sexta-feira, 6 de novembro de 2015

TOP 10: BRUCUTUS X SOBRENATURAL.

Há uma semana em cartaz nos nossos cinemas, O Último Caçador de Bruxas traz Vin Diesel como o personagem título, uma mistureba de Highlander e Blade. Não é a primeira vez que o brucutu encara uma ameaça sobrenatural, como também ele não é o primeiro e o único astro do cinemão de ação a encarar bruxas, zumbis, extraterrestres, a porra toda que foge ao natural e do vilão tradicional de carne e osso. Inclusive, tem um dos brucutus que é praticamente um especialista. Por isso mesmo resolvemos fazer um Top 10 sobre o tema. Lembrando que o critério utilizado aqui não é de um filme ser melhor do que outro, mas, do grau fodástico da ameaça de outro mundo que os caras encararam. Antes que uma epidemia transforme a humanidade em zumbis ou vampiros, ou sejamos invadidos por alienígenas vamos ao nosso Top 10: Brucutus X Sobrenatural.

10. Mark Dacascos X Tosca criatura em D.N.A. - Caçada ao Predador e Steven Seagal X Humanos transformados em vampiros após uma epidemia em Escuridão Mortal


Iniciamos nossa lista com um empate entre duas pérolas trashes. Pegando carona no mega-sucesso do primeiro O Predador, uns caras inventaram de produzir uma imitação de décima quinta categoria, sobrando para o injustiçado Mark Dacascos pagar o King Kong de estrelar essa merda. É bem verdade que bem posteriormente, o cara encarou zumbis, mas, sem sombra de dúvida, só o fato dele ter a coragem de atuar nesse filme, que por si só é sobrenatural de tão ruim que é, já o garante na nosso lista. Ao contrário do atual chupeta de baleia Steven Seagal, já que a colcha de retalhos classe C, que faz uma mistureba das franquias Blade e Resident Evil, obviamente, sem o orçamento de nenhuma delas, não chega ser tão ruim e tosco assim. Sobrenatural mesmo não é nem mesmo a vampirada do filme, mas, ver um cara que é fera em várias artes marciais, que estrelou filmaços clássicos do gênero de ação, tão fora de forma, preguiçoso e lento, que mal consegue mover os braços na hora que o pau come.

9. Jason Statham X Humanos possuídos por espíritos marcianos em Fantasmas de Marte.


E continuamos nossa lista com mais uma pérola trash. O carequinha fodão não é muito chegado, pelo menos até agora, em encarar o sobrenatural, apesar que em muitos dos seus filmes suas peripécias são pra lá de surreais. No interessante Em Nome do Rei, ele até encara um feiticeiro meia-boca, uns orcs, mas, é justamente em um filme antes do estouro como astro fodão dos filmes de ação, como coadjuvante que rouba a cena dos protagonistas Ice Cube e Natasha Henstridge, que o cara se supera. Dirigido pelo mestre John Carpenter, o filme tem um ideia inegavelmente original, mas, convenhamos, para lá de tosca, uma prova que errar é humano, logo, até os mestres erram. Mesmo assim, foi o suficiente para Statham desbancar outros astros do gênero  que encararam o sobrenatural, como Jackie Chan e Nicolas Cage, e vim parar na nossa lista.

8. Chuck Norris X Um tosco demônio em Perigo Mortal.


Acabando com os empates (ao menos, por enquanto), chega ele, o onipresente, o fodão dos fodões Chuck Norris, o cara que contou até o infinito por duas vezes, e que derrotou exércitos inteiros na maioria dos seus filmes, não poderia ficar de fora da nossa lista dos brucutus que encararam forças sobrenaturais. Assim como Statham, Norris encarou por pouquíssimas vezes forças sobrenaturais, e mesmo assim, meia-bocas, indígenas na fodástica aventura Firewalker - Os Aventureiros do Fogo e em alguns episódios do saudoso seriado Walker, Texas Ranger. Mas, o ápice foi no trash e, merecidamente, quase esquecido Perigo Mortal, onde ele encara um tosco demônio que, obviamente, quer dominar a humanidade. Como fazer exorcismo não é o forte de Norris, o capeta é enviado para o inferno na porrada mesmo.

7. Dwayne Johnson X Humanos transformados em monstros por vírus marciano em Doom: A Porta do Inferno


Com uma filmografia eclética, o eterno The Rock não poderia ficar de fora da nossa lista dos brucutus que encararam o sobrenatural. Destaque para a interessante adaptação para as telonas do cultuadíssimo game Doom, onde o brucutu encara monstros resultados de experiências mal sucedidas com vírus marcianos, ao lado do então futuro Juiz Dredd Karl Urban e da gatíssima talentosa, então futura arrastadora de prêmios por Garota Exemplar, Rosamund Pike.

6. Dolph Lundgren X Traficante extraterrestre em O Grande Anjo Negro.


Outro brucutu que preferiu descer a porrada em gente de carne e osso ao encarar o sobrenatural. No comecinho da carreira, o sueco até encarou o vilão Esqueleto e seu exército bizarro no clássico oitentista e da Sessão da Tarde, Mestres do Universo, e mais recentemente, viajou no tempo para substituir o colega da trilogia Os Mercenários, Jason Statham, na desnecessária e horrível continuação Em Nome do Rei 2. Mas, nada comparável ao encarar um traficante espacial, interpretado pelo também grandalhão Mathias Hues, brigadeiro de festa em filmes de ação classe C do final dos anos 1980 e primeira metade dos anos 1990, geralmente, como vilão coadjuvante, tendo seu papel de mais destaque justamente nesse filme que se supera. Afinal, é inegável que a premissa é ridícula e pra lá de tosca, mas, o resultado é surpreendente: simplesmente um dos melhores filmes do brucutu sueco.

5. Kurt Russell X Seres e monstros mitológicos chineses em Os Aventureiros do Bairro Proibido.


O mestre John Carpenter pode ter pisado feio na bola com Fantasmas de Marte, mas, acaba sendo um deslize insignificante diante de tanto acertos, afinal, não é a toa que o diretor é um dos gênios mais criativos da sétima arte. Um dos seus maiores acertos, sem sombra de dúvida, foi a parceria com o ator Kurt Russell, uma das mais bem sucedidas da história do cinema, rendendo filmaços inesquecíveis e fodásticos (obviamente, ignoremos o horrível Fuga de Los Angeles, que colocou um ponto final na tão rentável parceria). Dessa parceria, o mestre que já havia antes presenteado a sétima arte com o clássico fodástico do terror Halloween, colocou Russell para encarar o sobrenatural por duas vezes. Destaque para o fodástico clássico dos bons e saudosos tempos da Sessão da Tarde, Os Aventureiros do Bairro Proibido, onde o figuraça caminhoneiro Jack Burton encara alguns semideuses chineses só para salvar a noiva de um amigo. Esse filmaço fodástico pode ganhar um remake, estrelado por Dwayne Johnson. Mas, por hora, o original já garantiu a presença de Russell no nosso Top 10.

4. Wesley Snipes X Vampiros na trilogia Blade e Vin Diesel X Monstros alienígenas em Eclipse Mortal



Último empate da nossa lista, desta vez entre dois pesos pesados. Com seu personagem mais inesquecível, o herói dos quadrinhos meio humano, meio vampiro, Wesley Snipes encarou os sanguessugas por três vezes, com direito a encarar a versão mais assustadora e bizarra do Drácula no terceiro, e até agora último filme, da franquia."Muso" inspirador deste Top 10, Vin Diesel consegue arrancar um empate com Snipes, como o fodástico Riddick. Nesse caso, a primeira vez é inesquecível, já que os assustadores extraterrestres do primeiro filme, são tão assustadores que garantiu ao pouca-telha garantir lugar de destaque na nossa lista.

3. Arnold Schwarzenegger X Predador alienígena em O Predador.  


A partir daqui, a porra fica séria, e acabou essa frescurada de empate entre os brucutus. Arnoldão simplesmente não quer saber e toma posse do nosso pódio só para ele. E diga-se de passagem, merecidamente. De cara, o brucutu austríaco já garante o bronze, simplesmente com o fodástico clássico oitentista e do gênero de ação, um dos melhores filmes do gênero de todos os tempos. Encarar um exército rebelde mixuruco de um país no feofó da America Latina é moleza. Agora, encarar um extraterrestre que, sem ter o que fazer no seu planeta, vem ao nosso para nos caçar, só mesmo o fodão Dutch. Depois desse confronto, o bicho amoleceu e só encarou outros humanos bem menos saradões e brucutus como Danny Glover, Adrien Brody e a nossa Alice Braga.

2. Arnold Schwarzenegger X Bruxa gostosa que se transforma numa monstra na hora do sapeca ia-iá em Conan, O Bábaro.


É impossível ter vivido na fictícia Era Hiboriana e não ter encarado o sobrenatural. Por isso que, tanto nos dois Conan como em Guerreiros de Fogo, não faltaram bruxas, feiticeiros e monstros para o brucutu austríaco encarar. Mas, destes, nada se compara a uma sequência rápida do primeiro Conan, onde na hora que o brucutu está mandando ver numa gostosa, ela inventa de se transformar (ou pegar espírito). A cena é tosca e hilária, mas, mesmo assim, até hoje, quando estou transando com uma gostosa, fico atento.


1.  Arnold Schwarzenegger X O capeta em Fim dos Dias.


Vamos lá, é bem verdade que tanto O Predador como Conan, O Bárbaro são superiores ao Fim dos Dias. Mas, o que garante o lugar mais alto do nosso pódio é o fato do personagem do brucutu austríaco encarar o próprio chifrudo, sendo um cara relativamente comum, em relação a maioria dos heróis fodões, exércitos de um homem só, de toda filmografia do astro. Sem falar que o seu personagem é um cara que está numa deprê porque perdeu a família, sem fé em Deus e em si próprio. Mesmo assim, sai na porrada com o próprio capeta, só para proteger uma gatinha e salvar o mundo do apocalipse. Indiscutível e merecidamente ouro.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário