trabalho, a esquisitice continua rolando solta, mas, pelo menos neste caso, o resultado final é um bom filme, que nos deixa apreensivos do começo ao fim.


Grande responsável pelo gênero do terror volta está em alta, a franquia Invocação do Mal ganhou mais dois filmes esse ano. Se o boboca A Maldição da Chorona acabou se tornando o mais fraco da franquia, pelo menos o terceiro filme da boneca possuída pelo capeta consegue manter o padrão de qualidade, e de quebra, é o primeiro spin-off ao trazer o casal Warren, numa participação especial bacaninha.

O CURIOSO CASO DE DOUTOR SONO.

Em quase dez anos do nosso blog, nunca tinha feito duas avaliações de uma mesma produção, atribuindo notas opostas como fiz na minha postagem sobre Doutor Sono. Isso ocorreu porque como continuação do clássico O Iluminado, a adaptação da obra do mestre Stephen King estrelada por Ewan McGregor é péssima, horrível, uma das piores. Mas, por outro lado, analisando com uma obra individual, até que temos um bom filme de terror, que consegue manter o bom nível das adaptações do mestre King lançadas nos cinemas este ano. Como a dúvida permanece, Doutor Sono acaba ficando de fora tanto da nossa lista.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário