sexta-feira, 13 de junho de 2014

SANTO CASAMENTEIRO EM DOSE DUPLA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Hoje, comemoramos um dos santos mais populares da Igreja Católica: Santo Antônio, o popular santo casamenteiro. Aproveitando a data que abre os festejos juninos, comento nesta postagem duas cinebiografias, ambas italianas, sobre o santo. Dois filmes relativamente recentes que enaltecem a figura do santo popular, com abordagens diferentes, mas, sem deixar de emocionar.Antes que alguma encalhada faça uma simpatia a Santo Antônio e me amarre num casório, vamos aos comentários.

Santo Antônio de Pádua (San't Antonio di Padova).
Produção italiana de 2001.

Direção: Umberto Marino. 

Elenco: Danielle Liotti, Enrico Brignano, Jose Sancho, Vittorio Puccini, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 7,5.  

Sinopse: Cinebiografia que narra a trajetória de Santo Antônio. Após um naufrágio que quase lhe tirou a vida, na costa da Sicília, Antônio (Liotti) relembra sua vida, desde dos tempos que ele uma nobre com intenção de ser cavaleiro, sonho que é interrompido quando, após uma briga com um amigo, faz uma promessa de se tornar religioso. Inicialmente, na ordem dos dominicanos, Antônio após a morte do seu pai, acaba conhecendo a ordem dos franciscanos onde ingressa e parte para a África para evangelizar.

Comentários: Com locação em Pádua no Marrocos, o filme tem um roteiro razoável, que abusa um pouco na dosagem da tal da liberdade poética. Fora isso, temos um filme cristão padrão, com um enredo envolvente e atuações competentes. Não chega a ser um filmaço, mas, também não faz feio, e tem um Santo Antônio caracterizado como estamos acostumados a ver. Filme tocante e emocionante que, mesmo não sendo fiel aos fatos, emociona e cativa.

 
Também encontrado com o título
Santo Antônio - o filme...

... e também com o título
Santo Antônio - Uma Vida de Doutrina e Bondade.

 
Filme completo no idioma orginal.

Santo Antônio, Guerreiro de Deus (Antonio Guerriero di Dio).
Produção italiana de 2006.

Direção: Antonello Belluco. 

Elenco: Jordi Mollà, Paolo di Vita, Marta Jacopini, Andrea Ascolose, Michele Melega, Matt Patrese, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 8,0.  

Sinopse: Outra cinebiografia que narra a vida de Santo Antônio. Na cerimônia de canonização de Santo Antônio, um dos presentes recorda a trajetória do santo, a partir do naufrágio na Sicília. Inconformado com as injustiças do seu tempo, Antônio(Moellà) sai pelo mundo pregando o Evangelho, despertando a atenção do Papa, que o apoia e o tem como herdeiro de Francisco de Assis, como também a inveja e a ira de quem ele toca nas feridas.

Comentários: Com um roteiro que leva bem mais a sério a vida do santo, mas, sem deixar de fazer uso da tal liberdade poética, o filme é bem mais centrado na figura do santo e na sua mensagem evangélica. A ótima atuação do protagonista Jordi Mollà é o outro destaque deste filme cativante, envolvente e muito emocionante que, mesmo não parecendo com a imagem que estamos acostumados a ter do santo, sua excelente atuação nos faz esquecer este pequeno detalhe. Ligeiramente superior ao primeiro filme comentado, outro filme indicado para a toda família.

 
Filme completo, infelizmente, dublado.


Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário