quinta-feira, 19 de junho de 2014

DOSE DUPLA DE PORRADA FRANCESA À LA CHAN.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

B13 - 13º Distrito (Banlieue 13).
Produção francesa de 2004.

Direção: Pierre Morel.

Elenco: David Belle, Cyrill Raffaelli, Dany Verissimo, Dominique Dorol, Samir Guesmi, Ludovic Berthillot, entre outros.

Blogueiro assistiu online (site Mega Filmes) em 19 de junho de 2014.

Cotação

Nota: 7,5.  

Sinopse: Em 2010 o governo francês constrói um muro isolado o bairro mais barra pesado de Paris. Nele, reside o pacato, mas, bom de porrada, Leito (Belle), que pegou algumas drogas do poderoso chefão local (Dorol). Mas, nem tudo sai como planejado, Leito se ferra e o bandidão pega sua irmã (Verissimo). Seis meses depois, o policial fodão Damien (Raffaelli) é convocado para entrar no tal bairro para resgatar uma bomba. Para isso, ele terá que se aproximar de Leito, para guiá-lo pelo bairro.

Comentários: Hoje chega aos cinemas brasileiros 13º Distritoúltimo filme feito inteiramente pelo saudoso Paul Walker (quando faleceu, não tinha concluído Velozes & Furiosos 7), remake de um grande sucesso francês, produzido e escrito por Luc Besson. Aproveitei para, finalmente, assistir o original e de quebra, sua continuação. Besson é um grande diretor e como produtor é responsável pelos filmes franceses mais porra louca, onde a ação corre solta, com sequências criativas surreais, como a trilogia Carga Explosiva, a quadrilogia Táxi e este B13 - 13º Distrito. O roteiro é mera desculpa para a porrada correr solta, em sequências de ação muito bem coreografadas, que utiliza o esporte radical coqueluche do momento, Le Parkour. Mesmo com esta novidade, impossível não assistir o filme e não lembra de Jackie Chan e suas peripécias, principalmente, nos filmes de seu país de origem, com as óbvias pitadas de Besson, principalmente na trilogia do carequinha durão Jason Statham. Em síntese, um divertidíssimo filme de ação que não se leva à sério em nenhum momento, por isso mesmo que empolga mesmo com um roteiro tão raso, que não exige a queima de um neurônio sequer.




13º Distrito - Ultimato (Banlieue 13 - Ultimatum).
Produção francesa de 2008.

Direção: Patrick Alessandrin.

ElencoDavid Belle, Cyrill Raffaelli, Elodie Yung, Moussa Maaskri, Lannick Gautry, Christian Sinniger, entre outros.

Blogueiro assistiu online (site Mega Filmes) em 19 de junho de 2014.

Cotação

Nota: 6,0.  

Sinopse: Três anos depois dos fatos do filme original, as coisas continuam a mesma. O bairro 13 continua ainda mais barra pesada com 5 facções étnicas. Enquanto Leito (Belle) transita tranquilamente por elas, travando uma guerra pessoal contra o muro que separa o bairro do restante de Paris, o policial porra louca, mas, cumpridor da lei, Damien (Raffaelli) continua botando para foder na bandidagem. Mas, uma conspiração secreta dentro do governo doida para detonar com o bairro, irá unir novamente a dupla. Para isso, os bandidões mandam para a terra do pé junto uma dupla de policiais, jogando bem no meio do distrito 13, e armam uma cilada prendendo Damien.

Comentários: Que continuações são bem mais fracas do que os originais, todo mundo sabe que é praticamente uma regra. A continuação de B13 não chega a ser totalmente ruim, já que repete a mesma fórmula, com ótimas sequências de ação surreais e mirabolantes, e que tem como mérito trazer de volta a dupla de protagonistas. O problema está justamente no roteiro, ainda mais fraco que o filme original, mas, com a mesma desculpa de servir de mera desculpa para a ação correr solta. O produto final deixa bastante a desejar, não sendo tão divertido quanto o original. Com certeza, poderia ser bem melhor, mas, mesmo assim, dar para encarar numa boa, lembrando que, como o original, você não vai gastar um neurônio sequer. Ah, e acelere um pouquinho os créditos finais, pois no meio deles tem um cena extra, que nem fede, nem cheira.



Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário