sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

CLÁSSICOS DA AMÉRICA VÍDEO: GARANTIA DE MORTE.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Garantia de Morte (Death Warrant).
Produção estadunidense e canadense de 1990.

Direção: Deran Sarafin.

Elenco: Jean-Claude Van Damme, Robert Guillaume, Cynthia Gibb, George Dickerson, Art LaFleur, Patrick Killpatrick, entre outros.

Blogueiro assistiu no extinto cinema São Luiz Maceió, em home vídeo (VHS e DVD) e na TV aberta (Globo).

Cotação

Nota: 7,0.  

Sinopse: O policial canadense fodão Louis Burke (Van Damme) persegue até Los Angeles e prende o assassino psicótico que se auto-intitula Sandman (Killpatrick). Dezesseis meses depois do feito heroico, Burke volta à cidade e recebe a proposta do procurador geral (Dickerson) em se infiltrar num presídio como prisioneiro, e investigar as constantes misteriosas mortes de detentos no local. Infiltrado no local, o cara tem apoio externo da assistente do promotor, Amanda Beckett (Gibb), e engaiolado tenta se aproximar de Hawkins (Guillaurme). À medida em que avança nas investigação, Burke descobre que há um esquema milionário de tráfico de órgãos humanos rolando no local. Quando está prestes a descobrir todo esquema, propositalmente, Sandman é transferido para o presídio, o que acaba deixando Burke em mal lençóis com os outros presos.

Comentários: Desde quando o lendário Clint Eastwood estrelou Alcatraz - Fuga Impossível lá nos anos de 1970, praticamente virou regra que um astro de ação obrigatoriamente tem que estrelar um filme passado numa prisão. O baixinho belga não perdeu tempo e logo no começo de sua carreira como astro estrelou este filme que estamos comentando. Lembrando que, posteriormente, ele voltaria a estrelar um filme engaiolado, já na fase decadente, o cultuado por boa parte dos fãs (particularmente, não gosto) Hell. Sobre Garantia de Morte é um filme com um roteiro regular, repleto de clichês, que traz como novidade o lance do tráfico de órgãos. A produção é claramente de orçamento limitado, mas, sem comprometer, muito pelo contrário, chega até convencer. As atuações do baixinho e do elenco são medianas, nem fedem, nem cheiram, exceto Patrick Killpatrick que, mesmo aparecendo pouco, rouba a cena como o vilão perverso e pentelho, difícil de morrer. Merece destaque também as sequências de lutas, bem coreografadas, com Van Damme em excelente forma, num dos embates mais demorados da sua carreira, no caso, a luta do clímax com Sandman. Enfim, mesmo sendo um dos filmes mais fracos do começo do estrelato do ícone tampinha, Garantia de Morte é um filme satisfatório e dar uma pisa na maioria dos filmes da sua carreira, produzidos após a decadência.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 

 
Clássico da América Vídeo e do tempo
do estouro ao estrelato do baixinho belga
está disponível em DVD. 

 
Trailer original da época.
Bons tempos da saudosa América Vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário